Comentaristas de Youtube – um desabafo

Você está visualizando atualmente Comentaristas de Youtube – um desabafo

É sabido que os idiomas são dinâmicos, atualizam-se constantemente. Em português, por exemplo, tivemos recentemente uma reforma ortográfica. Além disso, temos também diferenças fortes entre a língua falada e a escrita. Muitas vezes, algo que parece bom quando é falado soa estranho quando escrito e vice-versa. Em suma, a língua de hoje pode não ser a de amanhã, mudanças e novos usos ocorrem normalmente – temos de aceitar isso.

Por sua vez, a cultura digital com seus gadgets, compartilhamentos, velocidade de processamento e necessidade de rápida criação e recuperação da informação veio para intensificar ainda mais o movimento. Positivamente? Não.

Mas, Gustavo, você acabou de dizer que temos de aceitar as mudanças! (leia com voz fina irritante)

É. Eu disse, mas estava errado, pelo menos em parte.

Outro ponto importante é o crescimento do Youtube. Não sei sua audiência, público inscrito ou número de vídeos visualizados por dia, mas posso afirmar que é um site bem cotado no mercado. Eu, por exemplo, assino diversos canais: games, filmes, comédia, de amigos (que sou obrigado a assistir) etc. E, recentemente, caí na besteira de olhar os comentários de alguns vídeos…

(silêncio)

MEU DEUS DO CÉU!

O que são aquelas coisas que “pretensos humanos” escrevem?! Que língua é aquela?! Cadê a lógica de raciocínio?!

(Respiro)

Tudo bem… Vou me acalmar. O português é assassinado constantemente? Beleza. Os textos estão se tornando cada vez mais incompreensíveis à luz das normas gramaticais? Está certo. Vamos ignorar os limites entre adaptação, adequação e erro? OK. Tudo isso para nos comportarmos como seres humildes, compreensíveis, abertos a mudanças radicais e agressivas. Uma ode à progressão linguística atrelada ao contexto social. Eeee!

Mas não me peça para aceitar as imbecilidades que muitos (muitos!) “comentaristas de Youtube” escrevem.

vlog

Há pouco tempo, uma amiga iniciou seu vlog. Para dar uma força, inscrevi-me em seu canal e dava Likes nos vídeos. Como na política do Youtube o número de comentários também é um forte avaliador do canal, entrei no campo para escrever algumas coisas. A quantidade de besteiras que li foi inumana… Não estou sendo preconceituoso ou prepotente. Mas as bobagens não eram afirmações contrárias às minhas opiniões; eram simplesmente textos sem nenhuma lógica, descontextualizados com o tema do vídeo, desestruturados, que não acrescentavam em nada e ao final da cada leitura tornava-me ligeiramente mais ignorante.

Perguntei a ela como conseguia lidar com isso. Ela se limitou a abrir um sorriso.

Claro que isso não ocorria só no canal dela. Passei a olhar os comentários de outros canais e era a mesma coisa. Qual o problema de reler o que foi escrito antes de enviar? Qual o problema de avaliar se algo que você escreveu é realmente relevante? Pô, eu releio qualquer texto meu diversas vezes antes de enviar a alguém – às vezes, exageradamente…

Mas, Gustavo, a vida está mais corrida. Temos que digitar em smartphones, tablets, responder rapidamente e-mails de negócios… (voz fina irritante de novo).

Beleza. Eu entendo. Mas comentário de Youtube não tem prazo. Você pode facilmente reler antes de apertar o Enter. E, outra coisa, adolescente tem pressa para quê? Ir ao shopping? Estudar para o Enem? Tem o ano todo para isso.

Neste caso abaixo, se o “autor” tivesse relido o comentário, com certeza perceberia a falta de pontuação… Ou os erros que o tornam completamente sem sentido…

“Outra minha mãe ela inteligente ele não gosta de filme de viado. Idiota vai, vai assistir seus filmes da saga crepúsculo (merda).”

