Unesco no combate à aliteracia digital

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Recentemente participei do seminário  de Privacidade, sigilo, compartilhamento, promovido pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM-ECA/USP); pelo Instituto Palavra Aberta e em conjunto com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC (CPF-SESC).  Com palestras, debates e comunicações, foram discutidas questões de interesse público que envolvem nossas relações com a internet.

Os anais estarão disponíveis em breve e, para quem tem interesse em descobrir um pouco mais sobre como a reflexão acerca de assuntos como termos de usos de redes sociais, censura, privacidade, entre outros, pode nos ajudar a usar a internet de forma mais consciente, sugiro a leitura deles.

Pensando justamente em formas de equalizar as consequências de monopólios digitais como o Google e nos ajudar a tirar maior proveito da internet, usando suas ferramentas de forma mais crítica, a Unesco, em parceria com empresas do setor público e privado, lançou o projeto Mil Clicks.

https://www.youtube.com/watch?v=J0jn2LfN6T8

(texto publicado originalmente no site da revista Publicittà)

O  professor e economista Gilson Schwartz será o responsável por promover os Mil Clicks na USP, uma sigla para Media and Information Literacy, da UNESCO. E que é  o Mil Clicks? Trata-se de um novo conceito de moeda criativa para gerar uma economia de curtidas, compartilhamentos e social media entre os participantes como mostra o vídeo. Schwartz, além de professor da USP, é representante do Games For Change no Brasil, ONG norte-americana que milita por jogos de impacto social como é o caso do Mil Clicks.

Nos últimos anos, a informação e a comunicação estão se tornando globais. Isso é impulsionado pela internet, que está evoluindo como o principal agente de conexão entre as pessoas e as instituições. A internet abre a oportunidade para as mais diversas fontes de informação em todo o mundo. A diversidade de fontes de informação traz benefícios, riscos e desafios que vão além de indivíduos, são para as comunidades, as nações e o mundo todo. O preocupante é que o acesso à informação como combustível para o desenvolvimento ainda não está disponível a todos. Além disso, a capacidade crítica dos cidadãos em usar a comunicação e informação, voltada ao desenvolvimento sustentável, para a promoção do diálogo intercultural e para criar um mundo mais inclusivo está longe de ser global.

A iniciativa UNESCO MIL Clicks é um movimento das mídias sociais criado para possibilitar e estimular formas inovadoras, criativas e não formais de aprendizagem sobre AMI e também sobre o diálogo intercultural. Os jovens constituem o público alvo do MIL CLICKS. Aprenda mais e junte-se ao movimento aqui. A iniciativa foi iniciada pela UNESCO em cooperação com a Comissão Europeia, o Governo da Arábia Saudita, USP, Centro Sérvio de Educação em Mídia e muitos outros parceiros.

Links relacionados:

Site oficial da MIL Week  (em inglês)

UNESCO no Brasil – MIL Week  (em português)

Site MIL CLICKS (em português)

Dani Marino

Dani Marino é pesquisadora de Quadrinhos, integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial - ASPAS. Formada em Letras, com habilitação Português/Inglês, atualmente cursa o Mestrado em Comunicação na Escola de Artes e Comunicação da USP. Também colabora com outros sites de cultura pop e quadrinhos como o Minas Nerds, Quadro-a-Quadro, entre outros.

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