Iluminamos: Boyhood

Você está visualizando atualmente Iluminamos: Boyhood

Olá, Nerds e Nerdas, tudo bom? Recentemente, assisti Boyhood, o filme mais comentado do momento. A grande repercussão sobre o filme é o fato de o diretor, Richard Linklater, ter demorado 12 anos para concluir o filme.

Isso ocorreu porque ele acompanha, literalmente, a vida do menino Mason (Ellar Coltrane) dos cinco aos 18 anos, ou seja, acompanha Mason da escola até a faculdade. Ao longo do filme percebemos a transformação da criança Mason no jovem Mason.

Acredito, apesar de o moleque ser o principal personagem, que o filme seja mais sobre o passar dos anos e sobre as consequências que ocorrem conosco, como por exemplo o divórcio, os namoros, os amigos, as drogas etc. No fim, para mim, a mensagem do filme (se é que há uma) é mostrar que a vida de cada um de nós dá um filme.

BH02

Outra coisa legal em Boyhood foi perceber o envelhecimento real nos atores. Até o momento, Boyhood é o único filme que conheço cujo tempo tem efeito nos personagens, ou seja, o personagem engorda, fica com rugas etc.

Agora, apesar de ser um filme que retrata as experiências de um adolescente americano, Boyhood consegue ser, de certa forma, universal; pois, apesar do ambiente, todos acabam passando pelos mesmos momentos. Outro ponto interessante é que não há nenhum momento de drama. O que quero dizer é que não há aquele momento em que ele se torna um rebelde e sai de casa, acontecendo alguma coisa muito ruim. O filme simplesmente segue, como a acontece na vida.

A única parte de drama que considero é quando ele está indo para a faculdade, pois, nos EUA, as pessoas, geralmente saem de casa e foi nesse momento que sua mãe (Patricia Arquete) percebe que seus filhos cresceram e, como toda mãe, sofre com o fato de não ter mais seu filho dentro de casa, sob sua proteção.

BH03

Resumindo: Boyhood é um filme muito interessante sobre as fases de todas as pessoas.

Abraços.

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

Este post tem 35 comentários

  1. Anubis_Necromancer

    AS produções Bollywoodinadas também costumam levar anos para serem feitas. Acho que a mais longa se bem lembro, demorou 15 anos

    1. Guest

      Cara você está certo filme de merda para emos e baitolas, cade os filmes de macho caralho onde o mocinho batem nos bandidos eu quero ver cinema não a da vida real essa merda eu já vivo todos os dias.

      1. Our Father

        aposto que vc deve ser um daqueles babacas que gosta os filmes do michael bay (ou é uma criança/pré adolecente)

        1. Guest

          Vá toma no olho do seu cu seu bosta quem disse que eu gosto de merda de filme do Michael Bay aqui seu merda quando eu falo filme de macho é tipo Os Intocáveis, Clube da Luta, O Poderoso Chefão, Pulp Fiction, filmes do Bruce Lee.

          1. Our Father

            então o filme é uma merda só porque não é de ação ? parabéns, aqui esta o seu diploma de retardado !

          2. Guest

            Por que tu não pega na minha e balança, seu filho da puta.

          3. Our Father

            ta muito exaltado fera, vou te dar 5 minutos pra se recompor

          4. Guest

            É seu bosta filme de viado e emo esse filme lixo que viados como você curte seu merda.

          5. Our Father

            “filme emo” HAHAHAAHAHAAHAHAHAAH!! aposto que os seus 13 neurônios nem sabe o que é um emo, emo são aquelas pessoas depressivas que odeiam a propiá vida e tentam se matar (ps: nunca confunda um emo com um gótico, é capaz do gotico te esfaquear até a morte, o que seira legal) e esse é um filme que VALORIZA a vida, chamar esse filme de emo é a mesma coisa que dizer que aecio é petista !

          6. Guest

            Boyhood era pra ser endeusado pela critica que se diz ”especializada”, pois se eu não soubesse de como foi sua produção eu daria no máximo um 5, analisando o cinema como entretenimento, Boyhood não tem nada de mais, pelo contrario não nos prende em nada a sua historia.

