Destacando seu jogo nas Stores da vida – Parte 1 de 3

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Olá, Nerds e Nerdas, tudo bom? Desde que entrei no mercado de games, conheci muitas pessoas que desenvolveram e/ou desenvolvem jogos indies. O mercado de games, porém, não é diferente dos demais já existentes. Logo, para conseguir um lugar ao sol, o seu produto precisa se destacar na multidão. Agora, como fazer com que seu jogo seja destacado em um mercado que cresce cada vez mais e, consequentemente, aumenta o número de concorrentes?

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Sou formado em Marketing e, por isso, foi fácil perceber que as técnicas que aprendi na faculdade podiam muito bem ser aplicadas no mundo dos games, tal qual em qualquer outro produto. Claro que, com a necessidade de uma adaptação por causa desse “novo” produto, as regras são as mesmas.

E foi conversando e dando conselhos a um amigo indie que resolvi fazer esse post para ajudar, também, aqueles que querem ter seus jogos em destaque. Esse texto será dividido em 3 partes: 1) Fase de Pré-Desenvolvimento; 2) Fase de Desenvolvimento e 3) Dia do Lançamento.

Não preciso mencionar que o texto encontrado aqui é meramente uma série sugestões genéricas baseadas nas técnicas de marketing já conhecidas e que há muitos outros tutoriais e arquivos com o mesmo tema na internet.

  1. Fase de Pré-Desenvolvimento:

Antes mesmo de começar, é necessária a criação de um checklist focando as atividades que precisam ser desenvolvidas. A técnica dos 5W2H é a mais indicada. Ela funciona como um mapeamento no qual ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita.

5W2H é abreviação das perguntas:

  • What – O que será feito? (Etapas)
  • Why – Porque será feito? (Justificativa)
  • Where – Onde será feito (Local)
  • When – Quando será feito? (Tempo)
  • Who – Por quem será feito? (Responsabilidade)
  • How – Como será feito? (Método)
  • How Much – Quanto custará fazer? (Custo)

Entretanto, adaptando esse técnica para para o lançamento de jogos, podemos utilizar a seguinte checklist:

  • Quem usará o meu Jogo? (Who Will Use My App?)
  • Quem são meus concorrentes? (What Is My Competition?)
  • Por que meu produto é único? (Why Will My Product Be Unique?)
  • Quando estará pronto? (When Will I Get it Done?)
  • Como as pessoas irão interagir? (How Will People Interact with My App?)

1.1) Quem jogará o meu jogo?

A primeira pergunta que você deve fazer é quem tem mais chance de usar e/ou jogar? Identificando o seu público-alvo e descobrindo seus hábitos ajudará na adequação do produto.

Uma boa fonte de informação são fóruns e conversas informais. Perguntar sobre o que eles gostam e não gostam sobre jogos semelhantes, e se eles tem algum conselho. Esta é uma ótima forma de obter informações.

1.2) Quem são meus concorrentes?

Com a grande quantidade de jogos, é bem provável que alguém tenha pensado na mesma idéia ou numa similar a sua.

Devido a isso, seria interessante realizar uma pesquisa nas Stores (Apple Store e GooglePlay por exemplo) por meio de palavras-chave relacionadas com a sua ideia e olhar para os seguintes itens:

  • Há um monte de jogos semelhantes ao que eu tenho em mente?
  • Quais têm as melhores classificações?
  • Será que meu jogo terá algo diferente ou será original?
  • Meu jogo irá se distinguir da concorrência?
  • Qual é a quantidade de download de jogos semelhantes?
  • Como são categorizados os jogos semelhantes?
  • Como são as screenshots?

Concentre-se em comparar avaliações de jogos e ler os comentários de usuários de produtos similares. Havendo um aplicativo com uma classificação muito boa, talvez valha à pena baixá-lo ou comprá-lo para saber como ele funciona e, assim, ter algumas idéias ou aperfeiçoar as existentes.

1.3) Por que meu produto é único?

Depois de ter pesquisado, comparado e experimentado outros jogos concorrentes, você terá uma boa base de informações para identificar os elementos que tornarão o seu produto único.

Lembre-se de que cada jogo precisa de um “Toque especial”, ou seja, uma característica distintiva de todos os outros, algo que encante os clientes e os façam querer recomendá-lo aos seus amigos.

1.4) Quando estará pronto?

Uma vez que se sabe o que fazer, você precisa descobrir quanto tempo será necessário para produzí-lo. Quanto mais tempo um jogo leva para se desenvolver, mais caro fica.

O tempo de desenvolvimento costuma ser curto, algo em torno de 6-8 meses. Nesse período é capaz de se obter um jogo de forma rápida e com baixo custo. Caso a sua idéia necessite de um prazo maior, uma ótima estratégia é utilizar do conceito KISS (Keep It Simple Stupid), ou seja, não complique.

Vale destacar que o mais importante é realizar o projeto e enviá-lo para a Store. Com isso em mente, é possível se prevenir de possíveis problemas de rejeição da loja (cada loja tem um critério de avaliação) e isso significa 90% do Projeto como um todo.

1.5) Como as pessoas irão interagir?

Esta etapa é a soma das pesquisas citadas anteriormente (identificação e hábitos do seu público-alvo).

É necessário, em posse dessas informações, um brainstorming com a equipe responsável e determinar as ações de acordo com o cronograma estabelecido. Nessa reunião, podem ser definidos itens, como por exemplo as telas individuais, layout de botões, design, etc.

Bom, a primeira parte termina aqui. Na próxima, comentarei sobre como e o que fazer durante o processo de desenvolvimento do seu jogo.

Abraços.

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

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