Qual é a do Minecraft?

Você está visualizando atualmente Qual é a do Minecraft?

Quando comecei a estudar academicamente a área de games, passei a assistir a vídeos com gameplays no Youtube (mais sobre isso, clique aqui). Foi lá que conheci o famoso Minecraft.

Minecraft, se você não conhece, é um jogo para NES. Ops! Quero dizer: para PC (tablet, celular e Xbox). Nele, o jogador controla um minerador com o objetivo de… Bem, com o objetivo de fazer alguma coisa quebrando e montando blocos. Sim, blocos. O jogo é formado por cubos com os quais o jogador pode trabalhar, criando novos materiais ou simplesmente organizando-os um sobre os outros a fim de construir alguma coisa. Não há objetivos específicos, apenas sobreviver à fome e aos monstros noturnos.

gp1Há modos mais complexos que acrescentam narrativa e missões. Os próprios jogadores podem criar mapas e disponibilizá-los na internet – particularmente, acho muito mais interessante jogar Minecraft usando estes mods. Nos vídeos que assistia, os Youtubers misturavam campanhas de sobrevivência e testes com novos mapas.

O que me intrigou nestes canais foi a popularidade dos vídeos exclusivos de Minecraft, as pessoas definitivamente adoram assisti-los. Fiz uma rápida pesquisa em um canal e percebi que o número de visualizações aumentava muito quando o assunto era este:

Visualizações dos vídeos de Minecraft = 231.272; 162.990; 216.809.

Visualizações de outros vídeos = 7.968; 80.535; 64.111.

Eu acho legal assistir a estes vídeos, mas nada demais. Passatempo divertido, assim como quando tratam de outros jogos. Então, por que essa fascinação em relação ao Minecraft? O que ele tem de especial?

gp2Decidi jogá-lo e descobri o seguinte: nada. O gráfico é (propositalmente) fraco. Depois de um tempo, tudo quadrado começa a irritar. O gameplay é monótono: quebra uns blocos, coloca no workbench, foge de uns bichos, mata umas vacas, quebra mais uns blocos – e por aí vai até você conseguir construir sua casa. Daí, parte para mais quebra de blocos, crafting, explosão de creepers, fome e matança de galinhas e mais bloquinhos para sua casa (que se transformou em um castelo). Segue, por fim, na morte do seu personagem, perda de vários itens raros e um spawn que te coloca tão longe da sua casa que você terá de começar tudo de novo: blocos, crafting, monstros, fome, casa.3419530

Além do fato do conteúdo ser ligeiramente infantil… Porquinhos fofinhos, monstrinhos cuti-cuti e as lógicas simplistas dos elementos passíveis de interação (affordances) – corta-se uma árvore com as mãos, minera-se pedras com picareta de madeira ou diamante com uma de ferro…

Para minha surpresa, apesar de não conseguir jogá-lo por mais de meia hora, percebi que gosto dos gameplays de Minecraft. O que me leva a seguinte conclusão: considerando que ocorre comigo, então posso usar para entender o que acontece com outros jogadores (acadêmicos dirão que não posso chegar a esta conclusão sem fazer pesquisa empírica, mas como isso não é um texto acadêmico, não estou nem aí), a mágica por trás do fascínio por vídeos sobre Minecraft chama-se Edição. Isso mesmo, montagem. Cortes e mais cortes com o objetivo de eliminar as partes chatas (cerca de 80% do gameplay) e/ou uma narração em off que transfere a atenção da ação sonífera ao que o narrador está dizendo.

Jogar é chato, por isso apelamos para os gameplays editados e comentados. Muitas vezes são produzidos em multiplayer, tornando ainda mais interessante, pois podemos ver discussões e brigas – um dos elementos fundamentais dos jogos: competição. Sem ela, qualquer jogo fica chato. Claro que você pode criar uma disputa consigo mesmo, vencendo os próprios desafios (como definir como objetivo conseguir um emprego em The Sims…), mas não é a mesma coisa. Legal é vencer dos outros, bater o sistema, gritar chupa para a porcaria dos NPCs.

Esta conclusão (Minecraft é chato pra carai), por sua vez, fez-me chegar a outra questão: ou os Youtubers de Minecraft são loucos ou são extremamente profissionais, sofrendo para criar conteúdo a partir de um material bruto que faria até minha filha de 20 dias dormir a noite toda (que nem o leitinho da mamãe conseguiu ainda…). Eu ainda não consegui decifrar esta questão.

