Quando a Noite Fecha os Olhos – de André Diniz e Mario Cau

Você está visualizando atualmente Quando a Noite Fecha os Olhos – de André Diniz e Mario Cau

Lançada de forma independente em 2015, Quando a Noite Fecha os Olhos – de André Diniz e Mario Cau- já está disponível também no Social Comics, que foi onde li.

Apesar do prefácio poético do Laudo Ferreira e da admiração que tenho por ele e pelos artistas envolvidos na obra, confesso que não sabia o que esperar da HQ. Eu sabia que seria algo que me agradaria, principalmente depois da pesquisadora Cátia Ana Baldoino ter apresentado sua comunicação sobre esse trabalho no III Fórum Nacional de pesquisadores em Arte Sequencial, em 2016.

Bom, minha intuição estava certa – realmente me encantei com a HQ. Por se tratar de uma perspectiva bem poética e com elementos surreais, como objetos que conversam com o protagonista Camilo, o leitor tem que estar com a mente o o coração abertos para entender que os recursos gráficos e narrativos, são imprescindíveis para conferir à obra uma leveza na hora de abordar temas delicados como depressão e orientação sexual.

Camilo é acometido por um estranho mal – há algum tempo não consegue ver o sol, apenas a lua é sua companheira constante, dia e noite. Por meio dos diálogos que trava com objetos inanimados, entendemos que recorrer às metáforas visuais, como mencionado pela pesquisadora Cátia Ana, é um belo recurso para guiar o leitor através dos problemas enfrentados por Camilo.

De forma leve e fluída, vamos conhecendo o protagonista e suas angústias, para entender que a falta do sol em sua vida ou mesmo o constante mau-humor estão relacionados a alguns traumas que ele precisa superar. A morte de um tio, obrigando Camilo a voltar à sua cidade e rever seus pais, pode ser a oportunidade para enfrentar seus fantasmas e começar a se recuperar.

Quando a Noite Fecha os Olhos é resultado de uma parceria muito feliz que espero que se repita mais vezes. A sensibilidade dos artistas envolvidos é notada a partir da escolha do tema da HQ, que envolve lidar com nossos monstros e entender que nossos problemas não deveriam definir quem somos. Principalmente, é uma história que nos lembra que quando menos esperamos, o sol pode voltar a brilhar e que tudo vai ficar bem.

Dimensões:2.00cm x 16.00cm x 25.00cm

Editora:ZARABATANA BOOKS ISBN:859176501X

ISBN13:9788591765010

Número de páginas:72

Encadernação:Brochura

André Diniz (Via Social Comics)

André Diniz é roteirista e ilustrador de HQs. Brasileiro, reside atualmente em Portugal. Publicou no Brasil, Portugal, França e Inglaterra, somando mais de 30 títulos e 20 prêmios. Entre seus trabalhos mais conhecidos, estão Fawcett, 7 Vidas, O Quilombo Orum Aiê, Morro da Favela e A Cachoeira de Paulo Afonso. Mais HQs de André Diniz podem ser lidas também pelo site Muzinga :: www.muzinga.net

Mario Cau (Via Social Comics)

Quadrinista e ilustrador, um artista compulsivo e multitarefa: desenha desde sempre e nunca parou. Acredita nas Histórias em Quadrinhos como forma poderosa de comunicação, expressão e arte: são sua linguagem e sua voz. Começou sua produção autoral com a série Pieces, sobre os pequenos momentos cotidianos, convidando o leitor a uma reflexão sobre os mesmos. Pieces foi indicada ao Troféu HQMIX (Publicação Independente de Autor e Desenhista Revelação). Foi membro do premiado coletivo independente Quarto Mundo, onde publicou Burocratia e By the Southern Grace of God. Participou de várias revistas e antologias, no Brasil e no exterior, como Nanquim Descartável, Café Espacial, Quadrinhópole, Contos da Madrugada, Machado, Short Stack, Heavy Metal, Negative Burn, Layer Zero, Front, Vad Gor de Nu, Feira da Fruta em Quadrinhos, Monotipia, entre outros, e publicou pela Balão Editorial a edição especial NÓS. Participou dos projetos MSP+50 e Mônica(s), em homenagem aos cinquentenários de carreira de Maurício de Sousa e da personagem Mônica, respectivamente, e da exposição e livro Ícones dos Quadrinhos. Ilustrou a adaptação para HQs de Dom Casmurro, de Machado de Assis, com roteiro de Felipe Greco. Obra contemplada com o edital ProAC, e publicada pela Devir, Dom Casmurro venceu o Prêmio Jabuti em 2013 nas categorias “Ilustração”, em segundo lugar, e “Livro Didático e Paradidático”, em terceiro lugar; e também foi premiada com o Troféu HQMIX, em 2014, na categoria “Adaptação para Quadrinhos”. Produz a elogiada série de webcomic Terapia, com Rob Gordon e Marina Kurcis, para o portal Petisco. Terapia ganhou o Troféu HQMIX na categoria “Web Quadrinho”, e virou livro após uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo no site Catarse. Terapia Vol. I foi publicado pela Editora Novo Século e indicada ao Troféu HQMIX, também em 2014 e 2015, nas categorias “Edição especial nacional”, “Desenhista Nacional” e venceu novamente a categoria “Web Quadrinho” em 2014. Em 2014 participou de antologias como Feitiço da Vila – a poesia de Noel Rosa em Quadrinhos, Cripta do Shogum e Um Rock para Caçador; além de ter lançado sua mais recente graphic novel, Morphine, que foi indicada ao Troféu HQMIX na categoria “Melhor Publicação Independente One-Shot”. Como ilustrador, atende diversos clientes particulares, editoras, agências de publicidade e produtoras culturais. É professor de HQ, Ilustração e Desenho Artístico na Pandora Escola de Artes em Campinas – SP, onde reside atualmente. http://mariocau.wix.com/mario-cau

Dani Marino

Dani Marino é pesquisadora de Quadrinhos, integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial - ASPAS. Formada em Letras, com habilitação Português/Inglês, atualmente cursa o Mestrado em Comunicação na Escola de Artes e Comunicação da USP. Também colabora com outros sites de cultura pop e quadrinhos como o Minas Nerds, Quadro-a-Quadro, entre outros.

Deixe um comentário