Star Wars: A Origem da Rebelião e da Nova Republica (Cânon)

Você está visualizando atualmente Star Wars: A Origem da Rebelião e da Nova Republica (Cânon)
Símbolo da Aliança Rebelde

A rebelião nasceu logo após a criação do Império Galático no lugar da República, temendo os poderes extraordinários do agora chamado Imperador Palpatine, um grupo pacifico de políticos chamado a Delegação dos 2 mil, era uma minoria de senadores que, apesar de terem apoiado o Chanceler  – e agora Imperador – Palpatine no passado com suas reformas políticas, militares e econômicas para acabar com a corrupção e trazer estabilidade da republica, temia que o aumento de seus poderes pudesse levar a algo bem pior do que a guerra com os separatistas. Esse movimento começou durante as reformas políticas que levariam ao Império (Episodio III – A Vingança dos Sith),  seus lideres eram Padmé Amidala (ex rainha de Naboo e senadora do sistema), Mon Mothma  e Bail Organa (que seriam os lideres da chamada Aliança Rebelde). Porém, Palpatine tinha uma imensa popularidade como político, considerado um homem honesto, e que conseguiu estabilidade com o fim da guerra com os separatistas através de seu exercito de clones, após a tentativa frustrada de sua prisão pelos Jedi, Palpatine se proclamou imperador e, mostrando as marcas de seu conflito, declarou os Jedi traidores da república. Grande parte da população tinha ressentimentos quanto aos aos Jedi, que tinham estado no centro de vários conflitos. Sendo o líder separatista Conde Dookan um ex Jedi, muitos consideraram que a religião Jedi era perigosa e que um estado laico, sem sua interferência, seria melhor. Após os ataques, as pessoas começaram a ver aquilo como um óbvio golpe dos Jedi para tomar o poder, muitos concordaram com o expurgo dos Jedi. Apesar disso a crença na Força crescia, as igrejas da Força começaram a ser perseguidas e seus membros vistos como inimigos do Império, o que fez muitos deles se aliarem com a recém formada “Rebelião” contra o Império.

Os Lideres da Delegação dos 2 mil que viraram os lideres da Rebelião contra o Império

Após os ataques do expurgo dos Jedi, o Imperador Palpatine iniciou grandes atos de espionagem industrial, e o poder do Império estatizou quase todas as empresas privadas da Galáxia, comprando-as por preços abaixo do mercado, usando táticas de chantagem e intimidação para forçar a venda pelos empresários. Sendo assim, o Império conseguiu dinheiro para começar a pagar sua infraestrutura e simplesmente ignorar suas dívidas por um tempo, já que a criação do exercito dos clones tinha levado quase à falência da República. Foi instituído o treinamento e recrutamento de tropas, devido à crise financeira que se abateu na galáxia. Graças aos desmandos na economia provocados pelo Império, muitas pessoas começaram a tentar ingressar na Academia imperial (incluindo Luke Skywalker, que chegou a passar nos testes e desistiu de ingressar devido aos desejos de seus tios) Em contrapartida, muitos ex-empresários ingressam no contrabando e usam sua influencia e recursos para financiar a rebelião, dando equipamentos e armas de graça com a promessa de que receberiam parte de suas empresas de volta, quando a República de volta. Muitas células desorganizadas da rebelião começaram a atacar o Império, mas sem uma estratégia ou táticas aprimoradas, apenas destruindo ou roubando propriedade imperial. Isso mudou quando Bail Organa começou a usar sua influencia para unir empresários e contrabandistas junto aos rebeldes. Essa união modificou e unificou as células rebeldes em ataques organizados que começaram finalmente a ferir o império. Os empresários foram os responsáveis na ajuda dos cientistas e engenheiros rebeldes para criar os caça X-Wing, símbolos da Rebelião.

Almirante Ackbar (em cima) e Saw Gerrera (embaixo) foram vitais para os sucesso da Aliança Rebelde

Mon Mothma se dedicou a fazer alianças políticas em segredo, assim como ensinar Leia Organa sobre política e estratégia. Em meio a isso tudo, um ex-soldado das guerras contra os separatistas, chamado Saw Gerrera, se destacaria entre os rebeldes por suas táticas de guerra contra o Império. Ganhando papel de destaque na rebelião, ele uniria as pessoas que ainda acreditavam na religião da força para recruta-los na rebelião, após a mudança de táticas de guerrilha para ataques centralizados, a Rebelião começou a ser temida e vista como uma esperança, assim vários mundos começaram a se unir a ela, inicialmente em segredo e depois abertamente. Os Mon Calamari foram os primeiros a assumir publicamente sua postura contra o Império; usaram sua tecnologia para criar cruzadores para a rebelião, seu maior cruzador foi usado como nave capital para a Rebelião, assim ficando envolvida nos maiores conflitos contra o Império. Os separatistas sobreviventes (que eram poucos e ainda perseguidos pelo Império) venderam informações de localizações de equipamentos, armas e veículos, alguns até mesmo se unindo à causa Rebelde.

Han Solo, Leia Organa e Jedi Luke Skywalker os heróis da Nova Republica

Saw Gerrera mais tarde cuidaria da filha do criador da Estrela da Morte chamada Jyn Erso. Seu pai tinha feito uma falha proposital na Estrela da Morte, um grupo de rebeldes liderados por ela organizaria um ataque em larga escala para pegar os dados da primeira Estrela da Morte com a sua falha (Rogue One), essa seria a primeira grande vitória contra o Império que levaria à destruição da estrela da morte por Luke Skywalker ( Episodio IV – Uma Nova Esperança), com essa vitória, diversos outros mundos e sistemas se uniriam abertamente contra o Império.

