O Inferno é aqui

Você está visualizando atualmente O Inferno é aqui

Inferno é o melhor dos 3 filmes baseados nas aventuras do especialista em iconografia Robert Langdon, de Dan Brown. Com ação do início ao fim e reviravoltas típicas da narrativa de Brown, a aventura conspiracionista de Langdon nos leva a uma caçada contra o tempo (como sempre!) a partir de pistas baseadas no inferno imaginado por Dante Alighieri em sua Divina Comédia.

Esta foi a primeira vez que assisti ao filme antes de ter lido o livro da série, portanto, estou me baseando apenas nas questões que envolvem a experiência do cinema mesmo. No entanto, já sei que há diferenças relevantes entre a obra original e o filme, mas imagino que a solução usada pelo diretor Ron Howard para o desenvolvimento da narrativa tenha sido extremamente criativa e bem mais dramática que no livro, o que privilegia a sensação de ansiedade na medida que os fatos se desenrolam.

pk03_df00208_rv2-copy
Parada no museu para encontrar pistas

Todos os elementos dos outros filmes como mapas, visitas a museus, charadas e perseguições sem fim em passagens secretas estão ali, mas desta vez, mais verossímeis que em Anjos e Demônios, que em muitos momentos nos lembrou que se tratava de uma obra de ficção. Em Inferno a sensação de imersão é realmente maior que no filme anterior justamente porque os eventos não põem em dúvida a coerência ou continuidade da história. A personagem feminina que faz a vez da consciência de Langdon (pra que ele não fique falando sozinho, né?) é a dra. Brooks, interpretada por Felicity Jones.

Para quem não sabe, a Divina Comédia é uma obra fundamental para a compreensão das penitências e conceitos do catolicismo e por meio de citações referentes ao texto e à vida de Dante Alighieri, o telespectador viaja por Florença, Veneza e Istambul imerso na fotografia impecável do filme. Desta vez o desafio é impedir que um vírus letal se espalhe e dizime grande parte da população mundial, para isso, Langdon precisa confiar em sua intuição mais do que nunca, pois sua memória foi afetada por um acidente, comprometendo sua percepção e cognição.

inferno_mapa_botticelli
Os estágios dos castigos eternos de Dante

As cenas de flashes que Langdon vê devido ao ferimento na cabeça o acompanham durante todo o filme. São cenas relacionadas à sua busca e à peste negra que assolou a Europa na Idade Média e que também demonstram a preocupação do diretor em oferecer o máximo de elementos possíveis para situar o espectador. São cenas complexas que parecem ter exigido muitos recursos tecnológicos e financeiros, impressionando quem assiste à película.

Mesmo sabendo que se trata de Dan Brown e que a fórmula é bem batida, o filme oferece entretenimento do início ao fim, seja pelas cenas de ação muito bem elaboradas, ou pela fotografia das paisagens europeias em tomadas aéreas de deixar qualquer um boquiaberto. Um filme para assistir sem pretensão e que vale a pipoca! Super recomendo.

ben_foster_inferno
Ben Foster como vilão que quer matar grande parte da população em nome de um bem maior

Dani Marino

Dani Marino é pesquisadora de Quadrinhos, integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial - ASPAS. Formada em Letras, com habilitação Português/Inglês, atualmente cursa o Mestrado em Comunicação na Escola de Artes e Comunicação da USP. Também colabora com outros sites de cultura pop e quadrinhos como o Minas Nerds, Quadro-a-Quadro, entre outros.

Este post tem um comentário

  1. Camila Coutinho

    Tanto livro quanto filme conseguiam conectar-se facilmente a realidade. Os fatos ocorridos nas páginas e nas telas citavam nomes que provavelmente o público já ouvira. Amei a Felicity Jones, lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo muita evolução, mostra personagens com maior seguridade e que enchem de emoções ao expectador. Desfrutei muito vê-la em um dos melhores filmes de drama 2016, adorei sua atuação neste filme 7 Minutos Depois da Meia Noite cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção e muito bom elenco.

Deixe um comentário