Iluminamos: Os Mercenários 3

Você está visualizando atualmente Iluminamos: Os Mercenários 3

Fala galera que curte uma matança, mas que hoje em dia não tem um astro brucutu para venerar! Hoje falaremos sobre a terceira parte da franquia de Os Mercenário!

Em primeiro lugar, devemos deixar bem claro que este filme, assim como os demais, não preza por nada mais além do divertimento, então, caso você busque explicações físicas e lógicas para um grupo de mercenários sexagenário, por favor, vá ver algum Oscarizado pós-guerra pois isso aqui não é para você, crítico criado a leite com pera.

Dada a dica, vamos ao que interessa – ou, nem tanto – eis a sinopse, cedida pelos amigos do Adoro Cinema:

“Barney (Sylvester Stallone) e sua trupe de mercenários resgatam Doc (Wesley Snipes), um dos integrantes originais do grupo, que estava preso há oito anos. Logo em seguida eles partem para cumprir uma missão, onde têm uma grande surpresa: o reencontro com Conrad Stonebanks (Mel Gibson), que Barney acreditava ter matado. Antigos colegas que se tornaram inimigos, Barney e Conrad agora se enfrentam em um grande duelo onde os demais mercenários acabam sendo também envolvidos.”

O que os espera em “Os Mercenários 2″ é um bando de idosos sanguinários que, compensando as limitações físicas, recorrem a frases de efeito e cenas recheadas de efeitos especiais.  Traduzindo: esse é um daqueles filmes em que você deve deixar o seu cérebro em casa. Não passa de um pretexto para reunir os atores mais motherfucker de outras gerações num tiroteio frenético.

322036
Prontos para invadir… Isr… Pales… Ir… Deixa pra lá!

Mercenários 2? Sim, meus caros leitores, vocês não leram errado. Afinal, o terceiro filme continua com a mesma premissa. Para os bons entendedores da franquia, é mais do que sabido que toda a trama, realmente, se resume apenas a isso, uma vez que nada mudou em relação aos filmes anteriores. No entanto, embora à primeira vista pareça ser mais um repeteco, fato que justificaria a baixa bilheteria nos EUA, é possível garantir que se algum desses três filmes se preocupou em elaborar um enredo minimamente, atraente, com certeza, foi este último.

Seja pelo fato do vilão principal, Stonebanks, ser um dos membros originais da primeira trupe de mercenários, da qual apenas Doc e Barney eram dados como sobreviventes. Ou, por tratarem com alguma seriedade, até certo ponto do filme, a velhice desses combatentes e uma possível reformulação da equipe, situação na qual Ronda, Ortiz e os demais são envolvidos.  Em um panorama geral, não tenho medo de afirmar que é o melhor dos episódios da franquia, em especial, por terem aposentado os efeitos toscos do After Effects para os efeitos especiais de tiros e esguichos de sangue.

haha
Kellan Lutz, Honda e Ortiz.

Ps 1: Um ponto interessante e deveras inusitado é pela possibilidade do casal G0y interpretado por Jet Li e Arnold Schwarzenegger, confirmado pelo diretor  Patrick Hughes.

arnoldschwarzenegger
Os “brutucus” também amam.

Outro ponto que também merece atenção é a maneira como substituíram um certo membro da equipe para a entrada de Snipes que, embora tenha destaque nos minutos iniciais, acabou sendo relegado a segundo plano. E, voltando à questão da troca, como somos contrários a spoillers, deixaremos a critério de vocês dizer a razão desta escolha ,caso seja possível, nos comentários.

osmercenarios2014
Imagem meramente ilustrativa.

Embora esteja nas entrelinhas que, o filme relembre os clássicos dos anos 80/90 e que boa parte desses atores não possa expressar seu verdadeiro talento artístico, é possível destacar a contribuição que o talento de dois novatos trouxe a franquia. Infelizmente, não falo da meio máscula Ronda Rousey ou de outros atores mais jovens, mas sim de figuras carimbadas como Antônio Bandeiras e Mel Gibson. O primeiro em função do  alívio cômico e certa dramaticidade, enquanto o último, roubando a cena, nos fez esquecer o dispensável Villain – ainda não acredito nisso – de Van Damme.

mercenarios3_181

Ps 2: Embora Harrison Ford tenha cumprido seu papel, seu destaque deve-se às homenagens ao Força Aérea 1 e âs piadas com o sotaque de Jason Statham

30ago2013---o-ator-arnold-schwarzenegger-divulgou-nesta-sexta-feira-30-uma-imagem-nos-bastidores-das-filmagens-do-filme-os-mercenarios-3-ao-lado-de-harrison-ford-e-do-diretor-patrick-hughes-foi-um-1377947861110_615x470
Vovô Ford e sua trupe da pesada.

Quanto aos pontos negativos, uma vez que não podemos levar em consideração a história e as leis da física, fica por conta da ausência de Bruce Willis e Chuck Norris, este, junto a sua temática trilha sonora.

Em suma, é o melhor dos três filmes, porém, ainda faz parte da franquia Os Mercenários. E , como sou fã declarado deste gênero, espero o 4º filme com Jackie Chan, Steven Seagal, Nicolas Cage e Clint Eastwood.

Lembrando que o filme estreia nesta sexta-feira, eis o trailer!

Don Vitto

Escritor, acadêmico e mafioso nas horas vagas... Nascido no Rio de Janeiro, desde novo tivera contato com a realidade das grandes metrópoles brasileiras, e pelo mesmo motivo, embrenhado no submundo carioca dedica boa parte de seu tempo a explanar tudo que acontece por debaixo dos panos.

Este post tem 8 comentários

          1. Don Vittor

            Somos putinhas rs

          2. Messias

            Esse site não me representa

  1. toddy

    Cara, mesmo que o filme fosse uma bosta, já valeria a pena só pela participação do Banderas, ele tá muito engraçado nesse filme! hauhauhauhuha

Deixe um comentário