Ilumicast #07 – Plágios!

Você está visualizando atualmente Ilumicast #07 – Plágios!

Salve nerdaiada! Está no ar mais um Ilumicast, o podcast dos Iluminerds!

Nesta edição, os iluminados Dr. House, Sr. Delarue e Ebony Spiderman recebem os convidados Sir Vinnie, Bruno Henrique (MRZI) e Gama (Batman da Depressão) para um bate papo todo original sobre diversos casos de plágio!

Quem é o plagiador mor? O que tem a ver Avenida Brasil e O Hulk do Ang Lee com plágios? Descubra em mais um Ilumicast.

Para ouvir, clique no player abaixo:

 

Ou faça o download clicando no link:

Boa diversão e até a próxima!

Administrador Iluminerd

A mais estranha figura nesse grupo: não posta, não participa de podcast, mas foi ele quem uniu todas as pessoas dessa bagaça...

Este post tem 45 comentários

  1. Linik

    Hehehehe,ótimo cast cara.Ótimo mesmo e perfeito tema.

      1. Renver

        Pare com as drogas mano!!!! Ou compartilhe pelo menos!!!

  2. Guest

    O Capitão Marvel foi um plágio sutil feito pela Fawcett Comics em cima do Superman. A DC, bem esperta, logo viu ali uma chance de ganhar um bom dinheiro com um processo. E assim, ela conseguiu reverter o personagem para o seu panteão de heróis.

    O Superior foi uma singela homenagem do Alan Moore a toda a mitologia do Superman. Nela, o Moore reviu conceitos e impôs limites ao personagem, que acabou se tornando uma ótima cópia. Detalhe: essa HQ era feita pela Image.

    Fora estes, temos o Gladiador da Guarda Imperial Shi’ar, que é declaradamente uma homenagem ao Superman, durante a sua passagem na Legião dos Super-Heróis, tendo até mesmo em seu nome explícita a homenagem. KALLARK = KAL-EL + CLARK.

    Por último, e menos importante, o Sentinela da Marvel. Uma cópia malfeita, que até teve até um bom início e boas histórias, mas foi mal-aproveitado e morreu de forma estúpida (foi tomado pelo seu ”lado negro” e foi derrotado pelo Loki durante a saga SIEGE).

  3. Rosinha

    O Capitão Marvel foi um plágio sutil feito pela Fawcett Comics em cima do Superman. A DC, bem esperta, logo viu ali uma chance de ganhar um bom dinheiro com um processo. E assim, ela conseguiu reverter o personagem para o seu panteão de heróis.

    O Superior foi uma singela homenagem do Alan Moore a toda a mitologia do Superman. Nela, o Moore reviu conceitos e impôs limites ao personagem, que acabou se tornando uma ótima cópia. Detalhe: essa HQ era feita pela Image.

    Fora estes, temos o Gladiador da Guarda Imperial Shi’ar, que é declaradamente uma homenagem ao Superman, durante a passagem deste na Legião dos Super-Heróis, tendo até mesmo em seu nome explícita a homenagem. KALLARK = KAL-EL + CLARK.

    Por último, e menos importante, o Sentinela da Marvel. Uma cópia malfeita, que até teve um bom início e boas histórias, mas foi mal-aproveitado e morreu de forma estúpida (foi tomado pelo seu ”lado negro” e foi derrotado pelo Loki durante a saga SIEGE).

    1. Rosinha,

      Sutileza nenhuma no caso do Capitão Fraldinha. Em sua origem ele era um plágio descarado da do Homem de Aço. Superior, a personagem, foi criada por Liefeld. Superior, a saga, foi o aproveitamento dado por Alan Moore para mostrar à DC Comics como era fácil trabalhar com o Superman Pré-Crise.

      Gladiador é uma “homenagem” porque desvirtua os poderes do Superman. Ou seja, trata-se de um plágio criativo. E quando o Gladiador esteve metido com a Legião dos Super-heróis. Editoras diferentes…

      Quanto ao Sentinela… Sério que vc ainda quis falar dele?!?!?!

