Innsaei – O poder da intuição

Innsaei significa o mar de que vem de dentro, em Islandês. O documentário que leva este nome, está disponível na Netflix e apesar da indicação de se tratar de algo extremamente subjetvo, o filme traz dados que nos fazem refletir sobre a forma que lidamos com nossa intuição e com o potencial do nosso cérebro.

Você acorda cedo, fica preso no trânsito, trabalha no modo automático, recebe centenas de informações em seu celular, se preocupa com as contas, compromissos, volta pra casa e resolve mais problemas… Faz isso todos os dias esperando o final de semana para que possa por o sono em dia, afinal, nem sempre sobra dinheiro para o lazer. Nesse ciclo, nem sempre encontramos tempo para prestar atenção ao que se passa dentro de nós mesmos. Isso nos custa um preço, que geralmenge envolve a nossa saúde.

Pensando nisso, o documentário Innsaei propõe uma reflexão sobre  intuição, conexão, emoções e qualidade de vida. Por meio de depoimentos e resultados de experimentos feitos a partir de scans do cérebro de diversas pessoas, entre elas a artista Marina Abramovic, demonstrando inclusive a extensão das ondas cerebrais de cada um, para além do nosso corpo.

 

Ainda que muito do que seja falado se pareça com o discurso clichê de livro de autoajuda, também são apresentadas evidências e dados por especialistas como neurologistas, psiquiatras e líderes religiosos. E de qualquer forma, muitas vezes, o que precisamos é apenas ouvir algo que já nos foi dito, mas de forma diferente, para que possamos então tomar uma atitude que nos coloque de volta nos eixos, nas rédeas de nossas vidas.

 

 

Dani Marino
Dani Marino é pesquisadora de Quadrinhos, integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial - ASPAS. Formada em Letras, com habilitação Português/Inglês, atualmente cursa o Mestrado em Comunicação na Escola de Artes e Comunicação da USP. Também colabora com outros sites de cultura pop e quadrinhos como o Minas Nerds, Quadro-a-Quadro, entre outros.