O​ ​FILHO​ ​DO​ ​FREUD​ ​ESTÁ​ ​EM​ ​CAMPANHA​ ​NO​ ​CATARSE

Release

Indicada ao Troféu HQ MIX na categoria web tiras por dois anos consecutivos (2013 e 2014), a série de tirinhas o Filho​ ​do​ ​Freud​ traz como protagonista Jean-Martin, o primogênito do doutor, na aventura diária de crescer tendo como pai o inventor da Psicanálise.

Contando com centenas de tirinhas publicadas na Internet em 4 idiomas, mais de 450 mil seguidores no Facebook e dois livros lançados, em 2013 e 2015, chegou o momento de fechar a trilogia do Filho​ ​do​ ​Freud​ com chave de ouro. Vem aí o terceiro e último volume: As TRAUMÁTICAS​ ​Aventuras​ ​do​ ​Filho​ ​do​ ​Freud​ ​-​ ​Por​ ​que​ ​tudo​ ​é​ ​sexual?
Se nos dois primeiros livros, as atenções estiveram voltadas para Jean-Martin e sua irmã Anna, respectivamente, neste terceiro volume os holofotes são para o Dr. Jung, que insiste em passar trotes para a casa dos Freud e confrontar o velho doutor sempre que se encontram pessoalmente em congressos de Psicanálise.
As​ ​TRAUMÁTICAS​ ​Aventuras​ ​do​ ​Filho​ ​do​ ​Freud​ ​-​ ​Por​ ​que​ ​tudo​ ​é​ ​sexual?​ será publicado em 120 páginas coloridas, com tirinhas inéditas e exclusivas, galeria de artistas convidados e um jogo de tabuleiro encartado.


Na aventura Os​ ​Filhos​ ​de​ ​Freud​ ​em:​ ​Corrida​ ​no​ ​Mundo​ ​dos​ ​Sonhos,​ Anna e Jean-Martin terão que lidar com elaborações oníricas, desejos reprimidos, distorções, condensações, transferências, deslocamentos e uma avalanche de neuroses! Inspirado nos passatempos das caixas de cereais, o leitor mesmo recorta e monta os componentes do jogo: tabuleiro, personagens, cartas e dado.

A​ ​campanha​ ​no​ ​Catarse

Quem apoiar o Filho​ ​do​ ​Freud​ no Catarse terá o livro em mãos mais cedo e por um valor promocional em relação ao preço das livrarias. Além do volume 3, os pacotes de recompensas aos apoiadores incluem também: marcador de livro, postais, adesivos, artes originais em aquarela, caneca exclusiva, os volumes 1 e 2 da série e uma Oficina de Narrativa Gráfica com o autor.

A​ ​série

Filho​ ​do​ ​Freud​ é publicada na internet desde 2012, tendo recebido duas indicações ao Troféu HQ Mix e traduções para inglês, francês e espanhol. Os dois primeiros volumes em papel – As TRAUMÁTICAS​ ​Aventuras​ ​do​ ​Filho​ ​do​ ​Freud​ ​-​ ​Quem​ ​é​ ​esse​ ​tal​ ​de​ ​Édipo?​ em 2013 e As TRAUMÁTICAS​ ​Aventuras​ ​do​ ​Filho​ ​do​ ​Freud​ ​-​ ​Onde​ ​está​ ​o​ ​meu​ ​falo?​ em 2015 – saíram pela Editora Zás!

O​ ​autor

Pacha​ ​Urbano​ é ilustrador e escritor, autor das tirinhas de humor e psicanálise Filho​ ​do​ ​Freud​, do livro de minicontos Vidas Despercebidas​ (2013) e do projeto de intervenção urbana, de distribuição gratuita, Livro​ ​Ao​ ​Acaso​ (2009).

Participou também da coletânea O​ ​Fabuloso​ ​Quadrinho​ ​Brasileiro​ ​de​ ​2015​, organizada por Rafael Coutinho e Clarice Reichstul (Editora Narval) e do projeto A​ ​Nébula​ (https://medium.com/nebula), do canal Medium, que reuniu dezenas de quadrinistas brasileiros falando dos mais diversos temas contemporâneos – de redução da maioridade penal, greve de professores e discussão sobre porte de armas a relacionamentos, filosofia e sexualidade – numa versão nacional do americano The​ ​Nib​.
Pacha​ ​Urbano​ não é psicanalista mas já participou como convidado de simpósios e colóquios de psicanálise e está sempre dando palestras em escolas e universidades sobre sua experiência com Filho​ ​do​ ​Freud​ e produção de quadrinhos.

Para​ ​mais​ ​informações​ ​e​ ​entrevistas:

https://www.catarse.me/filhodofreud
http://facebook.com/FilhodoFreud
https://youtu.be/vGa29-0PQyI
pachaurbano@gmail.com
(21) 98122-8528

Dani Marino
Dani Marino é pesquisadora de Quadrinhos, integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial - ASPAS. Formada em Letras, com habilitação Português/Inglês, atualmente cursa o Mestrado em Comunicação na Escola de Artes e Comunicação da USP. Também colabora com outros sites de cultura pop e quadrinhos como o Minas Nerds, Quadro-a-Quadro, entre outros.