VJAM – Rogue, Tempest, MUD e Pac-Man

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Rogue

Lançado originalmente em sistemas Unix de universidades em 1980, Rogue é um RPG onde o jogador assume o papel de um aventureiro com o objetivo de recuperar o Amuleto de Yendor. Começando no nível mais alto de uma masmorra, ele deve enfrentar monstros e descobrir tesouros na medida em que desce. Rogue foi influenciado pelo jogo textual Colossal Cave Adventure e, claro, pelo Dungeons & Dragons.

Este jogo foi tão importante que ocasionou a criação de um subgênero de RPG, o Roguelike, caracterizado por geração procedimental de nível, gameplay baseado em turnos, morte permanente (permadeath) e narrativa fantástica.

Rogue é uma mistura de texto e imagens. Os comandos são dados, em sua maioria, por letras do teclado e sua composição gráfica, apesar de ser composta por símbolos textuais, é uma estrutura imagética.

Ao utilizar o teclado (ou seja, seu lado textual), o jogo permite variedade de comandos. Isto, a princípio, é um pouco chato, pois obriga o jogador a acessar o menu de ajuda diversas vezes. Além disso, devido à estética abstrata, é necessário aprender o que significa cada símbolo que surge no ambiente, como comida, arma, poção, escada, inimigo e etc – neste caso, a qualidade e verossimilhança dos gráficos atuais facilitaria o aprendizado.

Com o gameworld gerado de forma aleatória (diferente dos jogos de aventura da época), a experiência do jogo se torna bastante rica, pois cada partida é diferente e desafiadora ao mesmo tempo. É uma nova forma de estruturação de gameplay: com comandos fixos, o que muda é o próprio ambiente formado pelos calabouços, labirintos e monstros. Assim, o jogo ganha em replayability, mas com a vantagem de o jogador já ter aprendido a interface.

http://coredumpcentral.org/download.html

Tempest

Desenvolvido pela Atari em 1980, Tempest é um arcade idealizado a partir de um pesadelo. Seu criador, Dave Theurer, uniu o conceito de umatempest versão em primeira pessoa de Space Invaders com um sonho onde monstros terríveis saíam de um buraco no chão. O jogador, então, é o piloto da Claw, que fica pendurada no alto de um túnel no espaço; seu objetivo é girar pelas beiradas para atirar nos monstros que saem de um buraco no centro.

Sua originalidade está no sistema de controle: o deslocamento da Claw é feito girando-se uma espécie de disco – isto permitiu rapidez e precisão no movimento.

O jogo começa tranquilo, mas o ritmo vai ficando bem frenético na medida em que avançamos. Chega um momento em que você desloca a nave aleatoriamente a fim de destruir os monstros que estão subindo. A versão que joguei foi no computador, então utilizei o mouse para controlar. Com certeza, se jogasse o original com o paddle giratório, a experiência seria diferente.

A interface é simples: apenas atirar e movimentar a nave pela parede do túnel. A experiência de jo go está na habilidade em controlar a nave e destruir os inimigos antes que se aproximem da borda. O gráfico é simples, mas bem colorido; e o som passa uma energia interessante, principalmente quando saltamos para o próximo túnel.

O foco na mecânica sobre os gráficos para a diversão é uma questão polêmica. Contudo, é possível afirmar que em Tempest o principal é a dinâmica criada pela mecânica. Como prova, podemos comparar a versão do arcade com a do Playstation 1, de 1996: mesmo com a utilização de gráficos e sons complexos possibilitados pelo poder de processamento e armazenamento de dados muito superior do console, manteve-se praticamente a mesma jogabilidade.

http://my.ign.com/atari/tempest

MUD

Com uma forte influência do jogo Adventure (1975) e do estilo Dungeons & Dragons, MUD (multi user dangeon) é o primeiro mundo virtual baseado em texto que permitiu a participação de múltiplos jogadores. Pode-se afirmar que ele lançou as sementes de World of Warcraft.

MUD1

Desenvolvido por Roy Trubshaw a partir de 1978, destacou-se no final de 1980 quando seu desenvolvimento e manutenção passaram para Richard Bartle – que criou muitos dos elementos que definiram como um sucesso.

O objetivo é simples: tornar-se um bruxo. O peculiar do jogo, entretanto, está na complexidade social baseada na interação entre os jogadores – era possível conversar, trocar itens, disputar espólios e até se envolver em lutas. Esta última característica levou ao óbvio: sobrevivência do mais forte.

Por ser baseado na imaginação, MUD é considerado extremamente livre e rico. E mais, o fato de ser um multiplayer fez com que o mundo criado se tornasse ainda mais complexo e completo – e até autônomo, eu diria.

Com uma linguagem similar aos text games anteriores, o atrativo de MUD está estampado no seu próprio nome: multi user – não é legal jogar em single player.

http://www.mud2.com/CMS/index.php

Pac-Man

pac-man1_1643805iSinto-me perfeitamente à vontade para não falar muita coisa sobre este jogo, afinal, quem não conhece este pedaço de pizza amarelo faltando uma fatia?

Lançado no Japão em meados de 1980 para arcade pela Namco, Puck Man teve seu nome alterado para Pac-Man antes de ser distribuído pela Midway nos EUA – por razões óbvias (troque o p pelo f…).

Curiosidade: foi um dos primeiros jogos a utilizar cutscene (o primeiro foi o Deluxe Space Invaders, de 1979).

Utilizando-se somente dos direcionais do controle, Pac-Man prioriza o timing; é preciso elaborar uma rota precisa para fugir dos fantasmas Blinky, Pinky, Inky e Clyde. Podemos elencar dois objetivos possíveis neste jogo: passar de fase e pontuar o máximo que puder.

http://www.playpacmanonline.net/

Gustavo Audi

Se fosse uma entrevista de emprego, diria: inteligente, esforçado e cujo maior defeito é cobrar demais de si mesmo... Como não é, digo apenas que sou apaixonado por jogos, histórias e cultura nerd.

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