E que venham os fanboys

Gustavo Audi

Se fosse uma entrevista de emprego, diria: inteligente, esforçado e cujo maior defeito é cobrar demais de si mesmo... Como não é, digo apenas que sou apaixonado por jogos, histórias e cultura nerd.

Este post tem 54 comentários

  1. Edu Aurrai

    Caraca, valeu Audi, sempre quis saber qual que era a dessa parada. Vejo que não perdi muito indo atrás.

    1. Gustavo Audi

      E o pior é que esse jogo não é leve não…

      1. sara dias

        Ô cara,eu aceito sua opnião mais,o minecraft é um jogo ótimo(se bem q eu acho ele um jogo bem tosco sem mods)mais tem muitagente,MUUUUITA gente mesmo q gosta e MUUUITO de jogar. EX:eu,meu irmão,tio,tia. e mais!!! é só o q comentão lá na escola

  2. Fernando de Melo

    ahsduahhau, gostei do “estudar academicamente a área de games” e da espera dos fanboys! Fiquei esperando ver comentários de fanboys =/

    Meu sobrinho de 10 anos me mostrou esse jogo…não precisa estudar academicamente e ver os videos no youtube pra saber um dos motivos da procura de views: é a criatividade de cada gamer no jogo e a competição online. O jogo desperta diferenças com o que pode se fazer com elementos básicos, construções e “matéria-prima” e interessante que é muito “porcaria” pra ninguém ter pensado nisso. Quem chegou perto do modo “alone e construindo” foi oq vc falou mesmo, The Sims. Parabéns pelo post, vender LEGO e Pequeno Engenheiro pra essa geração ainda seriam exemplos melhores que por um jogo desses no pc. Meu sobrinho que me perdõe, rs.

    1. Gustavo Audi

      Eu não estudo Minecraft. Minha pesquisa é em cibercultura, não pedagogia… hehe

      1. Fernando de Melo

        “Estudar minecraft, estudar academicamente, pedagogia, pesquisa em cibercultura”!! Pela resposta eu praticamente sou um pedagogo e não sei! Death, se tiver área de pedagogia aqui, estou dentro! rs

        Ta malz em bro, boa sorte nos estudos.

        1. Gustavo Audi

          Pô, mal? Meu objeto de estudos envolve jogar videogame e assistir a outros jogando. Desde que o estudo de caso não seja o Minecraft, estou super bem…

    2. MaxRicardi

      verdade, podiam brincar de lego. eu tenho lego até hoje

  3. MaxRicardi

    “a mágica por trás do fascínio por vídeos sobre Minecraft chama-se Edição”

    os caras fazem um jogo bunda e ganham milhões porque a gente MELHORA o jogo?

    1. Gustavo Audi

      Tudo se resume à metodologia de vendas. Infelizmente, não é porque faz sucesso que é bom. Com Minecraft, acredito que o discurso de que a criatividade do usuário é o motor que faz o jogo ser bom transfere para nós toda a responsabilidde da avaliação. E isso é um pouco injusto, pois cria a ilusão de que o jogo não é bom porque não fomos criativos o suficiente…

    2. Eduardo machado

      Faz um jogo melhor, eu jogo minecraft a 3 anos, voce nem conhece o game cala a boca sua criança de merda.

      1. MaxRicardi

        você joga minecraft HÁ 3 anos, e deve ser um bosta há muito mais de 3. um abraço

  4. Fabio Lizak

    Texto bem escrito, parabéns. Porém, gostaria de deixar minha opinião sobre alguns pontos que você expõe no texto. Acho que gostar ou não de Minecraft é diferente do jogo ser ruim. Digo isso porque pra mim R.T.S. e MOBA é chato. Não me empolga nem um pouco acompanhar uma batalha épica com milhares de personagens se enfrentando se eles parecem formigas vistas de cima. Eu quero estar lá no meio da batalha, na muvuca rsrs. Mas nem por isso acho que o sucesso de League of Legends, Starcraft, Age of Empires e etc… seja devido a edições de vídeo bem feitas, ou o fato de que existem muitas pessoas de mau gosto. Além disso, no caso de Minecraft, estamos falando de muitos e muitos vídeos, canais, youtubers, parcerias com Machinima… Tudo isso fazendo vídeos de Minecraft. Difícilmente tantas pessoas conseguiriam gerar tanto conteúdo e tanto alcance editando um jogo chato para parecer divertido. Jogos MOBA e R.T.S. simplismente tem o seu público e eu não faço parte dele, assim como você não faz parte do público de Minecraft, nada demais. Um Abraço. 😉

