Iluminamos – Os Vingadores 2: A Era de Ultron, por Ebony Spiderman

Você está visualizando atualmente Iluminamos – Os Vingadores 2: A Era de Ultron, por Ebony Spiderman

Fala aí!

Desta vez fui convocado para a missão de “falar” sobre as minhas impressões acerca do filme Os Vingadores 2: A Era de Ultron, dirigido por Joss Whedon e apresentando: Chris Evans (Capitão américa), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Mark Ruffalo (Hulk), Chris Hemsworth (Thor), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Aaron Taylor-Johnson (Pietro Maximoff), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff), Paul Bettany (Visão) e outros. A sinopse divulgada diz pouco:

the-avengers2

Sequência do sucesso “Os Vingadores”, que reúne mais uma vez a equipe de super-heróis formada por Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro.

O filme começa pondo o espectador já nas consequências do filme Capitão América 2 – O Soldado Invernal, com a equipe original toda junta e sendo desenvolvida a partir daí, calma, não darei spoiler algum aqui.

vingadoreshorztraBom, levando em consideração que, neste filme, temos a apresentação de três personagens (Visão, Pietro e Wanda) e um aprofundamento maior do Gavião Arqueiro (que não teve nem filme solo, nem fez participação em nenhum outro filme da franquia nesta fase), tivemos um filme bastante distribuído no que se refere à participação dos personagens (assim como no filme anterior).

Analisando os personagens de forma mais individual, tivemos um Capitão muito mais maduro, não parecia o personagem do primeiro filme que mais se assemelhava com um cego, num quarto escuro, procurando um gato preto. Dessa vez, o personagem pôs em prática o que aprendeu no filme anterior.

capitaoamerica-vingadores2-650x400Tony Stark, continuou sendo o alívio cômico do grupo, porém trouxe um ar de manipulação muito maior – suas argumentações baseadas na lógica, foram um show à parte e foram bastante utilizada ao longo do filme. Algumas cenas dele me incomodaram com relação à dinâmica em grupo, pois pareciam feitas de qualquer maneira, mas nada que atrapalhasse e as cenas com a “Hulk Buster” valeram a pena.

ultron_612x380Acabei de dizer que o Homem de Ferro foi alívio cômico, porém Thor teve muito mais momentos cômicos do que os outros personagens, apesar de toda pose de deus. Acho que foi o personagem menos trabalhado no grupo, mesmo tendo importância decisiva na trama.

vingadores2_112-650x400A CG utilizada no Hulk também foi uma obra-prima, evidenciada na muito boa luta contra a Hulk Buster. Bruce Banner atua mais como uma bengala para as peripécias de Tony Stark e como “Don Juan” em alguns momentos. Não posso dizer que foi um ponto negativo, mas ver um Hulk mais contido, mais “consciente” (até mesmo para que possa participar da equipe), me deixou mais resistente.

hulkViúva Negra e Gavião Arqueiro são bem explorados no filme. O Gavião tem um filme à parte, o personagem é mega aprofundado enquanto Scarlet repete sua atuação na pele da personagem e faz da Viúva Negra alguém misteriosa, mesmo com as revelações sobre seu passado.

vingadores2-gaviao-650x400O filme não faz nenhuma menção à família mutante dos gêmeos Maximoff dos quadrinhos. Eles, porém,  num momento falam de sua motivação, em outro falam sobre sua família. Pietro é um personagem bem irreverente, metido a fodão tipo Housy, saca? Até que prestou no filme, mas é inevitável, ao meu ver, a comparação com o Mercúrio do filme XMenDias de Um Futuro Esquecido, que é muito mais carismático e teve uma personalidade mais adequada para um velocista. Já Wanda é uma personagem mais questionadora, me fez lembrar muito a Feiticeira dos quadrinhos.

avengers2-imagen12Apesar de aparecer na parte final do filme e de ser uma máquina, o Visão conseguiu imprimir sua marca e seu carisma. O interessante é que o personagem não se explica, pelo contrário, traz consigo vários questionamentos existenciais. Não sei se um personagem como ele seria aceito nos Vingadores dado o momento crítico em que estavam, mas como já estava no final, passou.

thumbO Vilão Ultron tem a mesma incoerência dos quadrinhos, a mania de pensar em família, mesmo ele sendo uma máquina (chama o Visão de filho) e, mais à frente, ao querer acabar com o planeta, por conta dos humanos. Me pergunto pra que diabos ele precisa da ajuda de humanos para isso então?

img54ecb08ba9bdbO filme é muito bom, avança com os personagens, mas tem uns furos de roteiro que irritam a qualquer um. O principal ponto de questionamento pra mim era a sensação de que tinha de acabar o filme logo e, de repente, o orçamento acabou, sei lá. A última aparição do Falcão é horrorosa – ele virou Vingador sem fazer merda alguma enquanto o mundo estava indo pro pau. Não representou a raça, coitado…

Bom, por esses pequenos contratempos tenho Os Vingadores 2: A Era de Ultron como um filme ainda um pouco pior que o primeiro Os Vingadores, pois este apenas se propunha em reunir personagens e conseguiu ir além, enquanto que aquele teve como objetivo dar continuidade ao grupo, fazendo de maneira forçada. Sabemos agora que não se pode ter mais de seis/sete heróis numa mesma trama.

9,0 Iluminadas

Panter-O

Redator dos Iluminerds, antenado em quadrinhos e Psicologia. Esta será a minha melhor versão de mim, rsrsrs.

Este post tem 10 comentários

  1. JJota

    Nota um pouco alta demais para os problemas apontados, não?

    Mercúrio da Fox >>>> Mercúrio da Marvel? Chupa, Marvel?

    1. Cara, não achei o filme muito distante do primeiro. Como pontuei o filme anterior como sendo “10”, não poderia dar uma nota muito distante disso.
      Levando em consideração que eu iria dar nota 15, eles perderam bastante.

          1. JJota

            É melhor mesmo, mas antes:

            Pietro é um personagem bem irreverente, metido a fodão tipo Housy, saca?

            Treta , mano. Treta!

          2. Ebony Spiderman

            Pensando bem, o Pietro fez o favor de morrer, rsrs.

          3. Dr. Housyemberg Amorim

            O cara escreve um texto sobre os Vingadores, VINGADORES e ainda cisma em me citar. Coloca uma foto com uma roupa colada ao corpo e de costas… Depois, vcs reclamam.

            Agora, o Mercúrio faz o favor de morrer, mas eu só posso morrer depois que me devolverem a trombeta do Kraken (espero que não saibam que vendi a minha alma a alguns demônios). E, pelo que soube, a trobeta foi atirada num certo buraco negro bem conhecido dos redatores do site.

        1. O primeiro filme superou minhas expectativas na época, antes do filme do Capitão, era o melhor filme de super-heróis até então, junto com Cavaleiro das Trevas.
          Além de ser um excelente filme de equipe.

  2. Jean Marques

    Não assisti ainda os vingadores 2, mas, achei bastante lucido e coerente suas observações, principalemnet sobre o Hulk, prsonagem que est que vos escreve, as vezes, se identifica. Continue assim caro Ebony!

Deixe um comentário