Rock, Metal e Quadrinhos!

Muitos fãs de Heavy Metal curtem histórias em quadrinhos. E muitos fãs de HQs gostam do bom e velho “rock pauleira”.

Aproveitando a sinergia entre as duas mídias, o mundo do entretenimento já nos agraciou com esta combinação entre Metal e Quadrinhos algumas vezes. Que tal conhecer alguns belos exemplos desta união?

Então, pegue os fones de ouvido, aumente o volume no máximo e chame a galera para aquele mosh pit saudável!

 

MEGADETH – Holy Wars… The Punishment Due e Killing Is My Business… And Business Is Good

Para começar a lista, que tal duas pedradas do Megadeth sobre um certo Justiceiro que não tem medo de fazer o que for necessário – sequestrar e assassinar, por exemplo – para obter sucesso em sua guerra solitária contra o crime?

 

THE TRAITS – Nobody Loves The Hulk

Aparecendo através de pequenos anúncios da Marvel em 1969, e até mesmo em histórias do personagem na mesma época, esta excelente música sobre o Gigante Esmeralda era também uma metáfora sobre o preconceito racial dos anos 60. Um trecho da música diz:

“We don’t allow no green skin people in here!” / “Nós não permitimos ninguém de pele verde aqui!”

 

SUICIDE – Ghost Rider

As aventuras de Johnny Blaze, o motoqueiro que vendeu sua alma ao diabo e tornou-se o Motoqueiro Fantasma, já estava no mercado por cinco anos, quando os eletro-punks de NYC fizeram este som homenageando o personagem.

 

MONSTER MAGNET – Ego The Living Planet

O líder da banda Monster Magnet, Dave Wyndorf – um fã de histórias em quadrinhos dos anos 60, e do co-criador do Ego, Jack Kirby – além de homenagear o personagem das HQs, complementa: “Os personagens da Marvel se tornaram metáforas pra mim, porque as músicas de fato são sobre eu mesmo, minha vida e meu subconsciente”.

 

ANTHRAX – I Am The Law

Com uma sucessão de riffs adequadamente imponentes, os reis do Thrash de Nova York fizeram este tributo memorável ao Juiz Dredd, “um homem tão durão que de suas veias sangra gelo” / “a man so hard, his veins bleed ice”.

 

ICED EARTH – The Dark Saga (álbum)

Jon Schaffer, líder do Iced Earth e grande fã do Spawn se aproximou do criador do personagem, Todd McFarlane, inicialmente com a intenção de escrever uma música para o filme do Soldado do Inferno. Os planos iniciais acabaram não dando certo, porém, quando McFarlane concordou em criar para a banda uma capa de álbum baseada no Spawn, Schaffer decidiu fazer um álbum todo sobre a Saga Sombria do ex-oficial da CIA, Al Simons.

 

ICED EARTH – V

Ainda falando de Iced Earth, mas agora de sua formação mais atual com Stu Block nos vocais, temos outra obra fantástica baseada em quadrinhos. Desta vez somente uma música, sobre o protagonista de V de Vingança. A homenagem é tão bem-feita que você fica inspirado tanto quanto se estivesse lendo a HQ ou assistindo ao filme.

“Remember the idea, not the man.”

 

HORSE THE BAND – A Million Exploding Suns e The Red Tornado

O grupo Horse the Band também já gravou duas músicas sobre super-heróis. A Million Exploding Suns, que conta com uma letra fantástica, fala sobre o “Superman” com sérios problemas psicológicos da Marvel. Quem é fã do Sentinela vai ouvir esse som repetidas vezes com certeza. E a outra música da banda fala sobre o personagem da DC Comics, Tornado Vermelho.

 

THE KINKS – Catch Me Now I’m Falling

Encontrando no Capitão América um ótimo simbolo americano para criar uma música sobre, o Kinks insere o alter-ego de Steve Rogers no seguinte trecho da música:

“Now I’m calling on citizens from all over the world / This is Captain America calling / I Bailed you out when you were down on your knees / So will you catch me now I’m falling.”

“Agora estou invocando cidadãos do mundo todo / Aqui é o Capitão América / Eu os resgatei quando vocês estavam de joelhos / Então vocês vão me pegar, agora que estou caindo.”

 

CRASH TEST DUMMIES – Superman’s Song

Banda dos anos 90, mais famosa por seu hit “Mmm Mmm Mmm Mmm“, eles também escreveram uma ode ao filho de Krypton, que culminou nessa lindíssma canção.

 

JOE SATRIANI – Surfing with the Alien (álbum)

Trabalho de grande sucesso no final dos anos 80 pelo virtuoso guitarrista Joe Satriani. A arte da capa deste LP foi retirada diretamente dos quadrinhos do Surfista de 1982. Uma arte dinâmica e fantástica, como qualquer outra obra de Jack Kirby, que adivinha só: Não recebeu um centavo pela arte emprestada ao LP de tanto sucesso. Já a Marvel, enchia os bolsos.

 

PINK FLOYD – Cymbaline

Há um trecho nesta música do Pink Floyd que diz: “And Doctor Strange is always changing size” / “E o Dr. Estranho está sempre mudando de tamanho”. Seria uma referência dúbia, se eles não fossem fãs declarados do personagem, botando até o Stephen Strange na capa de um de seus álbuns.

 

KIRBY KRACKLE – Ring Capacity

Voltando ao tema Jack Kirby, temos esta banda cujo nome é emprestado de um estilo visual que o Rei usava para ilustrar o que seria energia ou cenários no espaço, o famoso Kirby Krackle/Kirby Dots. Eles fizeram esta homenagem ao Lanterna Verde. O som é viciante!

 

BLACK SABBATH – Iron Man

Embora inicialmente esta música não tenha sido escrita para homenagear o hoje famoso personagem da Marvel, é impossível não relacioná-la com o Homem de Ferro. E seria injusto ela não fazer parte dessa lista.

 

GREEN JELLY – Carnage Rules

Mas agora vamos ao que realmente importa? A melhor música sobre o melhor personagem de todos os tempos segundo eu mesmo. “Carnage Rules” é a primeira música do álbum “333” de 1994 da banda Green Jelly, famosa pela música dos Três Porquinhos que tocava exaustivamente na MTV em seus bons tempos.

Esse som também apareceu na trilha sonora do jogo Maximum Carnage, clássico do Super Nintendo e Mega Drive.

 

E aí, gostou da lista? Lembra de alguma música de Rock/Metal baseada em personagens de quadrinhos que ficou faltando? Então comente aí.

E fiquem de olho, pois este post terá uma continuação!

Eu sou o caos, senhor Kurtz, caos! E o resto do mundo não irá admitir que é exatamente como eu.       "Listen all you fools. Don't you know that Carnage rules?"