O filme iraniano de terror que conquistou a crítica.

Você está visualizando atualmente O filme iraniano de terror que conquistou a crítica.

Uma família é assombrada por uma entidade, esse não parece um enredo muito original, mas e se a família morar em um apartamento na Terrã dos anos 80 durante a guerra Irã-Iraque?

Esse é Sob a Sombra (Under the Shadow), filme de estreia do diretor (Babak Anvari). O longa-metragem foi bem recebido nos festivais: Festival de Sundance e no Toronto After Dark, de 2016, e está disponível na Netlfix para você conferir.

Sabemos que filmes de terror podem ser um pouco rasos, em certas produções não dá tempo de conhecer o personagem e realmente se importar com ele, que já vem à coisa maligna e mata todo mundo. Um diferencial de Sob a Sombra é o drama bem explorado. A guerra permeia todo o filme, não apenas as cenas onde as sirenes tocam e os personagens descem para o subsolo para se proteger.

O medo é palpável nos diálogos da mãe Shideh (Narges Rashidi) e da filha Dorsa (Avin Manshadi), elas ficam sozinhas quando o pai, um médico, é deslocado para a linha de frente do conflito. O realismo das cenas do cotidiano permeadas pela angustia da guerra gera um clima constante de desconforto e é uma forte característica da produção.

Os dramas pessoas de aparecem todo tempo, ela é uma mulher independente que foi expulsa da faculdade de medicina por seu envolvimento contra o regime político. Dirige o carro da família e mantém um relacionamento igualitário com o marido. Shideh se sente frustrada em estar em casa cuidando da filha enquanto o marido trabalha e esses sentimentos são nítidos na bela atuação da atriz

Conforme o drama se intensifica o suspense aumente, mãe e filha estão em uma relação explosiva. A menina que sofre de terror noturno e tem verdadeira obsessão por uma boneca, protagoniza cenas criveis e intensas de discussões com a mãe.

O filme explora as personagens e não cai na tentação de colocar a trilha sonora no máximo e provocar sustos a cada dez minutos, com aparições falsas. A entidade é uma surpresa e foge do convencional  e ficamos com a sensação divida se temos mais medo dela ou da guerra lá fora.

Se você gosta de filmes como The Babadook esse é uma boa indicação e se tiver sugestões não deixe de comentar.

Glaukemp

Escritora e roteirista de terror e suspense, que não tem medo do escuro, mas, às vezes, fecha os olhos quando vai ao banheiro de madrugada. Colunista nos sites Boca do inferno e Iluminerds. Editora da revista Amazing e apresentadora do #TREVOCAST.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário