Iluminamos: Turma da Mônica – Clássicos do Cinema 34

Isso mesmo! Nesta edição, a patota mais famosa do Brasil vai se aventurar no universo do Batman e, talvez, possam descobrir o segredo do morcego…


A coleção Clássicos do Cinema realmente pegou: já são 34 números com paródias de blockbusters hollywoodianos encenados pela turminha do Bairro do limoeiro.

Já não é a primeira edição desta coleção em que nossos conhecidos amiguinhos encaram as ruas de Gotham city, a edição n°7, de abril de 2008, trouxe em seu conteúdo uma aventura relacionada ao filme Batman Eternamente, filme anterior ao desta edição.

Aqui, apesar do título referente ao segundo e (felizmente) último filme dirigido por Joel Schumacher, o conteúdo da história é, na verdade, uma coletânea de famosas cenas referentes ao universo do morcego presentes em seus filmes, seriados e HQs, e grande parte delas, possivelmente só os mais antigos fãs do morcego entenderão a sacada, pois duvido que alguma criança de 7 ou 8 anos já tenha assistido o seriado do anos 60, lido a história d’Os Piratas do Tietê, onde o homem-morcego aparece, ou até  ter A Piada Mortal dentre sua quadrinhos favoritos. Referências ou um glossário fariam bem à edição.

Temos no mesmo número participações de Bane, Hera Venenosa, Rah’s Al Ghul, Charada, Duas caras, Coringa, Senhor Gelo… todos na mesma edição! Para tantos personagens foi necessário diversos flashbacks durante a trama para explicar a origem de cada um, e tantas páginas gastas para isso comprometeram a história.

Esta edição teria funcionado melhor se seguisse o roteiro da película, como a maioria das outras edições de Clássicos do Cinema, essa tentativa de criar um roteiro livre, infelizmente, não rendeu uma boa história e sei que esta edição deve ser analisada de um ponto menos crítico, por ser uma edição para o público infantil, mas tantos personagens juntos não renderam uma história consistente em 48 páginas, uma pena.

Ao menos temos o ponto positivo de navegarmos no passado do herói, vendo diversas roupas, veículos e acessórios que o mesmo usou através das décadas, eu mesmo não lembro de um dia ter visto em uma mesma página de quadrinhos todos os carros usados pelo Batman.

Das boas edições que Clássicos do Cinema trouxe, esta é passável, vale para completar a coleção apenas, e espero, sinceramente, que nenhuma criança busque na internet: “qual é o segredo do morcego”.

Nota: 5,0

Clássicos do Cinema 34 – Batmenino e Cascóbin
Mauricio de Sousa Produções (Roteiro e desenhos)
48 páginas
Panini Comics
R$ 5,50
Outubro de 2012

Comentários do Facebook

Comentários