Eu, cobaia – Favoritos da Copa McDonalds

Você está visualizando atualmente Eu, cobaia – Favoritos da Copa McDonalds

Salve povo copeiro! Já que tá tendo Copa, muita Copa, Copa pra caray (e se reclamarem terão duas) decidi entrar no clima da esbórnia (que já está acabando) e engordar pra caceta falar um pouco dos FAVORITOS MCDONALD’S. O esquema dessa coluna, você já deve saber, é ser uma cobaia e experimentar produtos e serviços.

crop
E na hora do jogo do Brasil você prefere um prato de salada em vez de petiscos?! Ah, tá bom!

Antes de tudo, uma explicação rápida: a série de sanduiches temáticos “Favoritos McDonalds” acontece durante a Copa do Mundo. Durante uma semana a rede de fast food tem em seu cardápio um sanduiche com nome de um país e (teoricamente) características da culinária local em seus ingredientes. Em uma pesquisa rápida pela internet descobri que essa onda começou na Copa de 2002 (Coréia/Japão) – apesar de minha mente maldita insistir que foi em 98 (França) a primeira vez. A referência ao termo “favoritos” teria a ver com as seleções mais fortes para vencer o torneio, mas não leve isso a sério pois o que importa é o sabor, como você verá mais abaixo (e a Copa, claro).

Aqui eu levei em conta também a minha expectativa e a forma como eles vieram, já que parece que isso muda muito de uma filial para outra (e não deveria). Em 2014 não há mudanças em relação aos países de 2010, então, sem chance de vermos um McJapão ou McArábia (ambos de 2002), McInglaterra ou McUruguai (os dois de 2006). Então temos:

brasil

Domingo: McBrasil

Ingredientes: pão McBola, carne angus, condimento angus, maionese, molho vinagrete, alface crespa e queijo emental.

O que achei: me surpreendi com o tamanho. Achei um dos maiores do cardápio. Veio bem arrumadinho (incluse com alface pacas). O gosto é bom, mas nada sensacional – talvez por ser um sabor mais leve do que todos os outros. Não achei esse vinagrete (tinhas uns pedacinhos que nem dá pra considerar). A maionese e o queijo predominam aqui. A carne Angus é novidade, já que nas edições anteriores o hamburger era de calabresa ou de pernil (!). Talvez comesse novamente, quem sabe.

espanha

Segunda: McEspanha

Ingredientes: pão McBola, crispy chicken, maionese oliva, queijo com pimenta, embutido copa, tomate e mix de folhas.

O que achei: Eu esperava mais, porém creio que aqui a ARRUMAÇÃO do sanduíche prejudicou. Tava meio bagunçado e tive a sensação de que faltava algo. Ainda assim não é ruim. Sente-se o gostinho de oliva (tipo azeite) e a copa também dá um gostinho. Como falei, o mix de folhas estava quase ausente no meu sanduiche. A carne também mudou. Na Copa passada era um “big fish” em vez do frango crispy. Gostei mais da versão 2010 porém daria nova chance com um sanduba mais bem arrumado.

alemanha

Terça: McAlemanha

Ingredientes: pão McCopa, carne suína em formato costelinha, molho mostarda alemã, cebola roxa, picles, alface crespa, e queijo com pimenta.

O que achei: Aqui eu considero o ponto fraco da série. Foi O PIOR que comi, em todos os sentidos. Foi mal arrumado, parecia faltar ingredientes, a carne é apenas um hamburger suíno em formato de costela, e quase não senti a pimenta e as verduras. Prometia-se que este teria o sabor mais forte e marcante de todos, mas passou em branco para mim. Além disso, este sanduiche parece ter crise de identidade. Voltou a ter formação parecida com a de 2006, enquanto em 2002 e 2010 tinha um salsichão no lugar da carne. Apesar de não lembrar do gosto da versão anterior o salsichão faz bem mais sentido com o tema alemão. Acho que não provaria novamente, muito pelo medo de jogar a grana fora.

frança

Quarta: McFrança

Ingredientes: pão McCopa, crispy chicken, cream cheese com ervas, queijo parmesão ralado, mix de folhas, tomate e queijo emental

O que achei: O primeiro que comi dessa série e o que mais gostei. Todo esse sabor de queijo cai muito bem. O cream cheese de ervas dá um sabor especial e queijo emental é sempre bom. Estava bem arrumado e bonito (acreditem). Curiosamente senti um leve gostinho de pimenta, mesmo que na lista de ingredientes não exista. Talvez seja o cream cheese de ervas. Deu vontade de comer outro antes do término da série.

italia

Quinta: McItália

Ingredientes: pão McBola, carne polpettone, molho de tomate com manjericão, queijo parmesão ralado e peperoni.

