Iluminerds na Comicon do Chile – Parte 5 de 5: Artistas e Fã-Clubes

Você está visualizando atualmente Iluminerds na Comicon do Chile – Parte 5 de 5: Artistas e Fã-Clubes

z

A Comicon do Chile foi pródiga em atrações. Além da animação promovida no palco pelos organizadores, distribuindo prêmios, fazendo trívias, desfiles de cosplays e apresentando os artistas convidados ao público, inúmeros fã-clubes, guildas e sociedades se fizeram presentes, descortinando mundos de fantasia novíssimos em folha ou empoeirados e embolorados, todos eles fascinantes.

O sucesso estrondoso de Game of Thrones surgiu na figura de três mocinhas devidamente caracterizadas, que exibiam artigos inspirados na série de fantasia da HBO, como os ovos de dragão.

tolkien1

A Sociedad Tolkien Chilena reluziu toda sua glória na reprodução de um cenário da Terra-Média, e em vestimentas que remetiam fielmente aos filmes adaptados da obra de J.R.R. Tolkien.

tolkien2

Galardões, pavilhões, dragões, bijuterias, miniaturas e livros inspirados no universo de O Senhor dos Anéis coloriam o estande.

steampunk

Foi uma grata surpresa encontrar por lá um reduto steampunk, devidamente paramentado com suas roupas de couro  e tecido em tons terrosos, suas molduras de quadros rebuscadas e seus acessórios metálicos retrô.

t

Os fãs da encerrada série de livros e filmes do bruxinho mais famoso de Londres vestiam, elegantes e ao mesmo tempo despojados, suas gravatas frouxas e uniformes de Hogwarts, sob os auspícios do chapéu seletor.

s

Outras séries mobilizaram seus fã-clubes na Comicon: os de Crepúsculo, os de Glee, e os de Supernatural, respectivamente.

n

Mesmo seriados encerrados há tempos, como o irresistível Arquivo-X, mereceu um espaço no evento, decorado com memorabília da série e até um alienígena cinzento.

u

Os fãs de Star Wars dividiram-se em vários espaços, dentre eles um reservado apenas aos artigos raros de um colecionador, e outro dedicado à Aliança Rebelde.

v

Mas, de longe os mais simpáticos foram os membros da Agrupacion Amigos de Viaje a las Estrellas, espécie de fã-clube de Jornada nas Estrelas (cujo filme Além da Escuridão: Star Trek, recém-estreou), que; além de tirarem de seus baús dezenas de bonequinhos de Kirk, canecas de Scotty, réplicas de naves e outros apetrechos raros; convidaram-nos para tirar várias fotos, com muita alegria e entusiasmo.

m

O evento abrigou ainda uma sortida flora de empreendedores da área cultural, que submeteu ao público seus projetos sui generis, como o guarda-sol (?) de cogumelo e a touca-lenço-cachecol.

l

Artistas plásticos apresentaram seus trabalhos com forte pegada pop, reinterpretando personagens famosos como Superman ou explorando clichês do traço mangá, em belas e sensuais aquarelas.

k

Toy Art, adesivos, cartões-postais, publicações independentes e artigos de todo tipo ligados a tais obras foram vendidos ao público numa apresentação bastante profissional, sinal de que os chilenos preocupam-se com a embalagem também, não somente do conteúdo.

q

Com menos recursos, mas igual potencial e conteúdo, fanzineiros reuniram-se num corredor, vendendo suas HQ, poesias, ficções de protesto a preços módicos e impressionante qualidade. Provavelmente, me verão por aí usando uma camisa desenhada por um destes caras, com a imagem de uma muchacha chamando para luta-livre.

A aventura acabou mais ou menos por aí, posto que o sol estava se pondo em Santiago e estávamos a um passo de virar abóbora. Entretanto, nossos bolsos vazios e sacolas cheias apontavam para a continuidade dessa aventura, para uma sequência, uma parte dois – a missão – a se desenrolar em nossas cabeças, nos bonequinhos que compramos, nas conversas que tivemos, nas fotos que registramos e nas revistas que leremos.

Com relação aos gibis chilenos, podem ter certeza que, assim que eu conseguir me entender com o castelhano de suas páginas, volto para contar tudo pra vocês 😉

Rodrigo Sava

Arqueólogo do Impossível em alguma Terra paralela

Este post tem 4 comentários

  1. Don Vittor

    Sava, adorei a cobertura do evento! Muito bem feita, parabéns!

  2. Rodrigo Sava

    Valeu, gente! Foi divertido pacas. A paixão da galera de Santiago pela cultura pop foi algo bonito de se ver. Jovens, adolescentes, pais com suas crianças, e muuuitos cosplayers. Santiago é um barato, e já estou com saudade ^^

Deixe um comentário