Art Games

Você está visualizando atualmente Art Games

Como é conhecido por todos (na verdade, eu gostaria que fosse), gosto bastante de jogos. Por isso, escrevo sempre que posso para esta coluna, Jogos Sem Preconceito. Outra paixão minha é o estudo da Arte, não só a parte estética, mas também sua história. Um de meus objetivos sempre foi relacionar o videogame com a arte (como neste post ou neste) e, assim, colocá-lo em seu devido lugar de expressão cultural.

avantgarde 2Navegando pela web, deparo-me com uma deliciosa surpresa: um jogo cuja temática é a história da Arte – Avant-Garde. Desenvolvido pelo mestrando Lucas Molina, o jogo é o produto de um artigo científico sobre o ensino de História através dos games. Avant-Garde é um RPG no qual o jogador experimenta a vida parisiense no fim do séc. XIX, em pleno movimento impressionista. O objetivo é crescer como artista em meio ao surgimento das vanguardas artísticas.

Apesar de, originalmente, ter como finalidade o ensino de História, o jogo vai além disso, pois o conteúdo é passado narrativamente e em sintonia com as especificidades de um jogo. O jogador está imerso na realidade histórica: frequenta os cafés de Paris e conversa com outros artistas, como Monet, Manet, Bouguereau e Courbet, vai à Academia estudar e praticar seu desenho ou ao seu Atelier produzir obras para expor nos Salons.

A mecânica do jogo envolve ir à Academia para melhorar suas habilidades (forma, perspectiva, composição, anatomia, cor e expressão) e, com isso, pintar quadros mais interessantes. Quanto melhor a obra, mais ela vale no mercado e maior a probabilidade de ser exposta nos Salons (aumentando seu valor também).

avant_garde

É um jogo simples, contudo, extremamente divertido. Não só por permitir a evolução do personagem, mas principalmente por permitir o contato direto com o contexto histórico. Conversar com artistas famosos é gratificante.

painters guildPorém, Avant-Garde não é o único, Molina também desenvolveu Painters Guild. Passado na Itália renascentista, o jogador controla o jovem Leonardo da Vinci, ainda um aprendiz no atelier de Verrocchio. O objetivo é evoluir as habilidades de Leonardo para superar seu mestre, atendendo aos pedidos de quadros dos aristocratas.

O diferencial destes jogos é a temática. Como um jogo baseado em outra obra, imergir naquela realidade de maneira interativa é muito interessante. Avant-garde e Painters Guild são mais que simples serious games, pois, apesar da proposta direta educativa, conseguem informar/ensinar de maneira indireta e contextualizada.

E viva a narrativa como ferramenta pedagógica!

painters guild gp

Gustavo Audi

Se fosse uma entrevista de emprego, diria: inteligente, esforçado e cujo maior defeito é cobrar demais de si mesmo... Como não é, digo apenas que sou apaixonado por jogos, histórias e cultura nerd.

Deixe um comentário