Nossa Quadrilha É Mais Legal Que A De Vocês

Você está visualizando atualmente Nossa Quadrilha É Mais Legal Que A De Vocês

Já fui a alguns protestos durante a minha jovem vida política, por assim dizer. Me peguei quase levando porrada de polícia, fui acusada de inúmeras coisas por pessoas próximas simplesmente por estar tomando uma posição, e olha que nem estou me referindo àquelas manifestações de junho que se arrastam até hoje.

milhares-de-pessoas-participam-de-protesto-em-sao-paulo-na-regiao-do-largo-da-batata-e-da-avenida-faria-lima-em-pinheiros-zona-oeste-da-cidade-1371505261311_1920x1080

Quem é professor/estudante e manifestante em São Paulo sabe bem o que é entrar em greve, fazer protesto e apanhar da polícia do Geraldinho, sabe o que é ver escolas, antes modelo, deteriorando, virando centros de venda de entorpecentes. Esta é uma triste realidade que tentamos combater a todo custo, mas que se prova cada vez mais forte que tudo e todos.

Em junho, quando tudo começou, parecia que finalmente teríamos uma voz. Não se engane, a juventude engajada existe, há anos, mas é melhor escondê-la em baixo da inércia e do senso comum do maconheiro, feminazi, vagabundo. Estudante.

Na noite do dia 22 de fevereiro fui surpreendida com a notícia que três amigos meus tinham sido detidos no protesto contra a Copa do Mundo aqui em São Paulo, acusados – entre outras coisas – de formação de quadrilha. Se eles quebraram algo? Não. Se eles botaram fogo em algo? Não. Estavam com câmeras, cartazes, exercendo seu direito cívico – ainda garantido – de protestar.

Ser preso com esta acusação, desde junho, já não é novidade; eu mesma quase fui quase por ajudar alguns colegas de passeata com água e vinagre e, sinceramente, ainda não entendi como escapei daquilo. A questão que eu coloco é, o que raios é formação de quadrilha?

2013-06-23T010036Z_709281013_GM1E96N0OZ601_RTRMADP_3_BRAZIL-PROTESTS_0

“art.288 cp – associarem-se mais de três pessoas, em bando, em quadrilha , para fim de cometer crimes.
Pena – reclusão de 1 a 3 anos. parágrafo único. A pena aplica-se em dobro se a quadrilha ou bando é armado.”

Que me desculpem os advogados Harvey deste país, mas que definição mais chula e mal explicada do que de fato é o crime de Formação de Quadrilha. Isso quer dizer que, aparentemente, meus três amigos formaram uma quadrilha com cerca de mil pessoas que nunca viram na vida? Estranho…

Mas por que raios estou trazendo este assunto neste post aqui no site? Simples.

No dia 27 de fevereiro, quando liguei a TV para tomar meu café da manhã, comecei a assistir à Análise de Recursos dos Acusados do Mensalão e não pude acreditar nos meus olhos. Ou nos meus ouvidos. Delúbio Soares, José Dirceu e José Genuíno foram absolvidos do crime de Formação de Quadrilha pelo STF.

Pera aí, vamos voltar a definição do art. 288 então.

“Associarem-se mais de três pessoas” – Bom, segundo o que nós, meros mortais, sabemos, existem 40 pessoas indiciadas no caso do Mensalão, portanto, este item está ok. (e é bem menos que aquelas mil pessoas que nem se conheciam no protesto.)

“…para fim de cometer crimes” – Veja bem, segundo a acusação (e a sentença, bom lembrar disso), eles teriam cometido os crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa/passiva, evasão de divisas… Portanto, eu acho que este item também está ok.

A minha pergunta – da qual infelizmente já sei a resposta – é qual é a diferença entre eu e os meus amigos protestando e os envolvidos no Mensalão?

Não estou aqui para discutir PT X PSDB, Direita X Esquerda, até porque acho que no Brasil isso tudo é mito. Não temos direita. Ou esquerda. Ou centro. Ou política. Temos pessoas dentro de um prédio tentando sugar tudo o que podem sem dó, e outras vozes finas, perdidas no escuro, tentando fazer alguma coisa.

Tenho minhas diferenças com Joaquim Barbosa, muitas aliás, porém sou obrigada a concordar.

https://youtu.be/mceqCAmT2vo

Este é só o primeiro passo.

Gaby Molko

Paulista, musicista, jornalista, detalhista, sessentista, comentarista, imediatista e polemista.

