Iluminamos: Trash –  A esperança vem do lixo.

Você está visualizando atualmente Iluminamos: Trash –  A esperança vem do lixo.

maxresdefault2

Fala, galera que só vê cinema nacional quando tem o Selton Mello ou o Wagner Moura! É com imenso prazer que trago a vocês a resenha do melhor filme nacional do ano – embora só tenha visto dois, rs.

livro-trash-de-andy-mulligan-e-filme-trash-a-esperança-vem-do-lixo-de-stephen-daldry-com-wagner-moura-e-selton-mello

Infinitamente superior ao lixo regurgitado chamado Alemão, Trash, do diretor Stephen Daldry – três vezes indicado ao Oscar, por Billy ElliotAs Horas e O Leitor – nos traz uma história muito bem construída com atores mirins sensacionais. Sinceramente, não nego que tenho apreço pelos filmes do Wagner Moura, contudo, posso afirmar que este será o filme nacional a ser batido.

Para aqueles que não conhecem o filme, eis a resenha chupinhada dos amigos do Adoro Cinema:

Rio de Janeiro, Brasil. Gardo (Eduardo Luís) e Raphael (Rickson Tevez) são garotos que vivem em um lixão e sempre buscam algo valioso entre os restos despejados no local todo dia. Um dia, Raphael encontra uma carteira com uma boa quantia em dinheiro e a divide com o amigo. Entretanto, logo surge o policial Frederico (Selton Mello), que está justamente procurando a tal carteira a mando de um candidato a prefeito, Santos (Stepan Nercessian). Os garotos não revelam que a encontraram e pedem ajuda a Rato (Gabriel Weinstein), também morador do lixão, para que possam descobrir o que ela tem de tão importante. É quando percebem que, através de uma chave, embarcarão em uma verdadeira caça ao tesouro.

428497.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Trash, como o próprio nome já diz, é um filme que exala de maneira aguda tudo o que os nossos olhos – mais que acostumados – se negam a ver. Trabalhando competentemente num paralelo entre a fé do homem e a descrença nas instituições, baseado no livro de Andy Mulligan, o filme foi rodado no Brasil  graças a proximidade do diretor com Fernando Meirelles. Como podemos ver na sinopse acima, o filme contra a história de três garotos que; vivendo às custas dos restos de um aterro sanitário, vulgo lixão; dão a “sorte” de encontrar uma carteira que, além de R$ 300,00, os colocaria numa  perigosa caçada humana.

O filme se concentra em temas como o preconceito, tanto étnico como sócio-econômico. Devido a sua pegada bem realista, alguns entusiastas do gênero poderiam até classificá-lo como um flerte ao Policial.

cena-de-trash---a-esperanca-vem-do-lixo-1412715819531_956x500

Não nego que a premissa original tenha me chamado muito mais atenção do que os próprios fatos que se desenrolaram no decorrer do filme. Contudo, além da ótima fotografia – contrastando com a sujeita local –  e um grande elenco formado por estrelas do nosso cinema – Wagner Moura, Selton Mello e Nelson Xavier –  e atores estrangeiros  – Martin Sheen  e Rooney Mara – , felizmente, fomos agraciados por um enredo recheado de críticas sociais que traçam desde a costumeira corrupção das autoridades públicas e cartolas até as dificuldades encontradas nas comunidades eclesiásticas, instaladas no seio de toda a abominação carioca.

Outro ponto que também vale destaque são os argumentos – perfeitamente críveis – e a atuação  prodigiosa e acrobática dos mirins protagonistas (Rickson Tevez, Eduardo Luis e Gabriel Weinstein). Também vale ressaltar o maravilhoso contraste do papel de Selton Mello – mais uma vez interpretando ele mesmo – com a atitude de seu personagem. Algo que deveria ser estudado pela especialista em criminologia Ilana Casoy. Afinal, trata-se de um psicopata.

158263.jpg-c_640_360_x-f_jpg-q_x-xxyxx

Por fim, talvez, o único ponto negativo do filme seja a nossa própria falta de fé no próximo, assim como , em milagres.

Logo abaixo, segue o trailer:

Don Vitto

Escritor, acadêmico e mafioso nas horas vagas... Nascido no Rio de Janeiro, desde novo tivera contato com a realidade das grandes metrópoles brasileiras, e pelo mesmo motivo, embrenhado no submundo carioca dedica boa parte de seu tempo a explanar tudo que acontece por debaixo dos panos.

Deixe um comentário