Antes e Depois – Battletoads

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No post de hoje, seguirei a dica de alguns leitores. Valeu, galera! É bom saber que alguém lê o que escrevo… Foram muitas sugestões interessantes, principalmente as da página do Iluminerds no Facebook. Vários títulos entraram para a lista…

Só para lembrar, o objetivo da série Antes e Depois é descobrir como jogos antigos se comportam atualmente (e jogá-los, claro). Recapitulando a metodologia: primeiro, relembro as minhas impressões; segundo, jogo novamente; e, por fim, compartilho a nova experiência. Será que a impressão mudou? O que falar hoje de um jogo que foi marcante no passado?

Então, vamos para Battletoads, do NES (e outras plataformas…).

O que era

Infelizmente, não joguei muito Battletoads. De maneira geral, lembro-me de uma plataforma com piso marrom, provavelmente em algum local montanhoso – dava para ver um fundo preto. Sei que o personagem que controlamos é uma espécie de sapo.
Apesar de já ter jogado, lembro-me apenas disso. Deve ser porque nunca tive o jogo; é bem provável que tenha jogado através de aluguel… Pegava meu mísero dinheirinho e passava horas na locadora manipulando diversos jogos, analisando suas capas e perguntando a qualquer um (atendente, sócio, cliente, faxineiro…) se o jogo era bom. No fim, alugava apenas um e corria para casa para jogá-lo, se possível, ininterruptamente durante dois dias. Afinal, tinha de devolver e era inadmissível não zerar antes.

Battletoads foi assim. Devo ter alugado uma vez só e, por isso, não me lembro de nada além dos sapos, um terreno marrom e muita porrada.

O que é

Battletoads foi desenvolvido pela Rare, em 1991, para NES. O objetivo inicial era ser rival das Tartarugas Ninja (Teenage Mutant Ninja Turtles), cujo primeiro jogo é de 1989.

O jogo é ação de plataforma, com os personagens se deslocando pela tela distribuindo socos e outros golpes. O jogador controla um ser formado através de uma mistura de sapo e humano. Para um jogo de 8 bits, os gráficos e a jogabilidade eram considerados bem avançados, tanto que sua versão para Mega Drive ou SNES não foi muito diferente da anterior.

Como história, temos o seguinte: um dia, o sapo Pimple e a Princesa Angelica passeavam pela galáxia quando, de repente, foram sequestrados pela escrota (e gostosa) Dark Queen e levados para um planeta próximo. Professor T. Bird chama a dupla Rash e Zitz para trazerem os amigos de volta.

O que passou a ser

Como não me lembrava de quase nada, senti que estava jogando pela primeira vez. Para começar, a primeira impressão que tive foi: isso é uma versão de Golden Axe? Achei a jogabilidade inicial bem parecida com o jogo para 16 bits de 1989 – inclusive os inimigos com cores diferentes. Digo que é parecida, não igual, mas o suficiente para estranhar um pouco… Na medida em que fui jogando, outros jogos me vieram à cabeça, como o Snake na fase das serpentes e Donkey Kong na fase seguinte. Ou seja, o jogo parece ser cheio de “homenagens” e “releituras”. Entretanto, isso não tira a graça de jogá-lo. Além disso, é divertido ficar esperando qual tipo de finalização o sapo mostrará (socão, chutão, cabeçada etc).

Em relação aos gráficos (e não estou comparado com os jogos atuais), até que ele se sai bem, se considerarmos que foi feito para 8 bits.

De fato, tem que ser hardcore para enfrentar esse jogo. Não é fácil, não. Quando você acha que a maldita fase em rapel acabou (ou qualquer outra), ela continua e continua e continua… Fico pensando se tivesse jogado Battletoads quando tinha uns 12 anos: provavelmente, teria criado um trauma, pois nunca conseguiria zerá-lo.

Depois de jogar Battletoads, fico feliz por ter criado uma série para apenas registrar minhas impressões dos jogos e não chegar ao fim deles…

Gustavo Audi

Se fosse uma entrevista de emprego, diria: inteligente, esforçado e cujo maior defeito é cobrar demais de si mesmo... Como não é, digo apenas que sou apaixonado por jogos, histórias e cultura nerd.

Este post tem 17 comentários

    1. Don Vittor

      Com certeza! E o fim de muitos laços fraternais rs

    1. Gustavo Audi

      Hahahaha!
      Serei sincero… Apelei para o Youtube para ver como eram as outras fases…

      1. Don Vittor

        hahahahahhaa Isso aí! nada que uma boa pesquisa, para se materializar algo rs

  1. cgui

    Era nesse jogo que tinha a fase da maldita moto lá? Ou era em alguma sequência, sei lá?
    Enfim, não sei como é hoje em dia, mas antigamente era dificil pacaralho… beirando o impossível, =(

    1. Hoje em dia, os jogos são assim: jogador antigo que liga na história do jogo ou em fazer os combos com o mínimo de precisão. Jogador novo quer zerar o jogo e passar para o próximo rapidamente…

      1. cgui

        ops… acho que expressei mal…
        quis dizer que essa fase era dificil pacaralho antigamente, quando eu era mais novo…. não sei como ia ser jogar nela hoje em dia… possivelmente bem mais tranquilo, sei lá… =)

  2. Heitor Coelho

    Faz algum tempo que joguei pela última vez, mas tenho ctz de que continua sendo muito difícil. E em dupla era surreal.
    O Turbo Tunnel sempre foi o meu critério pra saber se o cara é jogador casual ou não; zerar Battletoads era meu critério pra saber quem era um viciado nojento.
    Na época eu não tinha visto um vídeo como esse: http://www.youtube.com/watch?v=qor5Rn7glaU. Ficou sendo meu critério pra saber quem é um robô disfarçado.

  3. Vilipendiador Unperucked

    como eu era mais putinha da Sega (so tive Master System e Mega Drive), joguei muito pouco jogo de NES. Só fazia isso quando ia na casa de algum amigo que tinha nintendinho, ou quando trocavamos de videogame por alguns dias.
    Eu zerei isso pelo Mega Drive, mas admito que suei litros. O grande lance é que em muitos perigos você precisa ter o timming correto. Por exemplo, no Turbo Tunnel existia o momento EXATO de pular nas rampas. Um segundo antes ou depois e você ia direto no buraco. A versão do NES era mais dificil justamente por esse bugs serem mais faceis de acontecer.
    Ah! Warp Zones podem ajudar bastante nesse game. Existem uns quatro ou cinco que fazem você pular alguns estagios. E você não precisa digitar codigos pra isso. Eles estão lá e é preciso apenas a manha pra pegá-los. Então, até pra pegar “facilidades” você tem “dificuldades”. hauehuhauheuhua
    Jogo com o selo “féla da puta”.

  4. SanCrow

    Isso só porque a matéria fala até a segunda fase
    depois o jogo fica bizarramente difícil
    passar da fase do Jet Ski já era um fardo em tanto
    jogar em dupla é pior ainda kkkkkk

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