VJAM – Combat, Space Invaders, Adventure, Asteroids, Galaxian, Lunar Lander

Você está visualizando atualmente VJAM – Combat, Space Invaders, Adventure, Asteroids, Galaxian, Lunar Lander

Em uma tentativa de parecer cool, alterei o título do post… Mentira. O nome do arquivo estava grande demais e dava erro no sistema. Isto ocorreu porque, desta vez, decidi acabar com a lista da década de 1970 com os últimos seis jogos: Combat, Space Invaders, Adventure, Asteroids, Galaxian e Lunar Lander.

Tentarei ser sucinto nas observações.

E se quiser ler os outros post da série, clique abaixo…

Parte 1Parte 2

Combat

O cartucho de Combat vinha junto ao console Atari VCS. Apesar disto, não é um jogo muito (re)conhecido. Lançado em 1977, e baseado no arcade Tank (1974), foi desenvolvido como uma competição entre dois jogadores, ou seja, é um dos primeiros exemplos de jogo de tiro multiplayer. Pode ser considerado mais um filhote da Lógica do Pong ao exigir que o jogador utilize a trigonometria a fim de calcular a direção do tiro.

Não posso dizer muito sobre o gameplay, pois joguei sozinho… No entanto, eu tinha este jogo no meu bom e velho Atari 2600. De fato, a competição com outro jogador é o que dá tempero à partida – mesmo perdendo sempre para meu irmão mais velho… O som dos tanques ou aviões é bem irritante e chega a atrapalhar um pouco. Os diversos modos de jogo não alteram a experiência do jogo, pois nada mais são que variações do mesmo.

Segue o link para jogar – http://www.atari2600.com.br/Atari/Roms/016S/Combat

Space Invaders2537_1

Desenvolvido primeiramente para arcades em 1978 pela Taito, Space Invaders é um daqueles jogos que fez muito sucesso e ainda influenciou diversos outros a seguir o mesmo caminho. O objetivo é destruir uma horda de alienígenas que se aproxima e, com isso, acumular pontos. Foi o primeiro jogo a salvar a pontuação do jogador, o que estimulou-o ainda mais a subir seu score.

Com controles simples (apenas direita, esquerda e tiro), a experiência maior do jogo fica na tensão gerada pela descida dos alienígenas enquanto a música acelera o ritmo. De fato, não há muita motivação além de superar a própria pontuação – o que não representa maiores desafios, apenas mais paciência em continuar jogando por mais tempo.

Originalmente, o jogador atiraria em soldados humanos. Os desenvolvedores, contudo, acharam que não seria benéfico politicamente encorajar o assassinato de pessoas. Assim, mudaram de soldados para alienígenas.

Preocupação que, hoje, ninguém teria. Tolinhos…

Segue a versão do arcadehttp://www.freeinvaders.org/

Adventure

Adventure foi lançado em 1979 para Atari VCS. É a adaptação gráfica de Colossal Cave Adventure (1976), primeiro jogo de aventura em texto (Zork, de 1977, já foi criado baseado nele). Como são jogos em texto, decidi não colocá-los aqui, apesar de tê-los jogado também (se quiser, clique em seus respectivos nomes).

Adventure possui duas peculiaridades: foi o primeiro jogo de aventura com interface gráfica e introduziu o conceito de easter eggs quando o designer Warren Robinett escondeu seu nome em uma das salas do jogo.adventure_castle

O objetivo em Adventure é encontrar a Taça Encantada e levá-la de volta ao Castelo (amarelo) passando pelos diversos labirintos. O jogador conta apenas com as chaves para abrir os castelos e uma espada para afugentar ou matar os três dragões (basta tocar neles). São três níveis diferentes de jogo cujas diferenças são o tamanho do mapa e a presença de um morcego que rouba os itens.

A essência é bem simples: ache as chaves, a Taça e corra para o Castelo principal – não vale a pena tentar matar os dragões. Seria um primeiro Survival Horror…?

Tenha a mente aberta – http://www.atari2600.com.br/Atari/Roms/01Z-/Adventure

Lunar Lander

Lançado em 1979, Lunar Lander é o primeiro jogo com gráficos vetoriais. O jogador controla um módulo lunar e deve pousar na superfície do satélite. Para isso, precisa equilibrar o consumo de combustível, empuxo, gravidade e impacto com o solo.LunarLander2

Sem narrativa, sem inimigos, sem gráficos complexos, single player… Tudo para ser um jogo chato. Mas não é. Pousar em segurança é difícil, principalmente em superfícies acidentadas. O jogador controla sua queda através dos propulsores, definindo direção e intensidade.

Quero ver conseguir nos locais de bônus x5 – http://chrome.atari.com/lunarlander/

Asteroids

Malandramente, a Atari se aproveitou a popularidade de Lunar Lander e desenvolveu, no mesmo ano, Asteroids, também com gráficos vetoriais. A empresa parou a produção do primeiro jogo e passou a lançar Asteroids utilizando o gabinete de Lunar Lander – decisão acertada, pois ele se tornou o jogo mais vendido da Atari.

Asteroids foi o primeiro jogo a permitir que o jogador definisse três letras para seu hi-score ao final da partida.

Sem pretensões dramáticas ou audiovisuais, o jogo se resume a uma experiência baseada na física. O jogador controla uma nave (triângulo) e precisa atirar nos asteroides que vagam pela tela para não ser destruído. Cada vez que um asteroide é atingido, ele se parte em dois (isso ocorre duas vezes antes de o pedaço ser completamente destruído). Mover muito a nave pode ser perigoso, pois ela pode ficar cada vez mais rápida, dificultando as manobras evasivas.

Segue p linkhttp://www.freeasteroids.org/

Galaxian

Estreia da Namco no mercado de games em 1979, foi o primeiro jogo a ter 100% de seus gráficos em cores – por isso tudo é bem colorido (pura ostentação…).arcade_classics_galaxian_screen05

O jogador controla uma espaçonave e precisa se defender do ataque das naves alienígenas que descem de várias direções. O limite de apenas um tiro por vez destoa do ritmo frenético proposto pelo jogo e dificulta ainda mais o gameplay. De fato, os gráficos já estão ficando mais interessantes, se compararmos com outros jogos do mesmo ano, como Asteroids e Lunar Lander.

É uma espécie de intermediário entre o Space Invaders e Galaga (sucessor do próprio Galaxian). Como o objetivo do desenvolvimento era disputar mercado com o Space Invaders, Galaxian serviu apenas como uma atualização do primeiro. Sua jogabilidade, portanto, permanecia quase idêntica ao oponente (o movimento dos inimigos é mais fluido).

Divirta-se – http://game-oldies.com/play-online/galaxian-coin-op-arcade#

Gustavo Audi

Se fosse uma entrevista de emprego, diria: inteligente, esforçado e cujo maior defeito é cobrar demais de si mesmo... Como não é, digo apenas que sou apaixonado por jogos, histórias e cultura nerd.

Deixe um comentário