          7. Our Father

            isso vai de cada um

          8. Guest

            É incrível como tu é um boçal idiota e arrogante acha que só por que eu não gostei desse filmezinho mequetrefe eu sou uma criança desprovida de inteligencia, agora eu me pergunto dês de quando filmes idiotas e presunçosos servem agora para test de QI, aprenda seu idiota as pessoas tem gostos diferentes do seu idiota e não significa que elas são piores ou melhores que você seu merda pseudointelectual idiota que só porque assiste filmes cults se acha melhor que as outras pessoas FILHO da PUTA.

          9. Our Father

            viu? não to falando que ele (a)é desprovido de inteligencia? se ele(a) tivesse mais de 12 neurônios saberia que estou chamando ele(a) de criança pelos ad hominens (aposto que os 11 neurônios dele(a) nem sabem o que é isso) já sobre o filme: tudo bem não gostar do filme, só não venha numa resenha dele comentar bosta dizendo “hurr durr esse filme é emo e bosta hurr urr” pq isso ai é pedir para ser zoado, #vaichorá ?

          10. Guest

            to pouco me fudendo se vc gostou do filme ou não, apenas os seus xingamentos ja demostraram que um cachorro é mais inteligente que vc

          11. Guest

            Quando eu falo de filme de macho não precisa necessariamente ter ação mas sim um filme com conflitos e por ai vai e personagens masculinos com atitude e não essa merda de filme merda chamado
            Boyhood que não acontecê porra nenhuma o filme inteiro.

          12. Our Father

            ” personagens masculinos com atitude” é isso que o filme mais tem! “não acontecê porra nenhuma o filme inteiro.” aqui da para perceber que vc não assistiu o filme, nele acontece coisas para caralho ! é um filme para pessoas que podem realmente apreciar um filme e não para crianças como vc!

          13. Guest

            Boyhood é incrivelmente mediano. Muito alarde só por ter sido filmado por “12 anos”. O roteiro é bem fraco.

          14. Our Father

            mais ou menos, se fosse para dar uma nota de 00 a 10, eu daria 9.7

          15. Guest

            Eu respeito Boyhood como experimento cinematográfico, porém não é executado da melhor forma possível… Além do trabalho de 12 anos, COMO FILME Boyhood não mostra nada que já não fizeram antes… O tema é batido, muita gente já teve vontade de falar sobre a vida e a passagem de tempo… E fizeram isso de forma diferente e melhor que Boyhood… Mr Nobody, Goodfellas entre muitos outros.
            Como experimento Boyhood é incrível, é legal ter documentado a passagem de tempo na vida dos atores. Porém, como FILME… É broxante, uma bosta. Personagens sem carisma(tirando o Ethan Hawke), sem enredo, sem roteiro… Uma mensagem batida e muito pouco sútil… Imagina o filme sem o monólogo final da Patricia Arquette, o que seria?

          16. Our Father

            agora sim vc esta comentando como uma pessoa decente! vamos la: o filme tem historia, essa coletania de mini-historia e acontecimentos é a historia dele, concordo que ele é um pouco brochante, tem algumas cenas inúteis alem de ser explicativo demais, mas esta longe de ser essa bosta que vc disse antes, parabéns por esse comentario com argumentos e sem ad hominen.

      2. Marcelo

        E se a vida real fosse tão maravilhosa e interessante ninguém iria ao cinema e acessaria internet.

      1. Guest

        Me acalmar com um bosta como tu me enchendo o saco vai se fuder porra.

        1. Our Father

          uii, ela é a capitã nascimento, melhor deixar ela quieta

      2. Guest

        Tu me humilhou? Hahahahah não me faça rir tu só é um bosta que fica se doendo só por que eu falei mal do filmezinho de viado que tu gosta aprende e cresce seu idiota nem todo mundo é obrigado a gostar das merda que tu gosta.

          1. Guest

            A conversa é entre mim e ele seu bosta fica na tua ai fdp.

          2. Dr. Housyemberg Amorim

            Sem problemas. Querer exclusividade já é sinal de romance. Divirtam-se. Só não esqueça de chamar o autor da postagem para padrinho…

          3. Guest

            Se tu é gay o problema é teu eu não sou chegado nessa parada não porra.

          4. Dr. Housyemberg Amorim

            Então, quer dizer que vc não é gay, mas é chegado em porra? Interessante…

            Parabéns, vc é o primeiro leitor goy dos Iluminerds.

          5. Guest

            Oxé muleque viado te meto a vara de pau.

Deixe um comentário