    1. Gustavo Audi

      Na verdade, o que eu afirmo é que o sucesso dos videos se deve ao poder da edição. Já o sucesso do jogo propriamente dito, isso eu não sei (a conclusão de o jogo ser ruim, de fato, é particular). Joguei para averiguar sua qualidade enquanto produto puramente audiovisual – e, neste ponto, posso afirmar que um video com um gameplay bruto não é atraente (diferente dos jogos de ação, aventura, fps, narrativos etc).

      1. Fabio Lizak

        Eu acredito que o sucesso dos vídeos se deve exatamente ao público que gosta do jogo, que não é pequeno. Eu por exemplo sou viciado em Battlefield 3 que é, junto com Minecraft, um dos jogos com o maior número de vídeos. Portanto eu gosto de ver vídeos de BF3 mas isso não quer dizer que todo gamer vai gostar também. Mais uma coisa cara, sem querer ser babaca, mas videogame é interatividade. Por mais que você assista vídeos de gameplay ele não vai te trazer a mesma experiência do jogo em sí. Sei que você disse que jogou Minecraft mas segundo as suas palavras, jogou “para averiguar qualidade enquanto produto puramente audiovisual”. O maior atrativo de um game não são suas características audiovisuais e sim a interatividade. Eu já tinha ouvido falar a respeito de Minecraft, até visto um pouco do jogo mas quando eu finalmente joguei, passei a entender. Mesmo que, depois de um certo tempo eu acabei encostando o jogo, depois de jogar Minecraft minha opinião é a de que todo sujeito que se considera gamer tem que jogá-lo ao menos uma vez na vida para entender. Abraço

        1. Gustavo Audi

          O primeiro contato que tive com Minecraft foi através do Youtube. Lá, eu gostei e fiquei com vontade de jogar. Quando joguei, percebi que Minecraft, na minha opinião, é muito melhor editado e comentado do que jogado. E relaxa, não pareceu babaca. Mas para falarmos de interatividade em jogos, teríamos de abrir um fórum específico… Para começar, um jogo tem que ser participativo, não necessariamente interativo – assim, uma das características básicas dos jogos é a atividade. Além disso, a qualidade audiovisual é de fato bem importante, pois o jogo é uma obra audiovisual onde podemos atuar de alguma maneira.

  5. Fabio Pires Pincello

    Acabei caindo nessa página por acaso… Legal o texto, mas eu acredito que o julgamento do jogo foi muito pessoal.
    O jogo é extremamente complexo, gerando aleatoriamente e renderizando pedaços gigantescos do mapa (por isso mesmo o gráfico é pesado, mesmo que seja simples), além de cuidar de cada evento que ocorre no mapa explorado. Além disso, o jogo conta com um motor de física complexo envolvendo circuitos elétricos.

    O modo de sobrevivência do jogo cria um equilíbrio entre construção, exploração e sobrevivência, sendo assim, não é simplesmente um LEGO.
    Apesar disso, eu entendo que o jogo não agrade a todos. A minha noiva mesmo não entende como eu posso gostar de um jogo desses. Pensando em mim como exemplo, eu acho que esse é um jogo voltado para pessoas que gostam de criar coisas (sou analista de sistemas e curto muito desenvolver). Uma das coisas que fiquei muito satisfeito de fazer, por exemplo, foi um sistema de contagem binária (de duas formas: uma fácil e a outra em que perdi dias para conseguir fazer, mas que julgo ser a mais correta e automática).
    Enfim, só queria deixar bem claro que se engana aquele que pensa que esse jogo é só para criança.
    Outra coisa… nem curto ficar vendo gameplays… Vez ou outra pesquiso sobre alguma dúvida, mas geralmente prefiro fazer por mim mesmo.

    1. Gustavo Audi

      Um acaso que deu certo! Não deixe de ler os outros textos (principalmente os de games…).
      Concordo contigo, foi um texto opinativo. Não quer dizer que todos pensam como eu. Afinal, Minecraft é um sucesso… Querendo eu ou não.
      Obrigado por ter lido!

