O Inquilino, 1927- O primeiro filme de suspense de Alfred Hitchcock

Você está visualizando atualmente O Inquilino, 1927- O primeiro filme de suspense de Alfred Hitchcock

Sinopse: “O Vingador” é um serial killer que ataca jovens mulheres em Londres. Jonathan Drew (Ivor Novello) chega à pensão do casal Bounting (Arthur Chesney e Marie Ault) em busca de um quarto para alugar. O rapaz possui hábitos estranhos, como sair em noites com névoa, e guarda a foto de uma moça loira.

O Inquilino (The Lodger: a Story of The London Fog), considerado o primeiro filme de suspense do mestre Hitchcock, O Inquilino ou O Pensionista, como foi traduzido no Brasil, é um filme de suspense mudo, em preto e branco, baseado na famosa história do serial killer, Jack, o Estripador. É nesse filme que surge a fórmula de suspense tão famosa do diretor, o personagem considerado inocente, sendo constantemente perseguido.

O suspense maior do filme está em não saber a identidade do protagonista, já que ele sempre está presente nas cenas dos crimes, mas nunca deixa explicitamente entendido quem realmente é o serial killer que está cometendo os assassinatos. Hitchcock cumpre com maestria o papel de fazer o público roer todas as unhas de nervoso pra descobrir o desfecho da trama e a real identidade do personagem.
O longa foi uma inovação para o cinema da época, o diretor fez várias cenas ambíguas (de duplo sentido), uma das cenas mais icônicas em que o protagonista Novello caminha sobre um chão de vidro, que da á entender que os donos da casa estão ouvindo seus passos e assim não precisar usar o recurso de legendas, já que Hitchcock considerava cinema mudo o verdadeiro cinema.


Uma curiosidade do filme, é que foi a primeira vez no cinema que usaram a imagem do policial como incompetente, o policial aqui demora mais para descobrir a verdade sobre o serial killer que a própria dona da casa.
As atuações são excelentes, destaque para Novello que conseguiu perfeitamente com os olhares e expressões faciais transmitir muitas emoções.


O desfecho da película fica subentendido e as interpretações de quem era o real assassino variam, como o real Jack, o Estripador, nunca saberemos de fato qual a real identidade do serial killer do filme.
Pra quem se interessar, a obra está disponível no Youtube.
É um ótimo filme de suspense e uma excelente estreia do diretor que é considerado o mestre do gênero, foi com esse filme que tudo começou.

Carolina

Amante de filme de terror desde que me conheço por gente.

Deixe um comentário