O que achei: Aqui está um daqueles exemplos onde o “menos” as vezes é “mais”. Não tem muito segredo nos ingredientes, mas combinam perfeitamente. É realmente um sabor italiano. A combinação é tão acertada que este sanduiche não sofreu alterações em relação ao de 2010. Não por acaso estava sendo o mais vendido. Não sei se comeria de novo pela simplicidade, mas vale a pena ser degustado. A preparação dele é o mais arriscado de te entregarem um sanduba “pobre”. Comigo aconteceu isso e na única vez eu pedi para melhorarem.

argentina

Sexta: McArgentina

Ingredientes: pão McBola, carne angus, molho maionese chimichurri, alface crespa, tomate, bacon e queijo cheddar.

O que achei: A surpresa está aqui. Em principio apenas mais um sanduíche. Tanto que se não tivesse de escrever essa resenha eu nem cogitaria como opção. o que é curioso pois os ingredientes são praticamente os mesmos de 2010 mas eu não lembrava. O sabor do chimichurri lembra mais um vinagrete (meio azedinho), mas ainda assim o sanduba dos hermanos tem um sabor muito bom. Seria uma boa pedida de repeteco se não fosse o mais calórico de todos.

eua

Sábado: McEUA

Ingredientes: pão McBola, carne angus, molho barbecue, cebola crispy, picles, mix de folhas, bacon e queijo cheddar.

O que achei: Não há muito que falar aqui. Não achei o mais fantástico, contudo longe de ser o pior de todos. Talvez por não ter surpresas ele passe sem muito destaque. Assim como o McBrasil e McArgentina, o sanduba americano também conta com DUAS carnes angus, para destacar a carne. O molho barbecue é tipicamente estadunidense e a cebola crispy dá um “up”, que aliás é a única real novidade. O bacon presente em 2002, e ausente em 2010 (trocado pelo mix de folhas), voltou. Confesso que ficaria em dúvida se pediria novamente.

Não custa lembrar que é uma série especial da Copa. Em princípio era pra se encerrar no dia 25 de junho (pelo que li na internet), mas eu consegui comprar no último dia 29. Como a Copa ainda vai até 13 de julho talvez ainda dê tempo. Então escolha um, corra até um Burger King McDonalds mais perto de você, ganhe mais algumas calorias e ponha a culpa na Copa.

Vilipendiador Unperucked

Sempre se metendo em novos projetos e lutando contra pré-conceitos interiores. Já teve pilhas de HQ's, videogames e cartuchos. Hoje somente bons encadernados e um emulador. Ainda assim, sempre tenta colecionar algo. Pensou em escrever sobre a procrastinação mas achou melhor deixar pra semana que vem.

Este post tem 6 comentários

  1. Don Vittor

    E a gente não ganhou um centavo por esta merda de post? Que porra é essa , Vili!?

    1. Vilipendiador Unperucked

      Correr atras de patrocinio é com outro departamento. Pelo menos me reembolsaria a grana que gastei nessas bombas calóricas.

  2. Don Vittor

    Fale que tudo tem gosto de sola de sapato e ponto final rs

    1. Messias

      O JotaJota é gordo?
      Nunca o vi, sempre sempre que parecesse o Batman, sei lá

  3. Guilherme Madeira

    Além das Copas do Mundo, cabe lembrar também que houve uma edição “extra” dos sanduíches temáticos de países no McDonald’s, um em cada dia da semana. Foi entre junho e julho de 2003, exatamente um ano após a Copa no Japão e na Coreia do Sul, que a rede criou a “Volta ao Mundo de Sabores”. Nessa edição apareceram McArgentina e McEspanha pela primeira vez. As novidades foram McÍndia, McChina, McAustrália e McMarrocos. E, claro, o McBrasil não poderia ficar de fora.
    Apenas um país foi homenageado nesses sanduíches num momento em que não participou do Mundial: o McUruguai, que a rede lançou em 2006. A seleção uruguaia não se classificou para essa Copa. Mas o Mac resolveu, naquele ano, homenagear os países que já foram campeões mundiais, que até então eram sete – em 2010 surgiu um oitavo país campeão da Copa.

Deixe um comentário