A Mitologia por trás de God of War – Zeus, o Comedor

Você está visualizando atualmente A Mitologia por trás de God of War – Zeus, o Comedor

Pesquisando a história de Zeus, não pude deixar de me espantar perante sua virilidade. Por isso, decidi dedicar um texto apenas para os amores do Senhor do Olimpo…

Quaisquer informações sobre os mitos gregos são versões de narrativas que já existiam. Isso ocorre principalmente em função da imaginação fértil dos poetas e da credulidade dos povos. É importante citar também que o mito não funciona apenas como uma história de aventura, é também uma ferramenta cultural. Um mito, por mais esdrúxulo que pareça, possui um significado mais profundo.

Os links para os outros títulos da série estão no final deste post…

Tô jogando

No jogo, essa característica “sedutora” de Zeus não é citada, entretanto, podemos separar algumas referências que demonstram claramente seu apetite sexual. Zeus é marido de Hera e pai de Atena e de Ares (a mãe não é citada). Heracles (Hércules) é filho bastardo e Hefesto é produto da união com Hera.

No encontro de Kratos com Hera, durante a busca do herói por Pandora, a deusa não esconde sua insatisfação em relação aos filhos bastardos de Zeus, incluindo aí o próprio Kratos.

Já são, mais ou menos, quatro mulheres que caíram no conto do “Senhor do Olimpo”…

Conta como foi, vai…

zeusDeve estar no sangue das divindades mitológicas gregas, pois, desde Urano, os homens da família são extremamente viris e, ao mesmo tempo, cruéis. Zeus, por sua vez, comportou-se ligeiramente diferente: ao contrário do pai e do avô (que não gostavam dos filhos e tinham medo de serem destronados por um), Zeus tratou um pouco melhor sua cria. O perigo de ser substituído ainda existia, mas a maneira como ele lidou com a questão foi bem mais eficaz. Por exemplo, Zeus amava Atena e a tratava muito bem, garantindo, com isso, sua lealdade.

O número de amantes de Zeus expostas em GoW nem chega perto do número de verdade. O cara era uma máquina. Por outro lado, a relação entre Zeus e Hera foi bem retratada. A deusa de fato sentia muito ciúmes (e com razão) do consorte. Constantemente, Hera perseguia as amantes e os filhos bastardos do marido. Heracles foi uma de suas vítimas prediletas – foi ela a responsável pela imposição dos doze trabalhos. Em outra ocasião, esforçou-se para impedir o nascimento de Apolo e Ártemis, filhos de Zeus com Leto.

Contudo, o olhar atento de Hera sobre as “saidinhas” de Zeus não o impediam de ir sassaricar por aí. Para isto, ele se metamorfoseava em outros seres, como cisne, touro, chuva de ouro e nos próprios maridos das amantes. Há também uma versão que explica a transformação como uma saída à impossibilidade de aparecer com sua forma original na frente de um mortal.

Abaixo, segue uma tabela com algumas aventuras de Zeus:

Tabela

A primeira esposa de Zeus foi a oceânide Métis. A história dos dois e o nascimento de Atena é bem interessante, mas ficará para um futuro texto, exclusivo para a deusa.

As moiras, filhas de Zeus com a titã (ou titânide) Têmis, são as Sisters of Fate utilizadas na série God of War.

Maia é filha de Atlas e neta do titã Jápeto e da oceânide Clímene – os filhos deste casal, e tios de Maia, são Menécio, Epimeteu e Prometeu (outro que terá um post exclusivo).

Outros filhos legítimos são os nascidos da esposa oficial, pós-Métis, Hera: Hebe, Ares e Ilítia. Zeus também pode ser pai de Hefesto, mas outra versão afirma que Hera, “por cólera e desafio ao esposo”, gerou-o sozinha.

Obviamente, este apetite sexual não incluía apenas mulheres. Se fosse bonitinho e desse mole, Zeus traçava. Assim como fez com Ganimedes, que, em um belo dia, enquanto guardava um rebanho para seu pai nas montanhas que cercam a cidade de Tróia, foi sequestrado por Zeus – que veio em forma de águia (ou mandou uma águia). Para não dizer que só queria abusar do rapaz, deu-lhe o emprego de copeiro dos deuses (já que Hebe, a antiga “deusa do cafezinho”, havia se casado com Heracles).

