Que Deus de Abandone, de André Diniz e Tainan Rocha

Você está visualizando atualmente Que Deus de Abandone, de André Diniz e Tainan Rocha

Em 2012, o Rio de Janeiro virou notícia internacional e assunto de provas de redação no país devido a um dos maiores “desastres naturais” do país –  os deslizamentos que ocorreram na região serrana do estado, próxima a Petrópolis. Apesar do tratamento de “tragédia natural”, as evidências deixaram claro que não havia nada de natural nas mortes de dezenas de pessoas, já que as casas haviam sido construídas em um lugar que um dia serviu de aterro sanitário.

Esses deslizamentos continuam ocorrendo todo ano e ações para remoção e melhor acomodação dos moradores da região caíram no esquecimento. No entanto, os quadrinistas André Diniz e Tainan Rocha fizeram questão de registrar sua perspectiva do que seria um dia na vida das pessoas que perderam tudo e mais um pouco em um desses eventos.

Que Deus te Abandone se passa durante uma tempestade que atinge uma dessas regiões de risco no Rio de Janeiro. Em um dia comum, Bárbara se vê diante de vários dilemas, inclusive sobre salvar ou não a vida de um cidadão odiado pela comunidade, mesmo que sua escolha lhe custe sua própria reputação entre os colegas.

Por mais que muitos de nós estejamos distantes da realidade que atinge milhões de pessoas no Brasil todo ano, o que os artistas propõem é um exercício de empatia, de se colocar no lugar do outro mesmo e tentar imaginar o que faríamos diante dos mesmos dilemas. Quando a morte está diante dos seus olhos, quando você se encontra diante de uma pressão que envolve fazer escolhas morais, o que será que consideraria na hora de tomar suas decisões?

É impossível não se identificar com os personagens e não se comover com a situação dramática em que se encontram. Será que temos o direito de decidir se alguém deve morrer ou viver, tendo esta pessoa cometido crimes? Será que fazer justiça com as próprias mãos é a solução?

Com um roteiro sensível e uma arte que remete à água e à lama escorrendo e levando embora esperanças e sonhos, Que Deus te Abandone oferece uma oportunidade de reflexão sem precisar se aprofundar demais em diálogos, pois o drama é sentido na medida em que as imagens se revelam.
Mais um título do selo Sesi-Quanta, com 52 páginas, foi lançado em 2015.

André Diniz é quadrinista premiado e engajado com as causas sociais. Morando atualmente em Portugal, acompanha à distância o que se passa no Brasil, sempre com muito interesse. Um pouco mais do seu trabalho pode ser conferido no site que mantém, o Muzinga: http://muzinga.net/category/andre-diniz/

Tainan Rocha é ilustrador e você pode conhecer seu trabalho aqui:
http://tainanrochailustracao.tumblr.com/

Dani Marino

Dani Marino é pesquisadora de Quadrinhos, integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial - ASPAS. Formada em Letras, com habilitação Português/Inglês, atualmente cursa o Mestrado em Comunicação na Escola de Artes e Comunicação da USP. Também colabora com outros sites de cultura pop e quadrinhos como o Minas Nerds, Quadro-a-Quadro, entre outros.

Deixe um comentário