Querem mais?

coment1

 

coment2

 

coment3

Mais um pouco?!

“Foda Q brasileiro E TUDO IGNORANTE..o rassa….”

“DEI DISLIKE PQ FALARAM MAL DO YUDI!!!”

“quando agente conversa com ignorante tipo o dono daquele post ali em cima é dificil argumentar, mas de forma alguma eu to defendendo hitller ou o nazismo ta ligado? mas os judeus eram santos? eles foderam a alemanha inteira. Fora que se o nazismo é proibido e mal visto, a religião catolica que também matou e continua matando deveria ser também, não vejo diferença entre as duas coisas.”

Vamos interpretar este último comentário. O autor não defende o nazismo ou a política adotada por Hitler. Todavia, acredita que a iniciativa deste ditador foi bem justificada em função do comportamento maléfico dos judeus na Alemanha. Além disso, iguala a religião católica com a ideologia de extrema-direita adotada por Hitler – para ele, não há diferenças.

Mas o Youtube não tem só comentários como esses. Percebi que há outros muito interessantes. E, até, fofos…

“cada um gosta de um jogo diferente, nao nascemos para sermos todos iguais,a diferença é o que nos deixa especial.”

“Parabéns [fulano], vei,eu ti acompanho tem muito tempo,mas nunca tive a oportunidade de escrever isso,vc [fulano] e diferente,não di um modo ruim,muito pelo contrario,vc e uma pessoa muito legal,engraçado,tem um otimo humor,e isso anima a gente que ve seus vdeos tambem,eu nao vejo seu videos como so videos,eu vejo seus videos como videos do [fulano],vc mi ajudou num tempo que eu estava em uma situação ruim,e vc mi fez sorrir,então. Obrigado [fulano],pra mim vc e uma pessoa otima,PARABENS CARA! Abraçao”

“Sem dúvida o [fulano], juntamente com o [beltrano], foram uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida esse ano. A alegria que você transmite é simples e contagiante, adoro seu trabalho e admiro a pessoa que você é. Muito obrigado por tornar minha vida melhor. Um abraço e tudo bom!”

E se vocês discordam de mim, não tem problema, é um direito. Como ilustra muito bem este comentário abaixo sobre uma postura adotada em um vídeo:

“Descordo , desculpa [fulano] e [beltrano] , mais descordo porque? porque se nao fosse pra dar deslike nao teria essa opçao , para mim deslike so quer dizer que nao gosto do video . TODO mundo tem direito de dar deslike . quer dizer que a cada deslike eu tiro um prato com comida da sua casa? entao quer dizer q a cada like tu ganha um prato com comida certo? entao tu precisa de 21k de pratos com comida . -.-? descordo.”

E para terminar, digo o seguinte: vc podi da “deslike” nesse texto Du iluminerdi mais ele é meu num E seu intão num to nem ai vo cuntinua faze isso msm asim óquei? E porfavor jovems prestem atençaum ni qui vcs escrevem…

Gustavo Audi

Se fosse uma entrevista de emprego, diria: inteligente, esforçado e cujo maior defeito é cobrar demais de si mesmo... Como não é, digo apenas que sou apaixonado por jogos, histórias e cultura nerd.

Este post tem 7 comentários

  1. Edu Aurrai

    Áreas de comentários são os típicos lugares que te fazem perder a fé na humanidade. Meio que falamos disso no podcast 4.

    1. Don Vittor

      Cara, tem cada coisa absurda… Tirando os erros de português, o que mais me chama atenção é a ausência de senso crítico dessa galera… Seria engraçado, caso não fosse triste.

          1. $18682373

            Legal né, fala pra respeitar, mas depois chama de gay! kkkkk esses comentaristas do Seutubo..tsc tsc tsc

          2. Rosinha

            É um verdadeiro paradoxo idiótico.

    2. Gustavo Audi

      Pior que isso, só sentar ao lado de uma mesa de adolescentes no Outback…

Deixe um comentário