Jornada nas Estrelas: Discovery 1×01 e 1×02 (review)

Você está visualizando atualmente Jornada nas Estrelas: Discovery 1×01 e 1×02 (review)

Uma grande decepção para quem é fã de Jornada nas Estrelas

 

As primeiras coisas que você precisa saber sobre a serie:

Discovery é exibida pela CBS all acess nos EUA, já no Brasil será exibida pela Netflix, a serie foi criada por Bryan Fuller  e Alex Kurtzman, sendo que Fuller foi demitido pela CBS após não concordar com diversas mudanças feitas na serie como as mudanças visuais dos Klingons e um dos oficiais ser um androide, sem falar o tom dark que a serie quer mostrar, ele mais tarde conseguiu um emprego em American Gods, porem a CBS tem dito que ele pode voltaar fazendo alguns roteiros, toda a historia principal do episodio 1 e 2 foi escrita por Fuller originalmente e modificada por outros escritores mais tarde.

A serie supostamente se passa no Universo Prime, para quem não sabe o universo prime é o universo original de jornada nas estrelas ou seja o universo de antes do reboot, mas existem diversas falhas na cronologia que são apresentadas logo de cara, os Klingons estão muito mais caricatos do que nunca apesar de sua aparencia ser completamente diferente de tudo que apareceu no Universo prime mas serem muito parecidos com a aparencia do universo rebootado, sem falar que temos uma androide (para quem não sabe os primeiros androides criados pela federação foram Data e Lore durante a Nova Geração que se passa 100 anos depois dos eventos de Discovery).

A serie tenta ser sombria apesar de ter pitadas de humor aqui e ali, mas ela quer ser mais “seria”, no estilo snyderiano de colocar a tela escura para parecer mais seria, porem existem momentos sérios que são involuntariamente engraçados durante o 1 e 2 episodio.

Os Vulcanos diferentes de suas adaptações no passado (inclusive no seu conceito criado pelo criador de Jornada nas Estrelas) ao que parece não tem mais religião, apesar de terem um certo tom de espiritualidade, pelo que foi mostrado religião será algo proibido de ser abordado de maneira positiva seja no que foi mostrado nos episódios ou entrevistas, ao contrario das outras series anteriores onde era mostrado o aspecto positivo e negativo como qualquer outro tema.

A historia da serie e principais mudanças :

A primeira oficial Michael Burnham foi adotada e criada por Sarek (pai de Spock), ele a criou no modo de  vida vulcano por isso ela é normalmente mais inteligente em ciências do que um humano normal, apesar disso ela tem dificuldade em controlar suas emoções, pois ela é uma humana (apesar dos flashbacks na infância parecerem que ela tem mais controle de suas emoções do que quando é adulta), seu primeiro posto como 1 oficial foi na nave cientifica Uss Shenzhou, porem a nave é destruída em um ataque e ela é uma das sobreviventes, assim ela se torna a primeira oficial da USS Discovery e deverá superar seus próprios preconceitos com os Klingons para conseguir uma aliança com eles.

A Federação não é mais uma utopia e ainda é mais militarizada que qualquer outra versão anterior, é uma sociedade meio sombria onde a humanidade ainda não conseguiu se unir completamente muito menos com outras especies, temos terroristas e criminosos em todas as especies da Federação, inclusive alguns humanos como Harry Mudd (veja mais abaixo).

Tkvuma é o personagem Klingon mais importante, ele é o líder das casas dissidentes Klingons e se diz a segunda vinda de Kahless (o messias que uniu o povo Klingon no passado), ele obriga todos a seguir uma versão das leis de Kahless e diz que os Klingons perderam o seu caminho de purificação.

Harry Mudd é um terrorista e pirata espacial, ao invés da versão original onde era um contrabandista e criminoso da Federação (uma especie de Han Solo gordinho), aqui ele é um criminoso mais serio, que realmente é mau e está disposto a cometer qualquer tipo de ato para conseguir o que quer, um tipo de mistura de criminoso comum com terrorista.

Apesar dos pesares eu quero que Discovery de certo e estou na torcida por isso, a serie tem potencial mas até agora não mostrou ao que veio, aparentando ser uma serie genérica e longe de parecer uma serie de jornada nas estrelas.

Nota 5,5

Este post tem 7 comentários

  1. César Lima

    “Uma grande decepção para quem é fã de Jornada nas Estrelas”…. onde isso??? No Universo Espelho? Todas as reações que venho acompanhando em páginas e sites especializados tem variado de cautelosamente otimistas a efusivamente satisfeitas. Rotten Tomatoes e Metacritic também indicam altos índices de aprovação. Mas acima de tudo: não seja pretensioso a ponto de achar que pode vocalizar dessa forma o sentimento de todos os fãs de uma franquia que já tem 51 anos. 😉

    1. Olavo Lima

      bom concordo com a opinião da review, realmente me decepcionou um pouco, mas voyager começou ruim e conseguiu emplacar, todos os fãs independente de reviews (que até esse colocou) tambem estão na torcida pela serie

  2. Rhobison Layan Lima Medeiros

    decepção aonde? em dois eps vc ja foi capaz de ver tudo isso? os klingons ja foram explicados, e se vc viu bem, quando o comandante da nave klingon conversa com outros, todos eles são diferentes, ate mesmo algumas castas com feições mais suaves, trekker é um bicho chato, ate quando esta bom esta ruim pra ele, que asco!

    1. Olavo Lima

      calma cara tu ficou revoltado porque o cara não gostou dos episodios? auhauha

  3. Cortana Franci

    Concordo contigo, percebi o mesmo. A iluminação da série é perceptivelmente Dark, para dar uma conotação sombria. Coisa que tem sido feita atualmente nas séries e filmes de ficção científica. Se nem Fuller aprovou, pq eu tenho que aprovar? Não me lembra ST e se não fosse o nome e a insignia, eu diria que era outra série de ficção qualquer. Me lembrei mto de Killjoys, Expanse, Star Wars, mas nada me levou a lembrar do Star Trek. Lamento, mas verdade seja dita. Só colocar Klingons falando em Klingon não garante o nome do legado Star Trek, sinto muito gente. Na verdade a CBS só quer ganhar dinheiro e chamar a atenção dos “novos possíveis fãs” que estão acostumados com a fotografia e os efeitos desta forma e não estão preocupados com o legado do Gene ou mesmo com os verdadeiros Trekkies. É uma batalha espacial, com efeitos lindos e que leva o nome de ST. Ainda não percebi a Discovery sendo Star Trek, mas espero que veja nos outros episódios. Se é que vai efetivamente representar isso. Ahhh e faltou diálogo, coisa característica da série. A qualidade dos diálogos está péssima…#prontofalei

Deixe um comentário