Esta é a pior geração de Games?

Você está visualizando atualmente Esta é a pior geração de Games?

Olá, Nerds e Nerdas, tudo bom? Estava eu lendo uma notícia sobre o anúncio oficial da remasterização dos jogos Batman: Arkham Asylum e Batman: Arkham City quando me perguntei “Esta é a pior geração de games?”

O motivo do meu questionamento é simples: desde o momento em que a 8ª Geração (PS4 e X-Box One) chegou, eu li mais notícias sobre jogos remasterizados (The Last Of Us, GTA V, Grim Fandango, Resident Evil, etc.) do que lançamentos novos.

Acredito que a falta de novos títulos ou continuações ajudou os jogos indie a migrarem também para os consoles. Particularmente eu não tenho nada contra este tipo de jogo – inclusive trabalho em uma empresa que os desenvolve. A questão é que vejo apenas duas interpretações possíveis para essa estratégia de remasterização em massa das empresas: ou elas estão mais focadas em apresentar grandes jogos da geração anterior  que não alcançaram – devido a tecnologia oferecida na época do seu lançamento original – todo o seu potencial gráfico, ou simplesmente estão sem criatividade para novos lançamentos.

BY_HROutro ponto que questiono sobre essa geração é se ainda vale a penas você ter jogos exclusivos. Principalmente quando penso em casos como como GTA V e Rise of The Tomb Raider. Citei esses dois jogos porque na época de seus lançamentos, durante um período específico, eles só poderiam ser jogados no PS3 e no X-Box One, respectivamente. No caso do Rise of The Tomb Raider ficou claro, pelo menos para a Microsoft, que ela ganharia muito mais vendendo os jogos para as duas plataformas (PC e X-Box One) do que forçar o consumidor a adquirir o seu console. Tanto que foram feitas várias reportagens sobre o fracasso das vendas para o console.

Acredito que a exclusividade para um console por um tempo determinado acabará a partir desta geração. Empresas como Konami e Rockstar, por exemplo, lucram muito mais com seus produtos quando estes são multiplataformas. Para ilustrar, a franquia Metal Gear Solid teve o seu primeiro jogo (MGS V: The Phantom Pain) lançado sem exclusividade para a Sony e fez a Konami ter um dos seus maiores faturamentos.

Apesar da minha pergunta inicial, acredito que coisas novas surgirão. Afinal, a E3 esta chegando e sempre temos grandes novidades.

Abraços.

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

Este post tem 2 comentários

  1. Bem, o Uncharted 4 tá ai pra mostrar o que o ps4 pode fazer, todo inicio de geração é assim principalmente nas duas ultimas, devido ao salto de tecnologia, isso que o Uncharted bateu raspando no uncanny valey, talvez o medo das desenvolvedora seja esse, que o jogo fique muito estranho e cause desconforto e por consequência acabe não vendendo, fizeram um hype enorme no Until Dawn e apesar de história ser boa os personagens que foram feitos com base em atores reais ficaram muito estranhos.
    Daqui uns 2 anos creio eu que as desenvolvedoras já terão encontrado um padrão a seguira, assim como foi na geração passada, que os jogos “bons” só começaram a sair a partir de 2009.

    1. ThanatosIruga, beleza? Então o Uncharted 4 esta chegando agora. Acho que demorou muito. Sobre o Until Dawn eu gostei bastante do roteiro, não tinha dado muito crédito na época!! Abraços

Deixe um comentário