VJAM – Superman, Basketball e Outlaw

Você está visualizando atualmente VJAM – Superman, Basketball e Outlaw

Apesar da lista da década de 1970 apresentada no livro ser boa, faltaram alguns títulos interessantes – talvez mais para mim do que para a história. São jogos do Atari 2600 que joguei nos anos 1980, mas que foram lançados em 1978.

Superman precisa entrar nesta lista por ser a primeira adaptação em videogame do herói, fora o fato de ser um jogo que tem fim (diferente da maioria desenvolvida na época). Basketball é um jogo de esporte que se parece mais com a realidade (ao contrário de Pong ou Tennis for Two, por exemplo). E Outlaw serve para ilustrar como as apropriações no universo dos games são comuns. Sabe aquele jogo que você se amarra? Pois é, provavelmente a ideia original foi criada há muito tempo…

Se quiser ler as outras partes da série… Parte 1Parte 2 ou Parte 3.

Superman

74226-superman-atari-2600-screenshot-carry-lois-lane-to-safetysLançado em 1978 para Atari 2600, o jogador assume o papel do Superman com o objetivo de restaurar a ponte de Metropolis destruída por Lex Luthor, capturá-lo, entrar em uma cabine telefônica para se transformar em Clark Kent e retornar ao Planeta Diário no menor tempo possível.

Superman é um dos primeiros jogos com a opção de pausa – bastava pressionar a alavanca de Game Select.

Os controles são simples, o botão serve apenas para enxergar a tela seguinte. No mais, temos apenas de controlar o herói para pegar os itens necessários. A dificuldade está no “mapa”; uma vez encontradas as partes da ponte ou os inimigos, temos de levá-los a outros locais.

E a porcaria do áudio irritante não te ajuda em nada…

Jogue no mudo – http://www.atari2600.com.br/Atari/Roms/0Tv-/Superman

Basketball

Também de 1978 e para Atari 2600, não há muito que falar sobre este jogo. As partidas são um-contra-um com dois tempos de 4 minutos e permitem single85608-basketball-atari-2600-screenshot-a-game-in-progresss player ou versus. Quem fizer mais pontos ganha.

É uma tentativa bem rudimentar de simular uma partida de basquete. Não há muita coisa para fazer além de fugir com a bola e arremessá-la (principalmente em função das poucas opções de interface de comando – um botão…). A diversão fica na competição.

Se não tiver um amigo, fique arremessando sozinho… – http://www.atari2600.com.br/Atari/Roms/013V/Basketball

Outlaw

50035-outlaw-atari-2600-screenshot-a-two-player-game-in-progresssOriginalmente lançado em 1976 para arcade (ou seja, depois de Gun Fight, mas antes de Boot Hill), Outlaw foi adaptado em 1978 para Atari 2600. O jogo é um duelo no Velho Oeste entre dois pistoleiros. São 16 modos diferentes de jogo que criam obstáculos no centro da tela (paredes, carruagens e cactos) ou permitem treinamento de tiro ao alvo.

Apesar de a lógica ser a mesma (cálculo da trajetória do tiro), os diferentes obstáculos na tela dão uma apimentada na jogabilidade. A diversão ainda é maior se jogada contra outra pessoa…

http://www.atari2600.com.br/Atari/Roms/01Gd/Outlaw

Gustavo Audi

Se fosse uma entrevista de emprego, diria: inteligente, esforçado e cujo maior defeito é cobrar demais de si mesmo... Como não é, digo apenas que sou apaixonado por jogos, histórias e cultura nerd.

Este post tem 2 comentários

  1. Rapaz, tenho saudosas lembranças de Basketball. Lembro que jogávamos, eu e meus amigos de infância, um campeonato nesse estilo. Sorteávamos as chaves das partidas um contra um e jogávamos insanamente ao sabor de Fandangos com Guaraná Strong…

    De quando em quando, é claro, o jogo descambava para provocações e brigas…

    1. Gustavo Audi

      Esse jogo me estimulou muito a jogar basquete de verdade…

Deixe um comentário