  6. Marcela Cristielly

    Adorei o texto, muito bem escrito, mas eu tento muito jogar esse jogo e ainda não saco qual é a do Minecraft. Na minha opinião, para uma garota de 14 anos esse não seria o jogo ideal. Sinceramente, eu o achei muito repetitivo, não há nada pra se fazer, apenas destruir bloquinhos, e montar bloquinhos. Matar aqueles bichinhos chatos e tal’s. Não gostei mesmo. Notei que o jogo Minecraft têm muitos fãs, mas mesmo assim, não consigo entender qual é a desse jogo. Não consegui jogá-lo, por mais que tentasse. Ele é muito chatinho.

    Ah, gostaria que vocês me indicassem um jogo legal, até por que não encontrei um jogo descente, viciante, bom, com tarefas a cumprir ou algo do tipo. 🙂 Se alguém saber de algum. Agradeço. xD

    1. Rapaz,

      Temos várias colunas sobre Games (com recomendações) aqui no site – Ponta de Estoque, Antes e Depois, Iluminamos (alguns falam de games), Metal Gamer (que ora fala de música, ora de games), Era uma vez…

      Espero ter ajudado para percorrer o labiríntico Iluminerds.

  7. Vitor Wesley

    1-vc e muito NUB para fala uma coisa dessa minecraft tem cama para da respawn

    2- a MICROSOFT comprou o jogo por 2,5 bilhões e agora vc vai fala mal do minecraft. minecraft no NES vai para o quinto dos INFERNOS voce nao e UM GAMER VOCE NAO PASSA DE UM NUB TENHO PC GAMER PARA O MINECRAFT E NAO VEJO UM JOGO PARA PRECISAR DE UM MAQUINA MOSTRUOSA PARA RODA-LO

    1. Mimimi, vc é noob. Bobo ó, vc é noob. Por que, no seu comentário, vc não rebate o ponto de vista dele?

      Ah, já sei. Porque a Microsoft comprou os direitos do Minecraft? Ahan, Cláudia…

    2. deFreitas

      hahahahahahahhahahahaha foda Vitor, pensei a mesma coisa no ponto 1

    3. jonh

      o que importa se a microsoft comprou o jogo?
      por que vamos querer saber se você gastou 1000 reais comprando um Pc Gamer para jogar só minecraft?
      Próxima vez que você for tentar defender um jogo tente usar argumentos válidos.

  8. Diego Garcez

    Cara, respeito sua opinião e tudo mais… mas acho que você olhou Minecraft de um modo muito “fechado”. É sim verdade que ele começa com quebrar madeira, fazer casa, coisas assim, sempre igual. Mas a partir da evolução, cada player toma seu rumo. Alguns melhoram a casa, outros mineram, alguns fazem pixel arts, e por aí vai. Isso diferencia o Mine. Também há o modo Multiplayer e os mods. No modo multiplayer, você pode fazer um servidor caseiro para jogar com alguns amigos, e cada um exerce uma função, ou entrar em um grande servidor, com vários minigames: isso também diferencia o Minecraft. Os mini jogos são vários e divertidos: seja o único sobrevivente em ilhas flutuantes no Skywars, fuja do grande dragão no Dragon Escape, e por aí vai. E por último, porém não menos importante, temos os mods. Mods são modificações feitas por usuários para incrementar o Minecraft. Cansado daquela espadinha de diamante? Baixe um mod que adiciona espadas. Cansado de matar mobs fracos que morrem fácil? Baixe o mod do, por exemplo, Herobrine, a lenda que assombra o Minecraft. Quer deixar o jogo menos lagado ou mais bonito? Baixe mods para isso também, como o Optfine! O quero dizer é que Minecraft é sim especial. Ele tem sistemas complexos do minério redstone, construções épicas, mods para serem explorados, um mundo gigantesco para ser desbravado, e por aí vai. Como já disse, respeito sua opinião. Só acho que ela foi um pouco fechada demais.

  9. steve

    Minecraft é bom mais eu acho que tem alguma coisa po traz daqueles blocos :-/

  10. xdgamer

    eu jogo o game e 2 anos< eu acho o game beeeem maneirim nao acho chato se vocÊ NAO GOSTA NAO GOTE SE EU GOSTO,EU GOSTO GENTE CADA UM TEM A SUA VIDA!.

