Will Eisner: doze graphic novels que você precisa ler.

Resultado de imagem para will eisner foto

 

Não sou uma especialista em quadrinhos, mas quando falam no nome de Will Eisner, sempre vou correndo ver o que é. Li quase toda a sua coleção de graphic novels  e  ele conseguiu me surpreender tantas vezes com a maestria que tinha em contar os casos da vida, transmitindo emoção e verdade, que logo compreendi estar diante de um mestre.

Eisner é histórico. Traz em suas graphic novels ensinamentos de vida em seus relatos auto-biográficos, sempre tendo como palco a vida dos judeus. Não é à toa que o mais importante prêmio de quadrinhos dos EUA leve o seu nome.

Resultado de imagem para um contrato com deuse will eisnerQuando li a minha primeira graphic novel, Um Contrato com Deus, percebi que assistia a uma novela com situações profundas e trágicas, às vezes até cômicas. Nunca gostei de novelas clichês que nossas famílias assistem todos os dias. A bem da verdade, as graphic novels do Eisner, além de fugirem do clichê, trazem algo muito substancial e verdadeiro.
Resultado de imagem para avenida dropsie will eisnerAvenida Dropsie: A Vizinhança, mais uma vez Eisner me pegou de surpresa com uma história prima, onde o personagem principal é a própria avenida Dropsie que vai sendo mudada ao longo dos anos pelas inúmeras ações dos personagens.

Resultado de imagem para o sonhador will eisnerO Sonhador conta a história de Billy Eyron, um desenhista que sonha e batalha para viver da produção de revistas e quadrinhos nos anos 30. Um relato histórico e perfeito sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas que sonhavam em viver desse mesmo sonho e que se unem para torná-lo real.

Resultado de imagem para pequenos milagres will eisnerJá em Pequenos Milagres, uma Hq onde conta quatro histórias que se passam numa vizinhança judaica na cidade de Nova York durante os anos da Grande Depressão Americana, mostra que os milagres existem mesmo em meio ao amor ou desgraça. Segundo Eisner, essas histórias se passaram nos quarteirões onde ele viveu a sua infância.

Resultado de imagem para assunto de familia will eisnerAssunto de Família foi tão impactante para mim que acabou sendo uma das minhas preferidas. Aqui ele narra a história de uma família onde mostra até que ponto as pessoas chegam para conseguir as coisas. No caso, um pai de família idoso e doente compreende que os filhos vão visitá-lo no aniversário para discutir com forte interesse a herança que irá deixar. Aborda situações um tanto sombrias como traição, ganância e depravação: atitudes que são explicadas ao longo da história nos flashbacks, justificando até mesmo as condutas dos adultos que sofreram com uma infância conturbada.

Resultado de imagem para life in pictures will eisnerLife in Pictures, Eisner revisita o nascimento da indústria norte-americana de comics, a relação com familiares, conhecidos, chefes e colegas de profissão, o cotidiano das comunidades judaicas de Nova York. Aqui há uma coletânea de histórias, incluindo Ao Coração da Tempestade, O Nome do Jogo, O Sonhador.

Resultado de imagem para nova york will eisnerNova York retrata inúmeros precisos momentos de observação. Mesmo com poucas palavras, transmite a vida urbana de modo cômico, melancólico e curioso. Ficou vago, não é? Imagine quanta história uma grade de ralo pode contar: moedas perdidas, anéis, cigarros…

Resultado de imagem para o nome do jogo will eisnerO Nome do Jogo também foi uma das que mais me marcou. A história mostra a ascensão de uma família judia e imigrante que busca status. Enquanto o rico busca assegurar o futuro da família através do casamento e herdeiros, os menos afortunados o utilizam para obter riqueza e posição social. Uma cena que muito me marcou foi quando um dos judeus disse que, para conseguir mais investimento dos judeus mais afortunados, ele devia comprar um iate — pois assim, mesmo que estivesse “quebrado”, manteria a aparência, o status e credibilidade.

Resultado de imagem para ao coração da tempestade will eisnerAgora, pense em uma janela de trem onde você reflete toda a jornada da sua vida. Ao Coração da Tempestade vai por esse caminho, onde Willie, o protagonista, é um jovem desenhista que é convocado a lutar na II Guerra Mundial por seu país, os EUA. Aqui encontramos lembranças de conflitos familiares, preconceito, intolerâncias. Um dos melhores que li.

Resultado de imagem para fagin will eisnerFagin, o Judeu, é outra história comovente. Forçado a cometer pequenos delitos para sobreviver, Fagin fica órfão ainda na infância e vê todas suas chances de progredir na vida barradas pelo preconceito. A história tem como palco a Inglaterra do século XIX e a vida difícil dos judeus imigrantes.

Resultado de imagem para um sinal do espaço will eisnerUm Sinal no Espaço é uma curiosa história que faz uma crítica muito interessante de como os extremistas e os políticos se aproveitam da ignorância do povo, em plena Guerra Fria, após um observatório astronômico nos EUA receber um sinal de rádio do espaço.

Resultado de imagem para o complo will eisnerAgora, O Complô, é uma HQ de conteúdo histórico tão importante que deveria ser lido por todos. Ele conta a história da falsificação de um documento chamado Protocolos dos Sábios de Sião, que foi utilizado para disseminar uma mentira relacionada ao povo judeu e incentivar o ódio. A obra é tão importante, que a versão de capa dura da Companhia das Letras tem uma introdução do escritor Umberto Eco — que também escreveu um livro sobre esse assunto e foi intitulado como O Cemitério de Praga — além de bibliografias ao final da obra que sustentam toda a história narrada por Eisner.

Parece bastante claro que Eisner, tendo crescido como judeu em meio ao caos anti-semita, quis mostrar ao mundo que o ódio ao judeu foi uma invenção absurda e que muitas pessoas ainda não conhecem a verdade. Não entendo como o MEC ainda não colocou esse quadrinho nas escolas.
Quando se trata de uma graphic novel de Will Eisner, não há como não apreciar, refletir e se emocionar. Eu mesma adoro quadrinhos, principalmente aqueles que fogem dos traços emoldurados e gabaritados voltados para o mercado americano. Os traços de personalidade humana feitos por Eisner são tão vivos e convincentes, tão soltos e naturais que realmente tocam o nosso sentimento em meio às palavras. É tão inspirador que, quando fechamos a leitura de cada uma de suas HQs, paramos por alguns minutos e suspiramos. Simplesmente genial.

Resultado de imagem para will eisner new YorkResultado de imagem para will eisner nova york

 

Paola Giometti nasceu em São Paulo, Capital, em 1983. É graduada em Biologia, mestre e doutoranda em Ciências. Colaborou com a Revista Mundo dos Super-heróis na edição 57 com uma matéria sobre o papel da mulher nos quadrinhos. Em eventos sobre a cultura nerd, Paola é cosplayer da personagem Lara Croft, sua heroína nos games e hqs desde a infância. Publicou o livro O Destino do Lobo, primeiro volume da série Fábulas da Terra, além de ter participado das coletâneas literárias Xeque-mate, Horas Sombrias, Aquarela, Círculo do Medo, King Edgar Hotel, Legado de Sangue, Outrora e Sede, todas da Andross Editora. Paola não só participou com contos das coletâneas Outrora e Sede como também foi a organizadora dessas antologias.