Inovações Tecnológicas na 1ª Guerra Mundial – Até Que a Morte a Tudo Separe

Você está visualizando atualmente Inovações Tecnológicas na 1ª Guerra Mundial – Até Que a Morte a Tudo Separe

A 1ª Guerra Mundial foi parte de um período de grandes mudanças. A Revolução Industrial ainda vinha com toda a força e, junto a isso, um intenso período de revolução também no campo bélico. A ânsia por novas armas e equipamentos levou a novas, inusitadas e mortíferas soluções tecnológicas. A seguir, listaremos algumas das principais armas e equipamentos usados neste intenso e negro período de nossa história mundial.

ARMAS:

Granada de Mão

1GM-Granada

Grande solução tecnológica: rápida, mortal e portátil. Utilizada com eficácia e, atualmente, com inúmeras variações, a granada de mão foi criada em 1915, na Grã-Bretanha, e usada quase que imediatamente por soldados britânicos.

Metralhadora Lewis

1GM-01LewisMachineGunModel1916

Tinha a grande vantagem de ser leve. Era fácil de montar e barata, ideal para produção em massa. Criada em 1911, tinha aparência distintiva, contando com uma bandeja lateral, onde ficavam as balas (e que se assemelhava a uma lata de goiabada) e sólido tripé. Era extremamente versátil, podendo também ser montada em veículos, além de operar sozinha.

Rifle Automático Browning

1GM-BAF

Novidade trazida pelos Estados Unidos, o rifle acabou sendo amplamente usado por infantarias como metralhadora. A arma foi tão bem sucedida que seu uso se disseminou a partir de 1918 até a 2ª Guerra Mundial, em 1939.

Machinengewehr 08

1GM-Machinengewehr 08

Incrível metralhadora alemã fixa, que chegava a atingir a velocidade incrível de 400 tiros por minuto. O uso contínuo da metralhadora causava superaquecimento, combatido por uma espécie de câmara de resfriamento ao redor do cano que comportava 4,5 litros de água.

Pistola Luger

1GM-Luger

Seu nome real é Pistola Parabellum 1908; Luger foi o nome de seu projetista, que patenteou o projeto em 1898. Uma das pistolas mais bem sucedidas de todos os tempos (se não for a mais bem sucedida), a Luger é uma joia alemã: semi-automática, com capacidade para 9 balas de 9 mm (oito no pente e uma na agulha), já foi concebida como uma arma à frente de seu tempo. Seu sucesso foi tamanho que, além de usada pelo exército alemão ao longo das duas guerras mundiais, foi adotada pelo exército suíço de 1909 a 1970.

EQUIPAMENTOS:

Morteiro Minenwerfer

1GM-MinenwerferMortar

Morteiro alemão de ação rápida, que foi o flagelo das trincheiras belgas e francesas. Leve, foi fabricado em três configurações e, ao contrário dos morteiros anteriores, que precisavam de uma tropa de cavalos, Ele era transportado numa charrete puxada por um único cavalo.

Nieuport 17

1GM-Nieuport 17

Fabricado pela França, este avião foi soberano nos céus da 1ª Grande Guerra. Era leve, ágil e extremamente versátil. Foi utilizado até pela RAF britânica, e responsável pelo fim do terror dos Focker Eindecker, caças alemães extremamente eficientes. Os Nieuport 17 simplesmente dizimaram os Focker Eindecker e foram escancaradamente copiados pelos alemães, a partir de naves abatidas.

Fokker Dr.I Dreidecker

1GM-Fokker Dr.I Dreidecker

Conhecido mundialmente por ter sido o avião favorito do temido Barão Vermelho, o Fokker Dr.I Dreidecker era um avião muito confiável em baixa altitude e manobrável a ponto de ser capaz de inúmeras acrobacias, mesmo sob a alça de mira inimiga. No entanto, perdia muita estabilidade em alta altitude e era considerado um avião lento

Tanque Fiat 2000

1GM-Fiat 2000

Como quase tudo que é desenhado por italianos, o tanque tinha um design considerado inovador. O motorista sentava-se à frente e o motor ficava abaixo dos passageiros, diferente de todos os demais tanques da época. Com linhas bonitas, o tanque era o único com torre giratória. Praticamente não foi usado em combate, mas foi uma antevisão do que viria a seguir.

U-Boat

1GM-U-Boat u15

Grande inovação tecnológica de toda a guerra, depois dos aviões. Os alemães criaram aquele que até hoje é considerado um verdadeiro desestabilizador de qualquer conflito: o submarino militar. O U-boat (ou U-Boot, na versão alemã) alemão, de cara, logo nos primeiros dias do conflito, conseguiu limpar do mapa nada menos que 21 cruzadores britânicos em uma hora. A princípio, a tarefa dos submarinos era afundar navios cargueiros, impedindo que os inimigos recebessem suprimentos.

Colossus de Cyttorak

Detentor dos segredos da Mãe-Rússia, fã incondicional de jogos da antiga SNK (antes de virar esse arremedo, chamado SNK Playmore), e da Konami, Piotr Nikolaievitch Rasputin Campello parte em busca daquilo que nenhum membro da antiga URSS poderia ter - conhecimento do mundo ocidental. Nessa nova vida, que já conta com três décadas de aventuras, Colossus de Cyttorak já aprendeu uma coisa - não se deve misturar Sucrilhos com vodka, nunca!!!!

Este post tem 2 comentários

  1. Anubis_Necromancer

    O superbond foi criado nessa época, para poder “tampar” as feridas de balas mais rápido do que as gases.

Deixe um comentário