Este post tem 27 comentários

  1. brazil não tem mais jeito…. se jogar bomba nuclear aqui a porra falha e não explode de tão errado que é esse pobre pais :C

    só esperando esposa se formar dentista e simbora pra bolivia tratar os dentes do povo que paga com folha de coca *o*

    1. Don Vittor

      O mundo não tem mais jeito. Não pense que aqui é o pior do lugar do mundo, baseando-se na cultura do Tio Sam! ahhauuhhuahauhu

  2. Homem cinza sem pescoço

    o negócio é tirar o PT do governo o mais rápido possível antes que isso aqui vire Cuba

    1. gabymolko

      E colocar quem? PSDB? PMDB?
      É tudo igual.
      O negócio é reforma política, ter novos partidos, aposentar essa galera e punir todo mundo que merece ser punido. Qualquer outra escolha só irá piorar ou deixar do jeito que está.
      INCLUSIVE, acho ótimo quem compara nosso governo ao governo de Cuba, ou que fala que aqui virará Cuba sem nunca ter ido pra lá.
      Quisera eu todos os médicos do Brasil fossem tão bem qualificados como os de Cuba. Quisera eu.

      1. Homem cinza sem pescoço

        é, se um país que tem orgulho de ter como herói nacional um facínora que dizia ter tesão em matar pessoas e que queria construir campos de concentração para homossexuais, é bem melhor ficar por aqui e acreditar que o que nos mostram é pura alegria. Pelo menos não é a Venezuela. Lá não tem mais papel higiênico.

        1. Don Vittor

          E qual seria o seu exemplo de herói? Getúlio fascista? Figueiredo, Geisel ou Castelo? POr favor!

          1. Homem cinza sem pescoço

            Então você apóia a ditadura cubana? A ditadura que existiu aqui não pode, o contragolpe não pode, mas a ditadura de Cuba é totalmente justificável, afinal o Che Guevara fica bonito na foto, né? é, tá certo.Aliás, não tenho exemplo de heróis, não desvirtue as coisas, por favor.

          2. Dr. Housyemberg Amorim

            Ah, vai dizer que o Che não fica gatinho com o chapéu do Mickey?

          3. Homem cinza sem pescoço

            Marco civil,bolsa familia,cotas… O governo prende o povo por meio do assistencialismo camuflado de programas sociais. Da mesma maneira que transformam assassinos em herois.Agora,achar o Che assassino nao significa ficar do lado da direita,coisa que nunca existiu nesse pais.Essas manifestacoes alias foram programadas pela esquerda, mas sairam de controle. O povo mais uma vez sendo manipulado.

          4. Homem cinza sem pescoço

            A questao e saber q foi um assassino e vestir uma camiseta do cara, varrendo pra debaixo do tapete tudo que ele fez, fazendo filme do cara, distorcendo a realidade, etc

          5. Dr. Housyemberg Amorim

            E qual é mesmo o nome do herói que não seguiu esse processo acima descrito?

          6. Homem cinza sem pescoço

            O Ernesto que nao

          7. Dr. Housyemberg Amorim

            Como tb nenhum outro herói histórico. Todos eles, aos nossos olhos, são uns assassinos desmedidos e não deveriam, pela sua linha argumentativa, serem celebrados como heróis. O problema é que a maioria transforma o herói numa espécie de deus , o que nunca foi uma grande idéia…

          8. Homem cinza sem pescoço

            O problema é transformar em herói. Em Deus, pior ainda. Mas a questão desse porco consegue ser pior. É o mesmo que fizeram e fazem com os “guerrilheiros” da Ditadura, chamando-os de “heróis nacionais” que queriam livrar o Brasil das garras repressoras do regime militar, quando na verdade deveriam ser tratados como o que são, terroristas, assassinos e bandidos. A nossa presidenta chora em comícios, instala comissão da verdade para rever os crimes da ditadura e impedir que isso se repita. É de um ufanismo e demagogia nojentos. Mas tamo aí, falando que Cuba é paraíso, que a economia, educação e saúde lá são referências…aí já é muita ingenuidade.

          9. Dr. Housyemberg Amorim

            Tá serto, sertíssimo. Quem está no poder, se vc gostar, manda, né?

          10. Homem cinza sem pescoço

            Potz, a discussão estava indo tão bem…Ironiazinha não é comigo cara, desculpe. Esse negócio de por palavras na boca dos outros também não…

          11. Dr. Housyemberg Amorim

            Cara,

            Não foi ironia, foi deboche. Confundir essas duas figuras de linguagem é feio, viu?

            Agora, foi mal, mas não dá pra discutir quando não se aceita a penca de crimes realizados por altos e médios graduados militares nos tempos da Ditadura. Não se sabe da missa a metade e o pouco, pouco mesmo, que sei já me dá nojo de todas as instituições.

