Era uma vez… Mega Man

Você está visualizando atualmente Era uma vez… Mega Man

As histórias dos jogos eletrônicos normalmente eram apresentadas nas suas caixas. No entanto, por diversos motivos, nós não dávamos muita atenção. No meu caso, por duas razões básicas: não saber ler em inglês ainda e utilizar jogos alugados. O segundo caso, apesar de as locadoras disponibilizarem a capa do jogo, normalmente avaliava pelo nome e a temática do desenho. Como um bom adolescente, poucas informações bastavam para entender o mundo completamente…

Movido pela curiosidade (e nostalgia, claro), decidi pesquisar sobre as backstories de jogos clássicos – para mim, pelo menos. Hoje, contarei a história de Mega Man.

megaman

***

Se você acha, assim como eu, que Mega Man se resume a um cara azul fofinho que consegue atirar bolas de energia pelo braço, está pensando pequeno… A história vai além de apenas passar pelos seis estágios (Cutman, Elecman, Iceman, Fireman, Bombman e Gutsman – não necessariamente nesta ordem) e o chefe final, matando todos os inimigos. O jogo não ajuda muito para mudar esta visão. Ele começa direto na tela de seleção de estágio (um dos seis chefes). Para qualquer informação extra, devemos procurar no manual ou na caixa do jogo.

megaman1Mega Man foi desenvolvido pela Capcom para NES em 1987. Nele, o jogador controla Mega Man, um robô humanoide criado por Dr. Wright.

A princípio, Dr. Wright e seu assistente, Dr. Wily, criaram dois robôs: Rock, para ser um assistente, e sua irmã Roll, para tarefas domésticas. Depois deles, outros seis robôs foram criados para realizar tarefas específicas: Cutman (atuar como lenhador), Elecman (conduzir operações elétricas e supervisionar usinas nucleares), Iceman (trabalhar no frio), Fireman (derreter e moldar metais), Bombman (liberar áreas para projetos de construção)e Gutsman (levantar e transportar blocos de pedras).Dr Wily se humilhando

Com o objetivo de controlar o mundo e seus recursos, Wily trai seu colega e rouba o projeto de
construção do protótipoe reprograma todos os humanoides para servi-lo. Wright, então, reprograma Rock a fim de deter os planos de seu antigo assistente – assim surge Mega Man.

Escolhido como defensor do universo, Mega Man deve combater as forças de combate e os líderes dos sete impérios que formam Monsteropolis. Após passar pelos seis estágios e enfrentar todos os robôs criados pela dupla de cientistas, o herói deve derrotar o próprio Dr. Wily.

Mega Man consegue derrotar o velhote e retorna para casa, encontrando com seu criador e sua irmã. Entretanto, a humanidade não está salva, pois as forças do mal não foram totalmente aniquiladas…

megaman final

E a minha pequena contribuição para a narrativa

Na verdade, a minha contribuição foi organizar a zona que é a história do Mega Man. Tento sempre seguir a história que é contada na caixa, no manual e durante o jogo, mas muita coisa ficou em aberto. Além das diferenças entre a versão original e a americana, os novos títulos da série e a o desenho animado vão acrescentando informações que muitas vezes inviabilizam a construção de uma estrutura lógica. No fim, tive de fazer opções.

Dr. Wily fugindoTodavia, se tivesse que acrescentar algo, colocaria que Dr. Wily se apaixonou pela Roll, mas foi sumariamente rejeitado por ser um velho grotesco. Em uma de suas investidas sexuais, Rock o espancou até desmaiar. Dr. Wright não queria mais confusão, então demitiu seu assistente, que jurou vingança.

Gustavo Audi

Se fosse uma entrevista de emprego, diria: inteligente, esforçado e cujo maior defeito é cobrar demais de si mesmo... Como não é, digo apenas que sou apaixonado por jogos, histórias e cultura nerd.

Deixe um comentário