  11. xdgamer

    VAI TEM UMA COISA ERRA SOBRE O GAME SABE O QUE è?,NAO TEM A .MINECRAFT?,A MOJAN ELA ADCIONO UMA COISA NA .MINECRAFT QUE è A META-INF A MOJANG ADCIONO ISSO PARA QUE NOS PLEYES QUE JOGAMOS MINE NAO ADCIONARMOS (mods) NO NOSSO CRAFT.

  12. carloos

    Jogo direcionado a crianças … E se falar que o jogo é ruim elas fikam todas putinhas com argumentos patéticos. mass é a realidAde …vai atras de mulher da mais certo

    1. deFreitas

      kkk, comecei a jogar agora com 20 anos depois da faculdade

  13. O tal do Novakid

    Bom,o jogo é legal gostei,mas pra que fica zoando o Game é a mesma coisa que você zua um jogo que você gosta,vocês querem que alguém fale como o Call of Duty,Battlefield e por ai vai que são ruim,bom cada um tem sua opinião,mas também tem gente que fica xingando o jogo zoando ele e xingado até as próprias pessoas que joga,mano qual é a necessidade de fica zoando o jogo,só fala que não gosto,acho chato ou sem graça ou sem objetivo e pronto!

    1. Gustavo Audi

      Então… Foi exatamente o que eu fiz. Joguei o jogo e o achei chato. Como faço parte de um site de conteúdo crítico, foi possível publicar a minha análise.
      Vc não precisa concordar comigo (ninguém precisa), mas tem que respeitar a minha opinião, assim como respeito aqueles que gostam de Minecraft.
      Eu não “zoei” o jogo, critiquei-o com base em argumentos. O problema é que as pessoas se sentem ofendidas porque, de alguma forma, vêem verdades no conteúdo. E eu sei que isso incomoda bastante…

    2. Rayfe

      Diexa de ser criança, comparar uma joginho desse com call of Dutyy , e burrise , entao acorda criança e o verdadeiro jogador e aquele que joga e ver a realidade do jogo.

  14. Mina Clasher

    o jogo nao é destinado a crianças, o jogo é destinado a quem quer jogar, voces acham que é só colocar o bloco ali e pronto, nao é lego nao queridos! tem modo sobrevivencia, duvido voce conseguir sobreviver sem correr contra o tempo (que no jogo corre bem rapido) criar uma casa rapido pra voce passar as noites, sem morrer atacados por mods, voces falam falam e falam, mas nao durariam dez minutos no modo Hardcore. é a mesma coisa que eu chegar pra quem joga Cross Fire e dizer : ” achei um lixo, só tem hack nessa merda”, adianta ? nao, eles nao vao deixar de jogar só por que ta com a fama ruim por causa dos hacks fdps, entao antes de criticar um jogo, respeite os jogadores! Jogo é igual cu, cada um tem o seu.

    1. Gustavo Audi

      Sinto muito, mas o jogo continua chato pra caramba. E eu não quero que ninguém deixe de jogar Minecraft. Cada um com seu fetiche…

      Quer falar de dificuldade? Ok. Quero ver zerar Contra ou Battletoads… Aproveita e dá uma olhada nos gráficos, mesmo tendo mais de 20 anos, ainda são melhores que em Minecrap…

    2. rayfe

      E destinado para criança e todo o jogo e Pra quem Quer jogar , se não , não seria jogo e sim musica ou outra coisa mais todo o jogo tem um destinario , entao ele e Pra criança , Tradução vc.

    1. Gustavo Audi

      E ele tem fim? Além do clássico “enchi o saco”?

