Pokémon em Ouro e Prata

Você está visualizando atualmente Pokémon em Ouro e Prata

Olá pessoal, belezinha? Continuando com nosso pequeno especial dos games da série Pokémon, hoje falaremos da segunda geração de monstrinhos de bolso que invadiu nossas vidas há quinze anos atrás.

Pokémon Gold e Pokémon Silver foram lançados em 1999 pela Nintendo japonesa e chegou em terras brasileiras no ano seguinte. Qual é a diferença entre os jogos da primeira geração e os desta? Quase nenhuma. Você escolhe o seu nome, sai de casa, captura os monstrinhos e vai crescendo na vida até ganhar a liga. É meus amigos, os games de Pokémon praticamente se resumem a isto, mas é por isso mesmo que eu amo eles.

O game trazia 100 bichinhos novos, tirando os antigos. Ou seja, 251 Pokémons para você tentar capturar. Se você acha que uma Pokedéx de 251 bichinhos é difícil, espera chegarmos na última geração lançada. Você vai achar a Pokedéx de Johto mamão com açúcar. A Nintendo adora desafiar seus jogadores, fato. Os iniciais eram fofinhos! Chikorita, uma espécie de dinossauro de planta; O tamanduá de fogo, Cyndaquil e Tododile, o jacaré aquático. O jogo vinha com um sistema de tempo, então existia Pokémons que só apareciam de manhã e outros que só davam as caras de noite. Assim como Pokémons que evoluíam em certos horários, como o Eevee. Um minutinho a mais ou menos, ele poderia evoluir para uma evolução que você não queria.

PokémonJohto

Imagine que você está jogando o game pela primeira vez e de repente lhe aparece uma Sentret com uma cor meio diferente, meio amarelada e logo em seguida você pensa, assim como eu pensei: “é um erro do game”. Você, na sua humildade, elimina o Pokémon. É colega, você acabou de aniquilar um Pokémon Shiny, uma das novidades desta geração. Pokémon com cores diferentes e super raros de serem achados. Menos o Gyarados vermelho que você captura quase no fim do game. E se falando de coisas raras de se achar, por que não descobrir que seu Pokémon está infectado com o Pokérus? Um vírus que dobrava os EVs ganhados em batalha.

Outra novidade desses games foi o sistema de breeding. Você podia deixar dois pokémons no Day-Care e, se eles fossem compatíveis, um ovo seria dado a você. A regrinha é básica: nasce sempre o Pokémon da mãe com algumas características do pai (ataques, se compatíveis). O legal é que você podia cruzar qualquer Pokémon (menos lendários que não são cruzáveis) com Ditto, ou seja, quer um filhote de um Pokémon aleatório e não tem com quem cruzar? Vai com o Ditto que dá certo.

A história do game se passa três anos após os acontecimentos em Kanto. E, como falei, o modo de jogar é praticamente igual. Novos pokémons, novos mecanismos, novos Gyms e uma nova Elite Four. Venceu a Equipe Rocket de novo e ganhou a liga, o que fazer agora? Vamos para Kanto, continente vizinho de Johto. Chegando lá o que faremos? Batalhar com todos os Gyms de Kanto e depois ir para Elite Four. De novo.

tumblr_mhbcf8a6ro1qzbbtto1_500

Uma terceira versão apareceu no mercado com o nome de Pokémon Crystal e apesar de não ter feito tanto sucesso quanto os seus antecessores, seu legado continua até hoje. Foi esta versão que introduziu novos mecanismos que continuam até os game mais recentes da série; a adição da personagem feminina, Move Tutor; imagens animadas para Pokémons e também para personagens importantes. Uma introdução bem notável do seu legado foi colocada na versão japonesa do game, que permitia aos jogadores interagirem através de uma conexão wireless por meio de seus celulares. Tal mecanismo foi aprimorado para o Game Boy Advance com o seu dispositivo, o Wireless Adapter, e alguns anos depois para o Wi-fi e Wireless do Nintendo DS e 3DS.

Fu-moto

Mestiço de geek e nerd que adora conversar sozinho em japonês. Sonha em cavalgar numa Rapidash pelos campos de Hyrule enquanto tenta matar um Metal Seadramon com um 3D6

Deixe um comentário