[Star Wars] Iluminamos: Turma da Mônica – Clássicos do Cinema nº 4

Aproveitando que o novo episódio de Star Wars já estreou em quase todo o mundo, que tal voltar um pouco no tempo e esmiuçar esta que foi a primeira homenagem dos nossos mais famosos personagens dos quadrinhos à esta saga intergaláctica?

12359290_922084747839748_575898145_o
É bom lembrar que, apesar desta edição ser datada do mês de outubro de 2007, esta história foi publicada originalmente no Gibizão da Turma da Mônica nº 8, que chegou às bancas em dezembro de 1997. Esta coleção, publicada pela Editora Globo em formato A3 e papel couché, trouxe as primeiras paródias cinematográficas da nossa turminha e apenas algumas delas foram republicadas pela Panini. Aqui temos uma fiel adaptação, na medida do possível, do clássico Uma Nova esperança: as cenas principais e seus personagens constam nas 44 páginas em que a história se estende, com o bom humor costumeiro da turminha, que usa guarda-chuvas no lugar de sabres de luz. Os cenários mais famosos da película estão aqui junto com todas as principais cenas.

Infelizmente, a publicação não possui um glossário de referências, e isso acaba dificultando quem não conhece os personagens ou a saga completa, captar ideias e referências a outros filmes, além de algumas passagens exclusivas.

A vasta quantidade de personagens criados por Maurício de Sousa encontra seu espaço. Mônica e Nimbus aparecem em seus papeis designados se saem muito bem. Capitão Feio de Darth Vader foi de longe a melhor escolha, seguida pelo floquinho sendo Chewbacca. É como se a nossa turminha fosse criada especialmente para isso, porque tudo se encaixa muito bem.

Por ser um quadrinho destinado a crianças, teve que fazer suas devidas adaptações. A Morte de Obi-Wan Kenobi é totalmente modificada para não chocar a faixa etária destinada. Decepcionante? Acho que não. Compreensível. Mas ainda assim, acho que faltou alguma coisa. Condensar um filme em menos de 50 páginas é muito complicado, as próprias sagas publicadas nos anos 70 pela Marvel são completas, porém com muito mais espaço para serem desenroladas.

Este foi apenas o primeiro capítulo das paródias da Turma, que viria a completar a trilogia clássica do cinema e, recentemente, publicar uma edição homenageando o Episódio I – A Ameaça Fantasma. É muito provável que os episódios II e III (que eu menos gosto) estejam em produção, e em breve cheguem por aí. Mas como eu disse, outras três adaptações foram feitas… Mas isso é assunto para outras postagens.

Nota: 9.

Mawa

Colaborador

Colaborador não é uma pessoa, mas uma ideia. Expandindo essa ideia, expandimos o domínio nerd por todo o cosmos. O Colaborador é a figura máxima dos Iluminerds - é o novo membro (ui) que poderá se juntar nalgum dia... Ou quando os aliens pararem com essa zoeira de decorar plantações ou quando o Obama soltar o vírus zumbi no mundo...

Deixe um comentário