Iluminamos: The Elder Scrolls Online

Você está visualizando atualmente Iluminamos: The Elder Scrolls Online

Olá, Nerds e Nerdas, tudo bom? Há tempos procuro jogar um MMO cujo enredo seja baseado nos temas Fantasia (Neverwinter), Super Herói (DC Universe Online) ou Atualidade (The Secret World), mas sempre acabo voltando para World Of Warcraft. Desta vez, aventurei-me pelas terras de Tamriel e testei o The Elder Scrolls Online.

Confesso que, ao jogar ESO pela primeira vez, fiquei confuso com sua mecânica e isso é culpa do WoW. Sempre joguei de Tank, ou seja, fico parado agrando os inimigos enquanto o pessoal faz o “trabalho sujo”, mas nos jogos atuais, como em Neverwinter, mesmo jogando de Tank, há a necessidade de uma movimentação pelo cenário para evitar certos golpes e tudo mais. Com ESO não foi diferente e aos poucos fui entendendo essa mecânica.

eso02Tirando esse detalhe e falando um pouco sobre o jogo, ESO é um MMO muito interessante com belos gráficos. Explorar o mapa é uma das coisas mais legais do jogo. Como em todo MMO, ESO segue a mesma fórmula, ou seja, missões de coletar itens, matar inimigos, fazer dungeons e ir do Ponto A ao Ponto B. Tudo isso com inimigos do seu level e, conforme seu personagem vai evoluindo, ele é enviado para uma outra área com inimigos de nível superior.

Tendo isso em mente, gostaria de focar minha análise em coisas que realmente me chamaram atenção. A principal delas está relacionada à liberdade. O que quero dizer com isso? ESO te oferece 4 Classes; Dragon Knight, Templar, Sorcerer e Nightblade. Caso fossemos classificá-las pelas características básicas de um MMO teríamos, respectivamente, Tank, Healer, Controller/DPS e DPS. Contudo, o grande diferencial de ESO é que isso não é obrigatório. É possível ser um Sorcerer Tank, por exemplo.

Essa liberdade me fez rever muitos dos meus conceitos. Afinal um tank ou uma classe Tank só pode usar armaduras pesadas, escudo e uma arma, mas no ESO  posso ser um Mago com dois mascotes e desempenhar o mesmo papel. Isso é possível porque sua habilidade esta baseada na arma que você usa (Arma de duas mãos, Espada e Escudo, Duas Armas, Arco e Flecha, Cajado de Destruição e Cajado de Restauração). Esse elemento é exatamente o mesmo que encontramos em Skyrim.

eso03

Com relação ao PVP, não joguei muito, pois não é a minha praia, mas posso dizer que, até o momento, ESO foi o único MMO que me fez ter um gosto pelo PVP. O tema central do PVP em ESO é dominar Cyrodiil e para isso se faz necessário tomar castelos, serraria etc.  Para conquistar um castelo que esteja em posse de outra facção você se utiliza de catapultas e outros elementos. Isso para mim foi muito interessante, pois é possível sitiar um castelo e os jogadores inimigos ficarem confinados até o castelo se desmoronar.

No momento não estou jogando ESO e o motivo é o mesmo para todos os MMOs que joguei: ao chegar no level máximo tudo o que o jogo me oferece é enfrentar as mesmas dungeons (desta vez na versão Veterano), fazer Raid, coletar itens para criar itens melhores etc.

Resumindo: The Elder Scrolls Online foi uma grata surpresa para mim e o joguei, sem parar, por dois meses. Se há algo inovador ou de diferente em relação os demais MMOs no mercado, na minha opinião, fica a liberdade de se criar um personagem como quiser (Mage Tank, por exemplo) e o seu PVP.

Abraços!

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

Deixe um comentário