[Star Wars] O que significa o selo Legends, presente em livros e quadrinhos de Star Wars?

Você já reparou que muitos livros e quadrinhos da saga Star Wars possuem um selo dourado na parte superior da capa com a inscrição Legends? O que esse selo significa e qual a importância dele na sua decisão de qual obra de Star Wars comprar?

[imagem 1]

A origem do Legends aconteceu com a compra da Lucasfilm pela Disney, em 2014. Além dos seis filmes lançados até então, a casa do Mickey Mouse se deparou com uma infinidade de títulos produzidos informalmente sobre a saga em diversos formatos, principalmente livros e quadrinhos.

Ao perceber a rentabilidade desse universo expandido de Star Wars criado em sua maioria por fãs (se havia muitos títulos, é porque havia muito público), a Disney resolveu lançar seus próprios livros, quadrinhos, jogos e afins, só que dentro do cânone da franquia. Com isso, as novas obras do universo expandido deixaram de ser especulações ou imaginações de fãs sobre o que poderia ter acontecido. Há agora uma equipe de artistas (escritores, desenhistas, desenvolvedores de games etc) escolhidos a dedo que trabalham junto às mentes criativas por trás dos novos filmes.

Um grande ganho com essa centralização é ser possível um personagem “nascer” no livro e aparecer em um jogo de videogame, em um quadrinho ou em um filme oficial. Ou um fato acontecido em um game ter uma implicação em um futuro livro.

E o Legends, afinal de contas?

Para diferenciar todo o material que havia sido produzido antes da compra da Lucasfilm pela Disney, as obras possuem o selo Legends. E o nome do selo foi escolhido justamente para dar uma ideia de lenda: pode ou não ter acontecido.

Então, quando for comprar uma obra de Star Wars e ver o selo Legends, saiba que aquela história não faz parte do cânone, que é uma invenção de algum fã. O que (é bom ressaltar) não tira o mérito de ser um bom livro, quadrinho ou jogo de videogame. Se você pretende ser mais assertivo e focar apenas no cânone, então vá nas obras que não possuem o selo Legends. Alguns exemplos são o recente jogo Star Wars Battlefront, a trilogia Aftermath (cujo primeiro livro saiu no Brasil com o título Marcas da Guerra) e o quadrinho Darth Maul: O Filho de Dathomir.

Vale ressaltar que a novelização da trilogia original de Star Wars (lançada no Brasil pela editora Darkside, com Darth Vader na capa) não faz parte do universo expandido da franquia, mas é uma adaptação dos Episódios IV, V e VI para o formato de livro. A prática de novelizar filmes era muito comum no período de lançamento dos primeiros filmes (décadas de 1970 e 1980) e foi encomendada pelo próprio George Lucas na época.

João Paulo Balbino

 

Colaborador

Colaborador não é uma pessoa, mas uma ideia. Expandindo essa ideia, expandimos o domínio nerd por todo o cosmos. O Colaborador é a figura máxima dos Iluminerds - é o novo membro (ui) que poderá se juntar nalgum dia... Ou quando os aliens pararem com essa zoeira de decorar plantações ou quando o Obama soltar o vírus zumbi no mundo...

Deixe um comentário