Os 100 melhores jogos de RPG

Você está visualizando atualmente Os 100 melhores jogos de RPG

Olá, nerds e nerdas, tudo bom? Durante a semana passada, o site IGN criou uma lista com os 100 melhores jogos de RPG de todos os tempos e, como em toda lista, sempre haverá discordância entre a posição de um determinado jogo.

É bem verdade que muitos eu conheço de nome, pois jogar mesmo, joguei poucos. Se você quiser conhecer a lista completa clique AQUI.

Vamos, então, conhecer os cinco primeiros lugares:

5ª posição: Final Fantasy IV

Antes de Tidus e Yuna dançarem na água, antes Cloud enfrentar Sephiroth, antes do equilíbrio mundial cair em ruínas, Cecil lutou contra a sua escuridão interior em Final Fantasy IV. O enredo central deste jogo conta a história de personagens fantásticos, como Ninhada Dragoon, um par de irmãos gêmeos, um místico esquecido e um invocador órfão. Esse elenco enfrenta batalhas, igualmente, fantásticas. Foi em FFIV que se implementou o sistema ATB (Active Time Battle) ou Batalha por Tempo de Ação.

4ª posição: Pokemon Red/Blue

Pokémon Red e Blue não eram apenas um conjunto de jogos incrivelmente criativos e divertidos – eram também o início de uma revolução. Empurrando conectividade portátil como nenhum outro jogo antes, Pokémon causou uma sensação global, que ainda está bem vivo 16 anos após o lançamento do jogo original. Com a atração de pegar todos os 151 monstros, a viagem inesquecível da cidade de Pallet a Victory Road, e o desafio de ser o melhor, Pokémon alcançado incrível popularidade em todo o mundo, e ajudou a popularizar o gênero RPG como nenhum outro.

3ª Posição: Baldur`s Gate II: Shadows of Amn

Enquanto o Baldur`s Gate fornecida uma extensão vertiginosa de território para explorar, Baldur II acrescentou foco. Os ambientes ainda eram enormes, mas agora havia forte sentido forte de motivação e quase nada de personalidade. Shadows of Amn não é apenas um dos melhores jogos de RPGs, mas sim um com jogo com a história mais densa e detalhada. É um exemplo de obsessão, um mundo complexo a partir da impressionante quantidade de diálogos.

2ª Posição: Chrono Trigger

Quando pensamos das maiores conquistas no desenvolvimento de jogos antigos japoneses, pensamos em Chrono Trigger. Uma jóia amada pela equipe da Square (agora Square-Enix), Chrono Trigger mergulhou-nos através do tempo e obrigou-nos a testemunhar o fim do mundo. É alinhado nos cavaleiros astutos e inventores encantadores. Ele desafiou a morte e, ocasionalmente, nos deixou com fome. Seus múltiplos finais, estilo de arte surpreendente, e cenário diversificado são apenas fragmentos de sua magnificência. Ele nos deu tudo, e até mesmo lançou em um robô cantando para uma boa medida

1ª Posição: Final Fantasy VI

Há inúmeros momentos sensacionais em Final Fantasy VI, dignos de celebração, como Biggs e Wedge levando a Terra através da neve, o envenenamento de Doma, a destruição do mundo, Cyan no trem fantasma e, claro, a clássica cena da trágica ópera. De fato, essas cenas, são algumas das muitas que ficaram em nossos corações. Final Fantasy é de longe o jogo que tem o melhor enredo, narrativa e trilha sonora. As aventuras de Terra contra Kefka, em sua busca pela magia dos Esper tornam esse jogo um épico.

Bom, o que eu acho sobre tudo isso? Dos cinco primeiros lugares, eu joguei mesmo Chrono Trigger, Final Fantasy VI e Baldur`s Gate II. Sendo que Baldur`s Gate me surpreendeu muito por ser um RPG ocidental, mas a sua trama foi algo que até então nunca tinha visto em um jogo por essas bandas. Nunca detonei esse jogo até por que depois de 6 meses jogando todas as quests e explorando todo o cenário e personagens eu acabei deixando para depois e, infelizmente, o depois não aconteceu.

Chrono Trigger é, sem sombra de dúvidas, um dos meus TOP 3 fácil, não tive saco para conhecer os seus 13 finais, mas toda a sua história é bela. Admito que joguei pouco no Super Nintendo e só joguei de fato no emulador, o mesmo aconteceu com Final Fantasy VI. E o que dizer de FF VI? Sempre o defendi com o MELHOR JOGO DE RPG e que ele é muito superior ao Final Fantasy VII.

Sempre teve essa disputa de qual jogo é melhor: FF VI ou FF VII?, mas, para mim, nunca houve o que discutir, FF VII tem uma história interessante? Sim tem, mas a história de FF VI é MUITO MAIS ENVOLVENTE, complexa, intensa e cativante!

Todos falam de Sephiroth, um vilão querido, admito que sua história é uma tragédia e eu o entendo em sua busca, mas o que é o Kefka?? Esse sim é um vilão poderoso, sem escrúpulos. Ele foi capaz de matar um reino inteiro envenenando a água do local, isso mesmo ele ENVENENOU UM REINO INTEIRO. Não havia nada que impedisse Kefka de atingir seus objetivos. Foi em Final Fantasy VI que conheci uma das histórias mais triste para um personagem, Cyan. O que acontece com sua família e depois seu desejo de permanecer no Trem Fantasma realmente é muito dramático.

Agora, para as putinhas de Sephiroth e compania, Final Fantasy VII ficou na 11ª posição.

Abraços.

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

Este post tem 12 comentários

  1. Desses jogos, eu joguei os seguintes:

    – ChronoCross
    – Chrono Trigger
    – Diablo II
    – Final Fantasy IV
    – Final Fantasy Tactics
    – Final Fantasy VI
    – Final Fantasy VII
    – Final Fantasy VIII
    – Final Fantasy X
    – Front Mission 3
    – Golden Sun
    – Grandia II
    – Lunar: Eternal Blue
    – Secret of Mana
    – Shin Megami Tensei: Persona 3
    – Tales of Destiny
    – Tales of Phantasia
    – Vagrant Story
    – Xenogears

    Todos realmente grandes jogos, merecedores de estarem na lista.

  2. Vini Samuel Zeldano

    ZELDA Ocarina of Time Sempre Foi e Sempre Vai Ser O Melhor Jogo de RPG Que Já Existiu. <3 Zelda e Link <3

  3. Priscila

    para mim os melhores pelo que eu joguei são em primeiro lugar Final Fantasy X ,depois Final Fantasy IV e Final Fantasy VII, Final Fantasy VIII e é claro que tambem The Lengend of Zelda Ocarina of Time e Zelda Majora Mask…

    1. Olá Charles, beleza? Então um dos conceitos de RPG é evolução do personagem. Nesse quesito Zelda pode, sim, ser classificado como RPG. Abraços

      1. Paulo Vitor

        negativo Leonardo.
        zelda não tem conceitos de evolução, não tem pontos de habilidade, diálogos onde fazemos escolhas, o sistema é totalmente focado na aventura e na utilização de itens, como em jogos tipicamente ditos.
        o próprio Miyamoto, criador da série disse o contrário.

        1. Cazuto kirigaia

          evolução n se dá apenas com pontos ou números

  4. Paulo Vitor

    se fosse um rpg entraria na famitsu, a revista mais conceituada do japão, onde são qualificados os melhores de todos os tempos.

Deixe um comentário