Megaman X e as homenagens à cultura pop

Você está visualizando atualmente Megaman X e as homenagens à cultura pop


Hoje, dei uma passada pelo UOL e, sem querer, acabei esbarrando com um slide show contando toda a trajetória dos jogos do famoso personagem Megaman. Sério, tinham mais de 100 fotos e cada uma era de um game diferente. Muitos deles eu nem sabia que existiam e fiquei pasmo ao descobrir que a plataforma que mais recebeu jogos do robozinho azul não foi nenhum console, e sim, surpreendentemente, os telefones celulares.

Enfim, enquanto eu dava uma sapeada na matéria, me peguei lembrando de como era legal passar horas descobrindo qual era arma certa a ser usada para acabar com os inimigos, procurar itens pelas fases, conhecer a história e por aí vai. E também me veio a mente um detalhe curioso que diz respeito às pequenas homenagens, creio eu, embutidas nos jogos da franquia, principalmente na série X.

Quem não se lembra de jogar Megaman X e ter tido uma grande surpresa ao deparar-se com um vilão que era uma copia escarrada de outro famoso malvado da cultura pop? Claro que me refiro ao terrível Vile e sua semelhança gritante com o Boba Fett de Star Wars.

Não sei como a Capcom não levou um processo por plágio.

Falando nisso, não foi só em personagens que a série tomou emprestado alguns aspectos digamos, não tão originais. Fizeram isso na trilha sonora também. Vocês se lembram da fase do Neon Tiger em Megaman X3?

Parece familiar? Permita-me refrescar a vossa memória então:

Que chupinhada!

E tem mais, a versão norte-americana de Megaman X5 foi o auge das “homenagens” ao Guns N’ Roses. Como todos sabem, ou supostamente deveriam saber, os jogos do personagem são constituídos basicamente de uma tela cheia de janelinhas com as fotos de alguns robôs malfeitores que você tem que combater. Aí você vence um, ganha a arma dele e tenta descobrir para que ela serve partindo para cima de outro vilão. No referido jogo, há um detalhe deveras chamativo na fase de um inimigo denominado, veja você, Axle The Red!

Dá só uma olhada no tema de fundo:

É meus amigos, e  não é tudo. Nesse game você ainda enfrentava nada mais, nada menos, do que o próprio Guns N’ Roses! Os nomes de alguns dos inimigos eram Grizzly Slash, Squid Adler, Izzy Glow, Duff McWhalen, Dark Dizzy e Mattrex.

Sacaram?

Grizzly Slash – Slash
Squid Adler – Steven Adler
Izzy Glow – Izzy Stradlin
Duff McWhalen – Duff McKagan
Axle The Red – Axl Rose
Dark Dizzy – Dizzy Reed
Mattrex – Matt Sorum

Fora que no sétimo capítulo, foi introduzido (ui!) um novo herói à patota e batizaram o robozinho com o singelo nome de Axl.

Vai ser fã assim, hein, programadores da Capcom?

Mas tudo bem, sendo homenagem ou não, pelo menos ficou bastante engraçado. Ou não é legal o suficiente você poder dizer por ai que saiu na porrada com o Duff McWhalen logo após meter algumas rajadas de prótons no Grizzly Slash?

Administrador Iluminerd

A mais estranha figura nesse grupo: não posta, não participa de podcast, mas foi ele quem uniu todas as pessoas dessa bagaça...

Este post tem 3 comentários

  1. Renver

    o X5 tem telas meio chatinhas, e os chefes são até fáceis…

    Mas o X6 é um lixo!!!

Deixe um comentário