Paraíba – Um sonho quase possível

Você está visualizando atualmente Paraíba – Um sonho quase possível

Paraíba é mais uma publicação do selo Sesi-Quanta com a qualidade gráfica que já é marca registrada do projeto. Com roteiro de Gabriel Mourão e arte de Olavo Costa, o livro de 64 páginas tem uma narrativa despretensiosa e familiar.

Somos apresentados a Fernando e Laura em uma mesa de bar e, por meio das narrativas intercaladas, ora contada sob a perspectiva de Laura, ora na de Fernando, nos aprofundamos em seus dilemas e personalidades, muitas vezes nos perguntando o que faríamos nas mesmas situações.

Embora Paraíba seja uma história leve, ela tem ao mesmo tempo um tom de tristeza e frustração. Paraíba se apresenta como uma possibilidade de fuga da realidade dos dois amantes, que vêem em João Pessoa a chance de construírem uma vida juntos, sem terem que explicar aos amigos e familiares sobre sua decisão toda vez que encontrassem alguém na rua, afinal, existe uma terceira pessoa envolvida e que não seria consultada sobre isso: a namorada de Fernando.

O casal é familiar ao ponto de podermos identificá-los em algum amigo que tenha passado por uma situação parecida e, em nenhum momento, a HQ se preocupa em fazer algum julgamento moral sobre os dois. O objetivo não é esse. O foco da narrativa está justamente no fato de nos encontrarmos em determinadas situações e precisarmos tomar decisões que nem sempre são fáceis.

Acima de tudo, Paraíba é uma história sobre essa coisa de ser adulto e ter que viver se equilibrando entre nossas escolhas e suas consequências. Uma história sobre como duas pessoas se envolvem sem terem planejado e sendo tão diferentes, tais quais as alternativas que cada uma projeta para o futuro.

Normalmente, situações como a que é retratada na HQ nos chegam de forma dramática. No caso de Fernando e Laura, não há drama, até porque ela parece ter uma visão mais prática da vida, é mais solta. Fernando, por sua vez, não parece saber muito o que quer, mas parece acreditar que as certezas de Laura bastam para os dois.

Como tem um final aberto, cabe ao leitor definir o que foi feito do casal. Como não conhecemos a namorada de Fernando, o mais natural é torcer para que ele tenha criado coragem e embarcado para Paraíba com Laura, mas isso, vai depender da bagagem de cada leitor. Por isso, sugiro que leia e me conte o que acontece depois da última página. Ao menos na ficção, tudo é possível, não é?

Paulistano nascido em 86, Olavo Costa é profissional autônomo, atuando como quadrinista, ilustrador e designer. http://cargocollective.com/olavocosta/contact-bio

Nascido em 87, Gabriel Mourão é formado em Direito pela USP e trabalha com advogado para o Itaú Unibanco. Também pela USP, atualmente cursa Letras, com dupla habilitação em inglês e português. http://paraibahq.tumblr.com/gabrielmourao

Os álbuns do selo SESI-SP EDITORA / QUANTA ACADEMIA DE ARTES estão a venda nas livrarias Saraiva, Cultura, Livraria da Vila, Fnac e no site da SESI-SP Editora.

A Fabi Marques fala um pouco sobre os quadrinhos do selo aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=x9Wsjjw6n74

 

Dani Marino

Dani Marino é pesquisadora de Quadrinhos, integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial - ASPAS. Formada em Letras, com habilitação Português/Inglês, atualmente cursa o Mestrado em Comunicação na Escola de Artes e Comunicação da USP. Também colabora com outros sites de cultura pop e quadrinhos como o Minas Nerds, Quadro-a-Quadro, entre outros.

Deixe um comentário