Histórias da Fazenda e da Lua

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Nesta semana, irei falar sobre um jogo bem divertido para alguns, tipo eu. E bem chatinho para os outros, tipo… alguns amigos meus. Hoje, iremos falar sobre Mini Fazenda! Não… calma! Iremos falar sobre Harvest Moon ou Lua da Colheita para os amantes de… coisas dubladas; Bokujō Monogatari é seu nome em japonês e sua tradução é “Histórias da Fazenda”.

Todos os jogos da série se resumem em administrar uma fazenda, dar uma de garimpeiro, colher insetos e quase tudo o que você acha no chão, também trata de seus relacionamentos – casar e ter filho – e tarefas da trama principal. Para mim, arar a terra, plantar, regar e colher já é o bastante. Normalmente, só foco nisso, porque cuidar de animais tomam muito o tempo no jogo. Vacas, cavalos, ovelhas, gatos, cachorros e até lhamas, que estão presentes nos mais recentes games da série, são alguns tipos de animais que você pode cuidar em sua fazenda. Ordenhar, cortar a lã, escovar, dar comida, conversar, entre outras coisas, são algumas das interações que você pode fazer com o seu animalzinho.

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Os jogos também apresentam o sistema de relacionamentos. Nos mais antigos games da série, construir um relacionamento era a coisa mais fácil do universo. Por que eu digo isso? Nos games antigos, os personagens aceitavam vários presentes no mesmo dia. Em Harvest Moon: Back to Nature, por exemplo, você podia entrar no supermercado, ficar comprando pão e entupir a Karen de pão. Ela não ia ficar gordinha nem nada. Tudo bem que você ia gastar muito tempo e muito dinheiro, mas ela se tornaria sua amiga e – quem sabe? – sua esposa. Mesmo porque, se eu der um pão para você agora, vai ser muito sem graça você ganhar outro em menos de um minuto, certo? Imagine esse sistema no jogo, ok? Back to Nature foi o último game da série em que vários presentes afetavam a amizade e o amor dos habitantes da vila.

Nos games mais recentes, os habitantes só aceitam um presente por dia e ai de você se deixar de conversar com a personagem durante alguns dias. Para ela aceitar presente de novo, você tem que conversar com ela por mais alguns dias e depois ela volta a aceitar presentes. Ela fica tipo… chateada com você. Quando isso acontece, um beijo! Esqueço mesmo e só volto a conversar com ela se ela te der presentinhos; sou desses interesseiros. Casar com alguém então é uma viagem. Aumentar a sua amizade amorosa dando um presente só por dia é horrível. Em Harvest Moon: A New Beginning, onde você é tipo um arquiteto que deve construir estabelecimentos e restaurar a cidade, eu só fui casar com a Felicity no meio do terceiro ano de jogo. UMA VIAGEM!! Ainda bem que ela adora derivados e receitas feitas com leite. Então, entupi a garota de queijo, maionese e alguns pratos feitos na minha cozinha. Falei aqui de duas loiras. Não pense você que eu só caso com loiras. Meu amor eterno é pela Popuri do mesmo game da Karen. Ela é linda, tem um cabelo rosa, adora ovo e a mãe dela vende galinha. Entope ela de ovo que dá certo.

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A trama principal varia muito. Em alguns games, você deve restaurar a fazenda do seu avô em três anos e também se casar; em outros, você deve reconstruir o vilarejo dando uma de arquiteto. No mais novo game da série, intitulado como Harvest Moon: The Lost Valley, sua missão é restaurar as outras estações do ano já que o vale está preso em um eterno inverno. Para mim, este jogo é bem diferente, pois tem uma pegada um pouco Minecraft e eu estou tomando coragem para comprar este jogo e não me arrepender, porque eu não gosto muito de Minecraft… Sobre eu não gostar de Minecraft, não me julguem e não fiquem de mal comigo! Anyway, um novo Harvest Moon será lançado neste ano, mas com o nome de Story of Seasons; este, com certeza, irei comprar.

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Ok! alguns conhecedores da série devem estar se perguntando o por quê da mudança de nome. Nos últimos anos, a empresa Natsume estava localizando os jogos japoneses da editora Marvelous como Harvest Moon, para nós ocidentais. Acontece que a Marvelous adquiriu a XSEED, uma empresa ocidental que já disponibilizou alguns jogos da Marvelous. Então, se a empresa agora tem a sua própria equipe para disponibilizar os seus próprios jogos, por que não fazer? Pois bem, a Marvelous não possui os direitos do nome Harvest Moon, então distribuiu seu novo game com um novo nome, Story of Seasons. E como a empresa tornou a distribuir o game Bokujō Monogatari internamente, ela liberou a Natsume para fazer o seu próprio game de fazendinha. Agora, temos dois grandes jogos cada um com as suas próprias características e personagens, mas com um gameplay ainda semelhante.

 

Ricky Fukumoto

Colaborador

Colaborador não é uma pessoa, mas uma ideia. Expandindo essa ideia, expandimos o domínio nerd por todo o cosmos. O Colaborador é a figura máxima dos Iluminerds - é o novo membro (ui) que poderá se juntar nalgum dia... Ou quando os aliens pararem com essa zoeira de decorar plantações ou quando o Obama soltar o vírus zumbi no mundo...

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