Martyrs (2008) – Gore e Terror Psicológico pra ninguém botar defeito!

Você está visualizando atualmente Martyrs (2008) – Gore e Terror Psicológico pra ninguém botar defeito!

Surgiu uma nova onda de filmes gore franceses nos anos 2000, Alta Tensão (2003), A Invasora (2007), A Fronteira (2007), entre outros. Mas quem se destacou mesmo foi Martyrs, filme Francês do diretor Pascal Laugier.

O filme começa com Lucie ainda criança, fugindo do lugar onde era mantida refém e torturada, encontrada em uma estrada foi levada para um abrigo onde conheceu sua melhor amiga Anna. Quinze anos após o ocorrido, ainda perturbada, Lucie resolve ir atrás de vingança à família que havia a torturado e arrasta Anna para executar seu plano, mas o que Lucie não imaginava é que elas estavam entrando em um caminho sem volta.

 

Martyrs é um filme cruel, sem medo de mostrar cenas pesadas, diferente das produções de terror americanas os franceses não tem medo de chocar, as câmeras não são desviadas quando vão mostrar cenas gore, é mostrado tudo de maneira explícita, o gore na sua forma mais pura e crua (pra mim isso é crucial pra esse filme).

Mas se engana quem espera por um filme cheio de violência gratuita, em Martyrs nenhuma cena de violência é gratuita, a violência aqui se faz necessária para contar bem a história.

 

O segundo ato do filme é angustiante, aqui já não é mais explorado tanto o gore, mas sim o terror psicológico (quem não ficar angustiado com o que rola com Anna, não tem coração hahahahahha).

O diferencial de Martyrs não é nem o gore usado com maestria, mas sim o enredo original, desconheço um filme que tenha um enredo igual a esse e o elenco convenceu bastante em suas atuações.

É o tipo de filme que você assiste e fica um tempão com ele na cabeça -comigo foi assim, assisti tem 5 anos e nunca mais fui a mesma. É perturbador saber que tem uma sociedade secreta capaz de fazer as maiores atrocidades pra benefício próprio. Se engana quem assiste esperando um filme de terror comum com coisas sobrenaturais, jump scare ou qualquer outro clichê do gênero, aqui é retratado a maldade humana, o quanto a mente humana pode ser perversa, Martyrs te mostra como pessoas aparentemente inofensivas podem carregar consigo uma natureza doentia.

Martyrs é um filme original, impecável, o ápice até agora do horror Francês, ta sendo difícil sair um filme que supere. O desfecho do filme condiz com toda a expectativa que o filme vai criando. Sério, eu tento achar um defeito nesse filme mas não consigo, acho que é porque não tem mesmo hahahahahaha

Ao todo, Martyrs é um filme que supera MUITO as expectativas, qualquer amante de horror ou gore vai se deliciar com esse filme, é sem dúvidas um dos melhores da atualidade e aposto fácil que irá virar clássico e merece muito isso!

Curiosidade: Em 2015 saiu um remake americano péssimo, fujam dele!

Carolina

Amante de filme de terror desde que me conheço por gente.

Este post tem 4 comentários

  1. Ricardo Magno

    Esse filme destruiu minha mente, rs… Na verdade ele não pára de destruir até agora. E eu já estava bem acostumado com filmes alternativos de cenas bizarras e chocantes, estilo Cronenberg, David Lynch… Só que Martyrs foi o ápice do choque de realidade. A Serbian Film, 120 dias em Sodoma, Holocauste Canibal… Fichinha perto de Martyrs. É estranho falar sobre ele, pois ao mesmo tempo que causa mal-estar, repulsa e choque; também fascina, pelo fato de nos revelar um ponto mais ao extremo da maldade humana. E doido mesmo é a censura francesa. Eles deixaram passar mesmo um filme cru a esse nível. Fiquei de caaaara!!! Depois o Reino Unido fica fazendo gracinha por causa de um filme tosco e trash como A Centópeia Humana. Nada contra os trashs e considerados de série B, estilo A Casa dos 1000 corpos. Gosto muuuito!!! Mas enfim… Nada superou Martyrs… Até agora! Ele passou a ser aquele filme que, maldosamente, sempre uso psicologia inversa comentando com os amigos para que não o assistam, hehehe…
    Excelente texto! Escreva mais sobre Martyrs ou sobre o gênero gore. Muito bom falar sobre esse tema.

  2. Lucas Jesus

    Martyrs é terrivelmente perfeito, só “Consegui” assistir duas vezes kk!
    Estou preparando um vídeo no meu canal do youtube, sobre essa grande OBRA PRIMA do cinema contemporâneo!
    PARABÉNS PELA ESCRITA…

  3. Lucas Jesus

    Martyrs é TERRIVELMENTE EXCELENTE, mas “só” Assisti duas vezes, kkk!
    Inclusive estou preparando um vídeo sobre essa OBRA DE ARTE DO CINEMA CONTEMPORÂNEO, no meu canal do youtube.
    PARABÉNS PELA ÓTIMA ESCRITA.

Deixe um comentário