      1. deFreitas

        Tem uma versão que tem a história pra você zerar, mas o default não termina, nem começo tem

  15. Felipe Almeida

    eu sei que vc tem o direito de criticar oque vc quiser aq até pq o blog é seu até ai tudo bem eu li tudo mas ainda continuo achando minecraft incrivel
    o problema é que vcs simplificam muito o jogo
    NÃO É só montar coisas e matar monstros
    primeiro sobreviver o que torna o jogo bem legal na minha opinião, segundo matar mobs, os primeiros são faceis quero ver matar os do Nether ou o Ender Dragon ou até os Endermans
    terceiro se vc não é uma pessoa criativa dificilmente conseguira construir algo incrivel no minecraft com aqueles blocos, mas se vc tiver paciencia da pra criar muita coisa legal eu vi um cara que fez Hogwarts la no “joguinho infantil”
    quarto, REDSTONE meldeus da pra fazer tanta coisa com aquilo pra quem não sabe é como se fosse um circuito de fios, eu vi um cara que fez uma calculadora com isso dentro do jogo ‘-‘ e tenho certeza de que ele não é crianças
    quinto, com a redstone da pra vc fazer armadilhas e matar os monstros de muitas formas fora isso vc pode encantar as suas armas deixar elas mais fortes e tals, (claro que não da pra fazer isso com meia hora de jogo)
    sexto, minerar quenem um desgraçado pra achar diamante pra fazer armadura ou espada ou picareta, minerar ferro ouro e outros tipos de minerio, e até um minério que se chama obsidian que pode FAZER UM PORTAL PRA TE LEVAR PRA OUTRA DIMENSÃO

    mas fica dificil jogando só meia hora
    e fica mais dificil ainda pra quem não tem paciencia ou criatividade suficientes, então o jogo não é ruim pq vc não tem paciencia nem criatividade

    1. Gustavo Audi

      Não é a simplicidade ou complexidade de um jogo que o torna bom ou ruim, é a diversão que ele gera. Minecraft não gerou uma experiência divertida em mim, logo, minha opinião sobre ele é negativa. E não adianta listar elementos que fazem Minecraft ser bom para você, isto não o tornará bom para os outros…

      Obviamente, para escrever sobre o jogo, eu o joguei por mais de meia hora, mas não de uma só vez, pois era impossível… Por outro lado, não é esteticamente legal um jogo que precisa de mais de meia hora para se tornar atrativo. E não seria comercialmente interessante também…

      Esta foi a questão inicial que me fez olhar para Minecraft. Apesar de vc não acreditar que ele é simples, ele é. É esta a razão de seu sucesso. Minecraft utiliza uma programação procedimental de base, cujas construções iniciais são emergentes – o que geram ambientes únicos. Para o gameplay, são definidas algumas variáveis e regras de interação. Quem faz as relações entre os elementos do jogo e cria objetivos é o jogador, considerado mais uma variável do sistema. A simplicidade dos elementos disponíveis geram, por meio das relações e combinações possíveis, um macrocomportamento complexo.

      Como já afirmei em um comentário mais abaixo, “o discurso de que a criatividade do usuário é o motor que faz o jogo ser bom transfere para nós toda a responsabilidade da avaliação. E isso é um pouco injusto, pois cria a ilusão de que o jogo não é bom porque não fomos criativos o suficiente.” Ou seja, bom não é o jogo, mas o próprio jogador. Assim, todo o mérito de Minecraft está fora dele; está no jogador.

      1. deFreitas

        É isso mesmo, você vai joga e em 30 minutos ou menos você descobre se ama aquilo ou se acha um puta lixo, eu sempre achei minecraft um lixo e em 15 minutos jogando me apaixonei

  16. anonymous

    legal mais zoa minecraft pelo grafico e pela jogabilidade é a mesma coisa de zoar o tibia um puta jogo que fes um puta sucesso a jogabilidade de tibia era um pouco zoada por causa de alguns aspectos então zoar minecraft é tipo zoar tibia

    1. deFreitas

      Sim, tibia era outro foda, mas ele zoou com sarcasmo, na verdade ele sabe disso. “fes” é com z amigo

  17. deFreitas

    Pra mim é o contrário, o desafio de conseguir achar um elemento, mesclar com outros, criar novos itens e criar coisas com estes é o que me motiva, mas eu sempre fui assim só achei no minecraft uma forma de aplicar isso no meu lazer, afinal eu já faço isso todos os dias por ser desenvolvedor.

  18. JoaoClaudio[dnz VeroTeck YTbr]

    Eu so sei que é chato mesmo To jogando ja faz 3 anos mais tem coisas no jogo que nao demora tando pra fazer como jogar com chets mods daora e os graficos sao orrivel msm mais sempre jogo com uma textura anti lag ou outra ou tambem um shaders eu tenho 13 anos e sou pro nisso

Deixe um comentário