Eu, cobaia – dossiê BIS

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Saudações, leitor de bom gosto (sim, eles existem. E são leitores fiéis desse site, em sua totalidade). Enfim chegou a hora de estrear meu espaço. Alguns devem conhecer um pouco sobre o que costumo escrever, isso se frequentavam o antigo blog do “Eu, cobaia”.

Para aqueles que nunca ouviram falar, uma apresentação rápida. Sou o Léo Alves e “me gusta” falar sobre produtos (e alguns serviços), atuais ou antigos, e que são (ou foram) sucesso ou fracasso em sua época. E degustá-los sempre que possível. Afinal, desde pequeno você costumava ver seu desenho favorito consumindo alguma guloseima. E não duvido que faça isso até hoje. Seja com o mesmo petisco daquela época, ou não.

Ah! Necessário ressaltar: NÃO COSTUMO FAZER POSTS PATROCINADOS! Afinal quero ter a liberdade para falar mal do produto ou serviço, se assim ele merecer.

E para começar, ainda embalado pela páscoa e com os dedos sujos de chocolate, vou falar sobre o BIS.

Criado pela Lacta, em 1942, os pequenos wafers cobertos de chocolate deveriam carregar o slogan de outra empresa: “é impossível comer um só”. Creio que por ser tão adorado pelos consumidores, nunca precisou de tanta divulgação ou de versões mirabolantes para se destacar. A própria embalagem mantém-se com poucas mudanças. Elas só aconteceram a partir dos anos 2000. Primeiro na parte de baixo da caixa, adicionando ilustrações do produto. (que antes era vazia) e alguns anos depois no plástico que envolve o estojo. No início um celofane, depois um envelope de polietileno, e hoje em dia uma flow pack plástica com imagens estilizadas. Também lançaram uma embalagem com três unidades apenas, mas que não vingou. E se levarmos em conta o nome do produto, lançarem algo assim parece ser um tiro no pé.

As quatro “encarnações” do produto. O primeiro, na verdade, foi uma reprodução de tiragem limitada e comercializada no ano do centenário da Lacta, em 2012.

Demorou mais de 50 anos para que a Lacta lançasse outra opção de sabor. Isso aconteceu quando, em 1996, a Lacta foi comprada pela Kraft Foods (empresa americana). A partir daí as novidades aconteceram com mais frequência: o BIS chocolate branco, chamado “Bis Laka” (um trocadilho com o nome “Bis Lacta”, além de Laka ser a linha de chocolate branco da empresa), foi a primeira opção que chegou ao mercado, em 98. Este sabor existe até hoje.

A partir dos anos 2000 a Lacta lançou várias outras opções de sabores. Todas com o rótulo de “edição limitada”. Na verdade uma justificativa para tirar o produto do mercado, caso o consumidor não aprovasse. Em 2003 chega o sabor laranja, o primeiro com recheio diferente, já que tanto no clássico quanto no branco o recheio é de chocolate. Em 2005 tivemos o (recheio) sabor morango. Ambos não sobreviveram. Destes, lembro apenas do sabor laranja. E não era nada muito marcante.

Atualmente temos o sabor avelã, lançado em 2009, que sumiu do mercado por um breve período, mas voltou a ser comercializado por causa (dizem) dos pedidos de consumidores. Tem um bom aroma, mas de paladar bem menos marcante. E o sabor limão (tem um sabor de TORTA de limão). A última novidade foi lançada este ano: BIS Yogo Frutas Vermelhas. E tentaram fazer barulho. Para o lançamento do produto foi produzido um vídeo com a trupe de humoristas do canal “Porta dos Fundos” (que achei bem mais ou menos). O sabor é mais azedinho e não é ruim não, mas achei bem mais doce. A embalagem afirma ser de iogurte e por isso melhor consumido gelado. Mas cá entre nós, quem nunca comeu BIS geladinho? Pra mim isso não é novidade.

Família reunida: o paizão BIS clássico, ao centro, e os sabores Laka, laranja, morango, avelã, limão e Yogo frutas vermelhas.

Pequenas observações: além do BIS Laka, os sabores limão e Yogo também são cobertos por chocolate branco. E o momento “paulada no lombo da Lacta” vai para as embalagens de limão e avelã: as duas possuem apenas 18 unidades (duas a menos que os outros sabores). Achei sacanagem, pois certamente muitos compram sem perceber essa subtração na embalagem.

 

 

Além de sabores diferentes, a Lacta lançou, em 2009, um formato tipo “ball”. Primeiro em embalagem pocket de 30g e tempos depois em um pote maior. Fuja deles se não for apenas por curiosidade. São bem mais caros que a embalagem tradicional e acabam não compensando. Também existem os ovos de páscoa da marca (que nunca provei, mas dizem ter pedaços de BIS). Também passo longe. Com o valor de um ovo de páscoa eu posso comprar bem mais caixas de BIS.

BIS é um produto já fixo na mente e paladar dos consumidores. Quase não teve concorrentes na sua historia, o que ajudou a consolidar a marca. Faz alguns anos a Hershey’s lançou duas versões similares de BIS para concorrer com a Lacta, chamada de “Hershey’s Mais”, porém o que fez a Lacta se mexer mesmo foi a entrada do “Kit Kat” (da Nestlé) no mercado nacional. Isso forçou a empresa a lançar o formato Bis “Xtra” em formato parecido. Ainda assim é a marca de chocolates número 1 do mercado brasileiro e exportado para países como Japão, Bolívia, Paraguai, Uruguai, entre outros.

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14 BIS: piadinha ruim, cara! Rá!

Até a próxima guloseima, iluminados!

Vilipendiador Unperucked

Sempre se metendo em novos projetos e lutando contra pré-conceitos interiores. Já teve pilhas de HQ's, videogames e cartuchos. Hoje somente bons encadernados e um emulador. Ainda assim, sempre tenta colecionar algo. Pensou em escrever sobre a procrastinação mas achou melhor deixar pra semana que vem.

Este post tem 2 comentários

  1. Maria Do Carmo Guedes

    verdade……….não dá pra comer só um!!!!! rsrsrsrsrs

  2. Thais

    Lembro de quando eu morava em Portugal era muito bom tenho muitas saudades de voltar a morar ai

    Obrigada!

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