Os casos de Zeus não são apenas histórias de sexo, representam uma espécie de preparação para o governo racional do mundo. Com Métis, veio sabedoria e prudência; com Têmis, equidade, disciplina, justiça, paz e o poder sobre vida e morte; com Eurínome, beleza e alegria de viver; com Deméter, vida material e espiritual do mundo; com Mnemósina, as artes; com Leto, o percurso dia e noite (sol e lua); com Hera, perpetuidade da espécie; com Maia, o conhecimento; com Sêmele, os instintos; com Alcmena, a força e a coragem.

Olha que bonito!

Existem muitas representações dos casos de Zeus. Nada mais interessante que criar sobre ideias como virilidade, paixão, força, domínio e sexo.

Zeus, para não deixar Hera descobrir suas escapadas com Io, sacerdotisa da esposa, cobria-se com uma nuvem escura. Contudo, Hera estava muito desconfiada, o que fez com que Zeus transformasse Io em uma novilha branca. Muito astuta, Hera pediu o animal de presente e colocou Argos para vigiá-lo. O vigia, que tinha 100 olhos, foi morto por Hermes a pedido de Zeus (que já não se aguentava mais). Hera continuou perseguindo Io, que fugiu por toda a Grécia indo para o norte e atravessando o Bósforo (chamado assim por sua causa – significa “passagem da vaca”). Só conseguiu uma folga quando chegou ao Egito, onde teve seu filho Épafo, e por lá ficou. A obra, abaixo, de Correggio (1531) mostra um encontro de Zeus com Io.

jupiter-and-io Correggio.
Vejam o detalhe do rosto beijando Io.

Com Antíope, Zeus transformou-se em um sátiro, como representado por Anthony van Dyck, em 1620.

JupiterAndAntiopeDyck
Sátiro + Águia + Mulher Nua = Zeus pegando Antíope

Com Leda, Zeus foi mais gracioso e assumiu a forma de um cisne, conforme mostrado por Leonardo da Vinci em 1510. Desta união, dois ovos nasceram: do primeiro, vieram Pólux e Clitemnestra; do outro, Castor e Helena. Esta é a Helena envolvida na Guerra de Tróia.

Leda_and_the_Swan_1505-1510
Vejam os ovos chocados no canto inferior esquerdo

Avisado por um oráculo de que seu neto o mataria, o rei de Argos, Acrísio, aprisionou Dânae, sua filha, em uma torre. Zeus, que a amava secretamente (ela e todas as mulheres, diga-se de passagem), entrou na torre sob a forma de uma chuva de ouro e seduziu-a. Desta união nasceu Perseu. Abaixo, segue a história pintada por Ticiano, em 1553.

Tizian_012
Sagazmente, a empregada aproveita o momento para juntar umas moedinhas de ouro…

Sobre Ganimedes, há outra versão do mito que o coloca apenas como copeiro, sem a referência sexual com Zeus, que o sequestrara devido apenas a sua beleza.

Rembrandt_-_The_Abduction_of_Ganymede_- 1635
Está certo que nesta versão de Rembrandt, de 1635, Ganimedes está um pouco esquisito…

 Não deixe de conferir os outros títulos da série…

Introdução

Quem é Kratos?

Do Caos a Urano

A vez de Cronos

Zeus, o Caçula

Guerra dos Titãs e Deuses

Gigantomaquia

Prometeu

Hefesto, Pandora e as Mulheres

Atena

Gustavo Audi

Se fosse uma entrevista de emprego, diria: inteligente, esforçado e cujo maior defeito é cobrar demais de si mesmo... Como não é, digo apenas que sou apaixonado por jogos, histórias e cultura nerd.

Este post tem 6 comentários

  1. Júlia Kuhn

    Haha! Super bacana seu texto! Muito coerente e descreve muito bem, sem perder a pequena noção de realismo aplicado à estória toda.

Deixe um comentário