Eu, cobaia – Cinemark Extreme Digital Cinema (XD)

E lá vamos nós para mais um EU COBAIA.

Pra quem ainda não conhece, este espaço experimenta produtos e serviços pra contar aqui procês. E temos uma “estreia”. Pela primeira vez, faço de serviço, em vez de produto. Os Iluminerds foram convidados para curtir uma sessão de cinema na nova sala de cinema “XD“ (Extreme Digital Cinema), da Rede Cinemark.

xd 01 (1)
Esse é o slogan da rede Cinemark para as salas XD. Concorrência direta com as salas IMAX (da rede UCI)

Bom, na verdade “é” e ”não é” novidade. Aqui para os cariocas é a primeira sala. Ela fica no Cinemark do (também) novo Shopping Metropolitano, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. No entanto, já existia uma sala em Niterói, no Plaza Shopping. Sendo mais preciso, antes disso as salas já existiam em 30 complexos, dentre as quais em várias cidades paulistas, além de Curitiba, Brasilia, Recife e Cuiabá.

A alegação para tanta demora se deve ao fato da enorme dificuldade em adaptar salas “normais” para XD, uma vez que o espaço, altura e profundidade da sala precisam ser bem maiores que as dimensões tradicionais, como explicou Bettina Boklis, diretora de marketing da Rede Cinemark. Neste caso, o cinema é novo, em um shopping novo, o que facilitou.

A sala de número sete tem capacidade para 380 espectadores. A tela é 40% maior que as convencionais, ocupando toda a parede. A sonorização conta com 50mil watts de potência (uma sala comum tem média de 8 a 12 mil watts no padrão Cinemark), além de 7.1 canais de áudio.

xd 01
Entrada “simpaticona” da sala XD. Ela se destaca de todas as outras salas do cinema até na entrada. Realmente muito bonita.

Mas e sobre a experiência na nova sala? Valeu?

Em principio, é impossível não querer comparar com as salas IMAX (da rede concorrente UCI). E convenhamos, não existem também muitas diferenças. Cheguei a ler por aí que o espaço entre a tela e os assentos são mais distantes nas salas XD (o que “enfraquece a imersão”). Porém, uma pesquisa rápida na internet acaba com essa especulação, já que é possível ver salas onde esse mesmo espaço existe na concorrência. Até tentei arrancar essas informações da diretora de marketing, mas ela me disse que eu perceberia. Pois é, minha impressão é essa acima.

Talvez esses diferenciais sejam mais perceptíveis com dados técnicos, mas, como a grande parte do público vai para se divertir, e não pra “analisar planilhas comparativas”, isso são meros detalhes.

Para a exibição foi escolhido o filme Planeta dos Macacos: o Confronto (que o Sava comentou AQUI), na versão 3D. E o filme, que é bom, recebeu um up com a sala. A projeção em si é realmente muito boa. O tamanho da tela parece possibilitar uma boa imersão em qualquer espaço da sala. Legal, quando comparado com telas tradicionais, porém nada muito diferente da concorrente IMAX.

xd 01 (5)
A sala é aconchegante, com visual bem mais próximo do tradicional do que de um visual futurista. Exceto pela altura da sala e da tela que, óbvio, são bem maiores.

O que me chamou atenção mesmo foi o sistema de áudio. O som, além de potente, era muito bem distribuído, causando a sensação de interação que as redes de cinema tanto prometem. O som de uma goteira dava a sensação de era ao meu lado e passos que pareciam estar vindo do fundo da sala. Chegou a proporcionar sustos na pessoa que estava sentada ao meu lado.

Posso dizer que a experiência foi legal. Mas, considerando que o preço do ingresso da sala XD, é um pouco mais caro que de uma sala comum, como informado pelo marketing (como fomos convidados, não sei dizer o valor exato) e o filme valia a pena, é preciso que você avalie se o filme que pretende assistir vale esse gasto adicional. É como optar pelo 3D.

Um último detalhe que me fez viajar no tempo. No lado de fora da sala XD existe uma exibição de fotos com cenas do filme. Talvez para a geração mais nova isso não diga nada, mas, quem curtia cinema até o inicio da década de 1990, deve lembrar bem que os cinemas divulgavam assim os filmes que estavam em cartaz. Era o pôster do filme e algumas fotos. E acreditem, as pessoas paravam pra ver como se fosse a exposição de um quadro.

xd 01 (3)
Isso aqui me levou aos meus tempos de moleque, quando parava nos cinemas do subúrbio para ver algumas fotos dos filmes em cartaz. Como não tinha idade para vários filmes tinha que me contentar com “fotinhas”. Na época, a censura etária costumava ser algo levado a sério. Às vezes era preciso levar a carteirinha/caderneta escolar pra provar a idade.

O complexo Cinemark Metropolitano Barra também conta com quatro terminais de autoatendimento, uma opção alternativa para compra de ingressos sem custos ou taxas adicionais e que ainda aceita cartões de débito e crédito. É um sistema de fácil utilização, que eu pude experimentar e comprovar. O shopping fica na Avenida Abelardo Bueno, 1300, Barra.

E se você optar por usar o BRT, a estação “Hospital Sarah” é a mais próxima (mas, ainda assim, você vai andar um “pouquinho”).

Sempre se metendo em novos projetos e lutando contra pré-conceitos interiores. Já teve pilhas de HQ's, videogames e cartuchos. Hoje somente bons encadernados e um emulador. Ainda assim, sempre tenta colecionar algo. Pensou em escrever sobre a procrastinação mas achou melhor deixar pra semana que vem.
  • Jucier

    “O tamanho da tela parece possibilitar uma boa imersão em qualquer espaço da sala’

    Não dá pra sentir boa imersão nas do meio pra cima. Pra uma melhor imersão, escolha entre as fileiras E, F ou G.

    • SS_PiRuKa

      Isso mesmo, no IMAX fico nesta fileiras.

    • Adriano Garcez

      Geralmente fico na fileira I porque a tela fica na altura dos meus olhos.
      Assisti Star Wars 7 na fileira H e quase deu torcicolo… imagina abaixo disso.

      Sabe me dizer qual o tamanho da tela XD? Não acho essa informação em lugar nenhum.

      • Vilipendiador Unperucked

        Rapaz, uma boa pergunta!
        O que posso fazer é dar uma procurada nos contatos da assessoria da epoca pra saber se existe essa informação. Caso eu encontre te respondo aqui.

        • Adriano Garcez

          Parece-me ter uns 9m de altura por 14m de largura, mas não acho essa informação em lugar nenhum. Lembra de voltar aqui se achar o/

  • sergio bueno

    A tela é grande e o som é muito bom , mas se na sua frente sentar uma pessoa acima de 1,70m , vc vai assistir o filme inteiro com uma cabeça na sua … as salas normais são bem melhores.