            A situação Che Guevara é muito mais complexa do que se pensa. Eu, por exemplo, adoro a representatividade do guerrilheiro com um chapéu de mickey porque, hoje, a visão que temos dele é essa mesma – Che virou uma logomarca tão ou mais ideológica que os arcos dourados do McDonalds.

            Agora, a situação da Ditadura Militar brasileira ainda passa longe desse tipo de manipulação midiática. Apesar dos esforços dos dois lados – Militares e comunistinhas de faculdade da época -, pouco ou quase nada realmente se sabe sobre o período… Como disse, o pouco que sei, já me colocaria como um terrorista comunista.

          12. Homem cinza sem pescoço

            Parabéns cara, sabe a diferença entre ironia e deboche. Com certeza isso já faz de você alguém mais capacitado que eu. Embora eu não ache isso nada feio. Outra, em nenhum momento eu não aceito, como você coloca, os crimes militares. A mídia manipula sim, e muito. Mas não só a mídia, a manipulação vem desde o sistema de ensino, passando pela arte, etc. É a tal da Revolução cultural, Gramsci, Escola de Frankfurt, etc. Eu não estou aqui pra ganhar discussão, nem nada disso, agora, é extremamente saudável que todos os lados possam dar a sua opinião. É isso.

          13. Dr. Housyemberg Amorim

            O que realmente me emputece nesse lance de “Comissão da Verdade” é o fato de que os verdadeiros crimes – tanto militares, quanto os de guerrilha – foram ignorados ou esquecidos…

            Quanto à revolução cultural, não se preocupe. Os intelectuais perderam feio e criaram uma cultura marginal que arrecada muito dinheiro no mundo inteiro…

          14. Homem cinza sem pescoço

            Eu trabalhei na comissão da verdade. Cheguei a ir em alguns eventos fazer cobertura. E também trabalhei em uma universidade cujos professores eram comunistas e pelas experiências que tive que acabei adotando essa postura. Quanto à Revolução cultural, eu me preocupo sim, pq enquanto Wagner Moura, Chico Buarque e todos esses artistas esquerdistas aparecerem na mídia, a história sempre vai pender pro lado deles.

          15. Dr. Housyemberg Amorim

            Cara,

            Reza pro Don Vitto não estar lendo isso. Ele iria pirar na batatinha.

            Não se preocupa com os Buarques. Uma geração deixa sua marca no pensamento e a outra vira gênio. O Chicão tá na segunda, felizmente. Wagner Moura não tem tanta força assim fora da Bahia. E os intelectuais de carreira criaram um gueto próprio.

            O problema todo é como quem está no poder faz suas alianças com a mídia. Isso pode gerar um grande retrocesso no pensamento brasileiro. Isso, confesso, me causa medo ao mesmo tempo em que me intriga…

          16. Homem cinza sem pescoço

            Cara, depois de tudo que vi e ouvi, não temo mais nenhuma represália,rs.
            A mídia tem sim acordos com o governo. Taí a Raquel Sheherazard pra provar. Onde está a tal liberdade de expressão? Vá em qualquer vídeo dela no youtube e leia os comentários. ela pode até ser uma reaça dinossáurica, mas numa democracia, ela tem o direito de dizer o que quiser. mas logo vem uma vereadora ou deputada do Psol, partido que tem ligação com as Farc e cala o direito constitucional dela de emitir sua opinião. Acho que o grande problema da direita é o seu departamento de Marketing. Agora o Chico é um barato, defende Cuba,mas tira férias em Paris.

  3. Guest

    é, se um país que tem orgulho de ter como herói nacional um facínora que dizia ter tesão em matar pessoas e que queria construir campos de concentração para homossexuais, é bem melhor ficar por aqui e acreditar que o que nos mostram é pura alegria. Pelo menos não é a Venezuela. Lá não tem mais papel higiênico

  4. Mega Mendigo

    Gaby,

    a parada é foda mesmo! Nas manifestações do ano passado aqui no meu estado, o Espírito Santo, uma galera ficou um bom tempo na prisão pelo “hediondo” ato de estar sentado na calçada em frente a Assembléia Legislativa. Essa foi a forma de protesto deles, mas acho que o governo deve ter achado que eles pretendiam uma revolução armada, então os policiais desceram o sarrafo neles e os enjaularam!

    Espero que o que houve no país no ano passado (e em diversos outros anos) não fique marcado somente como uma letra mal apagada no caderno da nossa história!

    Propaganda free: zip.net/bxmRxN

  5. Don Vittor

    Aqui no RJ explodiram três bombas bem perto de mim! Resultado? Cabral e Paes prosseguem, e eu, sangramento nasal, caganeira e outros sintomas de intoxicação rs

Deixe um comentário