      1. Rosinha

        1 – A persona criada para o Shazam foi realmente foi um plágio, mas a história dele é completamente diferente da do Super.

        2- Me referi a saga do Supremo com o personagem homônimo, porcamente criado pelo Liefeld, e incrivelmente bem aproveitado pelo Alan Moore.

        3 – A Guarda Imperial de Shi’ar possui uma semelhança intencional com a Legião dos Super Heróis. Os membros originais da Guarda, vistos em Uncanny X-Men # 107 foram desenhados por Dave Cockrum, que anteriormente havia trabalhado com a Legião. Assim, todos os membros tinham contrapartes diretas entre os Legionários, com semelhantes super-poderes e figurinos.

        Sendo entre elas, a maior homenagem o Gladiador, uma ”cópia” do Superman.

        4 – Quanto ao Sentinela… Eu sei, ele é um bosta. Mas é uma cópia tão descarada, que mesmo sendo um bosta, merecia ser citado.

  4. $9217641

    Bom podcast e ele merece uma continuação. Mas só corrigindo duas coisas:

    1° – Striker é criação do Marc Silvestri e não do Liefeld.

    2° – A história O Prego é criação do Alan Davis e o Superman não fica preso numa instalação militar. Isso ocorre na Mega Saga Flashpoint. Em O Prego o Superman é criado por um casal da comunidade amish.

    1. Onde assim sendo o Super cresceu recluso sem interferir com o mundo. Então o universo se desenvolve sem a interferência do Superman. Ou seja, a influência dos seus grandes inimigos Darkseid e Lex Luthor e como dete-los exigiu preços bem maiores.

      1. Queiram perdoar esse velho ranzinza que vos fala. Acredito que os problemas neurológicos estejam afetando a mente de maneiras irreversível… Os fatos da cronologia se apinham em minha mente como uma mônada de motivos e temas recorrentes que se tornam confusos para o comentador.

        1. Ah meu caro House, todos sabiamos que uma hora o vicodin poderia começar a pegar pesado. Haahhahhaha

          Mas de boa, vossa senhoria acertou muitas outras. Enquanto não foi corrigido pelo Delarue, sabemos que tudo esta perfeito.

          1. Dr. Housyemberg Amorim

            Coitado do Sr. Delarue… E nunca, nunca mesmo fale mal de minhas queridas pílulas. São elas que sustentam a sanidade desse que vos fala.

    2. JJota

      Mas esta história de ser criado dentro de uma instalação militar já tinha sido abordada com o Hipéryon, na série Poder Supremo do Straczynski, não? Ou seja, a DC plagiou o plágio!

  5. Na verdade o Capitão America é “plágio” do Escudo, que hoje é da DC.

    Tanto que mudaram o escudo do capitas, por ser muito parecido com o emblema do outro herói. Tanto que muito do Homem-Aranha foi tirado de um herói semi-desconhecido, chamado Aranha de prata.

  6. JJota

    Quem seria o maior plagiador: (desculpem a palavra) Liefeld ou Stan Lee?

    1. Liefeld. O motivo é simples – quanto pior o plágio (ou seja, quanto menor a habilidade do plagiador), fica mais fácil de reconhecer original na cópia. Muitas das cópias do Stan “Old Man” Lee são expeculativas, pois é difícil comprovar, já no caso do Liefeld não há sequer o esforço de esconder isso…

      1. JJota

        Mas até X-Men seria uma cópia da Patrulha do Destino, pelo que ouvi falar.

          1. Edu Aurrai

            Assim que escreve doutor?

        1. Começou como um plágio da Patrulha do Destino, mas o Kirby começou a brigar com o Lee por conta disso. Por isso, o membro claramente mais inteligente do grupo era o Fera. Além disso, logo que o véio Stan se afastou, deu no que deu…

  7. $18682373

    Me lembrou o cast(Sou desxcolado!) do finado(?) Areá 171 sobre o próprio Liefield.

  8. Everaldo Couto de Amorim

    Se não houvesse mitologia grega não haveriam plágios!!!!!!

Deixe um comentário