Com a destruição de Alderaan e a morte de Bail Organa, assim como outros lideres da Rebelião, o poder ficou quase totalmente nas mãos de Mon Mothma que, apesar de indiscutível líder, tinha problemas de elaborar estratégias contra o Império. O Almirante Ackbar começou a se destacar por suas estratégias vitoriosas contra o império, muitos o viam como sucessor de Bail organa ao lado de Leia Organa, apesar disso ele foi deixado de lado devido ao preconceito pelo fato de não ser um humano, isso levaria a diversos questionamentos dentro da Rebelião. Foi ideia de  Mon Mothma criar uma base para se reagrupar no planeta gelado de Hoth, onde mais tarde o Império atacaria, isso levou o Almirante Ackbar se tornar o líder militar da Aliança Rebelde, que transformou Leia, Han Solo e Luke Skywalker em generais, o que foi muito questionado pois eram muitos jovens, mas eles eram considerados heróis por muitos da rebelião e foram vitais para o sucesso da mesma.

O Simbolo da Nova Republica

Devido ao fato de o Império ter se transformado em uma autocracia voltada à figura do Imperador, após a destruição da segunda estrela da morte onde o Imperador e Darth Vader estavam, o império começou a se fragmentar, ficando desorganizado. A Rebelião se aproveitou da morte do Imperador para propagar o que aconteceu, levando ao levante de diversos sistemas. Um mês depois, os lideres da Aliança Rebelde a transformaram em Nova Republica, legitimando seu ingresso e elegendo Mon Mothma como chanceler do novo senado e Almirante Ackbar como chefe das forças militares da republica, a aliança rebelde em sua parte militar era separada em Forças Aliadas e Forças Setoriais, essa ideia fora criada por Bail Organa, quando ainda vivo. Usando estratégia militar, as Forças Setoriais seriam quase que autônomas e usariam tática de guerrilha, ajudando mundos natais próximos as suas operações, elas foram crescendo e ficando mais organizadas. Após a entrada de Saw Gerrera, as forças setoriais tinham o dever de conseguir recursos e equipamentos por si mesmas, somente pedindo ajuda em momento de grave necessidade, assim ajudando a formar a frota rebelde.

As Forças Setoriais eram a força bruta da Rebelião, espalhadas, eram um exercito de milhões de pessoas dispostas a atacar o Império até o Retorno de Jedi (Episodio VI), já a Força da Aliança era diretamente controlada pelos lideres da rebelião e eram soldados profissionais, sendo assim focados em construir uma frota rebelde que fosse suficiente para combater o Império em segredo. Aí estava o exercito da Aliança Rebelde, bem como sua frota de naves capitais e caças, ao contrario do Império, que impediu o ingresso de não humanos na liderança de suas forças (com exceção do almirante thrawn), a aliança rebelde precisava desesperadamente de qualquer um, assim recrutando pessoas de diversos mundos e raças, cada raça tinha sua própria tática de batalha, o que deixava as estratégias da rebelião mais dinâmicas, ao contrario das imperiais. Sem falar que os imperiais normalmente tinham seus almirantes mortos por Darth Vader devido a falhas. Isso fragilizaria o Império em relação a estratégias, se comparado à aliança rebelde, que tinha menos pessoal porem táticas melhores, que normalmente venciam as do império.

O Simbolo da Resistência

Após a criação da Nova Republica o Almirante Ackbar uniu todas as forças e as dividiu em setores de atuação. Os Rebeldes que atuaram nas Forças Setoriais tiveram o seu reconhecimento, sendo convidados a se juntarem à frota e ao exercito da Nova Republica. Mais tarde Mon Mothma iria propor uma anistia a aqueles do Império que se entregassem, sendo eles incorporados à Nova Republica em cargos semelhantes, em troca de todos seus recursos militares, a serem entregues à Nova Republica. Tal fato levou à revolta de muitos membros da rebelião, incluindo o Almirante Ackbar. Todos tiveram que aceitar para que a guerra tivesse realmente um fim. Os imperiais não acreditavam que Darth Vader tinha traído e matado o Imperador, a maioria acreditou que Luke Skywalker tinha matado os dois. Assim, o medo de Luke fez muitos aceitarem o acordo de anistia, os que não concordaram saíram do território da República fugindo e mais tarde dando apoio à criação da primeira ordem. Ackbar, por sua vez, criou as forças especiais da republica, formadas por soldados especializados de destaque como Luke Skywalker, Han Solo e Leia Organa. No entanto, o agora Cavaleiro Jedi iria sair para continuar seu treinamento e Leia Organa começaria a formar sua própria força paramilitar para caçar imperiais que ficaria conhecia como a Resistência. Após o fim do Império e o surgimento da Primeira Ordem, muitas das forças especiais republicanas se juntaram à Resistência por acreditar na erradicação completa dos ideais imperiais que agora representavam uma nova ameaça com a Primeira Ordem.

Este post tem um comentário

  1. Edalmir Biscaia Das Neto

    Mano, manda mais desse canon lindo que ta pouco!!!

Deixe um comentário