Chegamos ao final do meu texto sobre como destacar seu jogo nas stores da vida. Caso não tenha lido os textos anteriores – na primeira parte (AQUI), eu comentei sobre o que fazer enquanto seu jogo esta na fase de pré desenvolvimento e, na segunda parte (AQUI), comentei sobre o que fazer durante a fase de desenvolvimento. Nessa terceira parte, abordaremos o que fazer quando o seu jogo está pronto e será lançado.
3) Dia do Lançamento:
É muito tentador lançar o jogo assim que se obtém o aval da loja. Entretanto, há várias vantagens se esse lançamento estiver acompanhado de determinadas ações:
- Buzz na data de lançamento. Os primeiros dias são realmente importantes porque é a sua melhor chance de entrar no top rank.
- Tempo de preparação. Coordenar o lançamento com o planejamento de marketing.
- Publicidade. Caso opte por uma publicidade paga, é necessário programar o melhor momento de lançar as propagandas junto com o aplicativo.
- Códigos promocionais. É interessante distribuir códigos promocionais no período entre o lançamento do aplicativo e a sua aprovação na loja. Outra forma é fazer essa distribuição por meio de mídias sociais.
Você também deve considerar qual dia da semana é mais conveniente para liberar o seu aplicativo.
- Domingo? Segundo dados da Techcrunch este é o melhor dia para lançar qualquer aplicativo.
- Terça-Feira? No início da semana, é uma boa oportunidade porque a imprensa está mais ativa.
- Quinta-Feira? Lançamento perto do final da semana pois existem mais downloads nos finais de semana.
3.1 ) Criando um Kit Imprensa (Press Kit):
Um kit de imprensa é uma coleção de materiais que tornam mais fácil o trabalho dos analistas. Ele, geralmente, é apenas um simples arquivo que contém:
- Uma breve descrição do seu aplicativo e seus recursos. Por ser um material para imprensa ou publicidade, o objetivo é sintetizar as coisas e mantê-las com informações de caráter geral. Texto curto e simples.
- Links úteis – Twitter, Youtube, trailer, site, etc.
- E-mails de contato
- Imagens do produto em ação, logotipos e arte (talvez alta resolução) de quaisquer personagens do jogo ou conteúdo relevante.
A ideia de um Press Kit é fazer com que as informações e os recursos sobre o produto fiquem disponíveis sem a necessidade de ter que buscar esse conteúdo. Isso só torna mais fácil para qualquer jornalista/analisador escrever sobre seu produto e incluir o máximo de media/informação possível.
Observe que um kit de imprensa não é muito útil por si só, você precisa compartilhá-lo. Poste-o em fóruns de seus clientes, para seus amigos, no Twitter etc.
3.2) Escrevendo um Comunicado de Imprensa (Press Release):
Um press release é um pequeno artigo de distribuição destinado a vários meios de comunicação. A razão por que escrever um comunicado de imprensa é o fato de que muitos sites de notícias e meios de comunicação não têm tempo para escrever longos artigos sobre o seu jogo. É importante publicar o comunicado de imprensa em seu site. As pessoas podem visitar e descobrir mais sobre o seu novo produto.
O conteúdo desse press release precisa ser algo breve e informal, destacando as características únicas do aplicativo/jogo.
3.3) Fazendo Sucessos na App Store:
Como você pode escrever uma boa descrição de aplicativo que seja fascinante e faça com que os clientes desejem comprar seu aplicativo? Aqui estão algumas dicas:
- Mantenha-o curto. As gerações mais jovens têm períodos de atenção de milissegundos e não se preocupam em ler sua descrição longa e amorosamente trabalhada.
- Tenha um bom ícone. O seu ícone é mais importante do que você pensa, dedique algum tempo nele.
- Faça screenshots decorativos. As imagens não têm necessariamente de ser apenas screenshots diretos do aparelho, é possível personalizar com bordas, texto e outras informações
- Priorize o primeiro screenshot. Faça a primeira imagem particularmente bonita, tentando passar a ideia central do aplicativo.
- Localização. Localizar sua descrição em quantos idiomas possíveis é uma maneira fácil e importante para aumentar as vendas.
- Listar os recursos. Liste todos os recursos que você acha que as pessoas se preocupam, diminuindo suas dúvidas.
3.4) Enviando Código Promocionais:
Se você tem um monte de seguidores, as redes sociais são o caminho a percorrer. Manter seus clientes fiéis e felizes é muito importante. As redes sociais oferecem uma oportunidade fantástica para o consumidor comum entrar em contato com as pessoas que fazem os produtos fantásticos.
Fóruns e e-mail também são uma ótima maneira de compartilhar códigos ou concursos executados. Um concurso pode ajudar a gerar uma série de novidades para quando você lançar um novo produto e pode atrair um grande número de clientes da primeira vez também.
Bom, pessoal, é isso. Espero que minhas dicas e sugestões tenham sido úteis. A grande verdade é que se destacar na multidão não é fácil e requer muito trabalho. O que escrevi não é garantia de sucesso. Na realidade, são técnicas de como atuar em determinado momento. Aproveito para recomendar o documentário Indie Game: The Movie.
Abraços.