Centro Histórico de Santos recebe Festival Geek de 21 a 23 de julho

Programação gratuita contará com shows, painéis, workshops, cosplayers, campeonatos de games, feira e exposições. Evento é realizado pela Secretaria de Turismo do município em parceria com segmento de cultura geek e visa fomentar economia criativa na cidade.

Pelo terceiro ano seguido Santos figura entre as cidades mais geeks do país. Do oitavo lugar em 2015, passando pelo quinto posto no ano seguinte, a cidade chegou à quarta colocação em 2017, segundo a Amazon, superando capitais como São Paulo e Porto Alegre. Celeiro de diversos talentos, o município possui um calendário movimentado, com eventos de quadrinhos, cinema, anime. Por outro lado, trata-se de uma cidade importante para o Brasil, porta de entrada para milhares de estrangeiros anualmente. Possui um Centro Histórico frequentemente usado como locações para filmes e novelas, e que tem contribuído para o desenvolvimento econômico regional. Só no primeiro quadrimestre, mais de 200 mil pessoas passaram pela região.

Com os objetivos de fomentar ainda mais o Centro Histórico, intensificar características locais que possam contribuir para a economia criativa da cidade, além de promover o intercâmbio de profissionais, a Secretaria de Turismo de Santos realiza o primeiro “Santos Criativa – Festival Geek”.

De 21 a 23 de julho, três equipamentos públicos receberão uma verdadeira invasão de geeks e nerds, que terão pela frente shows, painéis, workshops, games, jogos, tecnologia, exposições, entre outras atividades, numa maratona cultural e artística. Toda a programação gratuita foi concebida por uma curadoria formada por agentes culturais santistas do segmento. Serão mais de 100 profissionais envolvidos.

Na sexta-feira, 21 de julho, a agenda tem início às 11h, na Praça Mauá, com o projeto Leia Santos, quando serão distribuídos gratuitamente gibis e mangás. Ao meio-dia, acontece uma intervenção de cosplayers e personagens de filmes e quadrinhos do grupoHora de Brincar, no Bonde. À noite, será inaugurado o “Mural Geek”, num imóvel localizado à Rua do Comércio. No paredão localizado ao lado da casa da Frontaria Azulejada a população poderá conferir o registro do artista plástico Érico Bomfim e que será o “símbolo” da “cidade geek”.

Em seguida, 21h, na Casa da Frontaria Azulejada, é a vez da Banda Marcial de Cubatão. O grupo, com regência de Alexandre Felipe Gomes, tem se apresentado, com sucesso, em eventos como Jedi-Con e Anime Friends, levando ao público grandes sucessos de filmes, séries e animes. O set list especial reunirá trilhas sonoras de filmes como “Star Wars”, “Rocky”, “Superman” (1978), “Batman” (1989), “Jurassic Park”, e de séries como “Power “Rangers”, “Cavaleiros do Zodíaco” e “Dragon Ball”.

O mestre de cerimônias da noite e dos demais dias na Frontaria será o humorista Edson Júnior que, desde 2008, tem feito muito sucesso se apresentando por todo o Brasil em teatros, festivais, nas principais casas de comédia stand-up do país e nos maiores eventos de humor da atualidade. Na frente das câmeras, esteve em diversos programas de TV, apresentou o “Programa Mundo Estranho” em parceria com a própria revista “Mundo Estranho”, da editora Abril, e atuou na segunda temporada do humorístico “Chamado Central” da Multishow.

A programação segue no sábado e no domingo com atividades na Frontaria e também no Museu Pelé. Acontecerão shows das bandas de anime song Ryujin e Gattai, e do The Classics, que promete repertório formado por canções clássicas de filmes e séries dos anos 60 aos 90.

Nos painéis e workshops, estão confirmadas as presenças de artistas da Baixada Santista e da capital, como o ator e roteirista Felipe Folgosi e a jornalista Gabriela Franco, do site Minas Nerds, e do dublador do Homem de Ferro no Brasil, Marco Ribeiro. Também rolarão concurso de cosplayers, campeonatos de games, oficinas de roteiro, desenho, etc, feira de produtos geeks, encontro de “Star Wars e Star Trek”, entre diversas atividades.

“Enquanto poder público, buscamos incentivar e promover ações que contribuam para o crescimento da cidade, seja cultural, turístico e econômico. O universo geek é capaz de contribuir em todas essas direções e o festival vem para propiciar esse encontro, essa reflexão, movimentar os bares, restaurantes e lojas do nosso marco zero, o Centro Histórico, promover acesso à cultura e informação para a população, e apoio aos artistas. Importante ressaltar que a Prefeitura é parte da engrenagem, pois toda a curadoria foi feita em parceria com agentes culturais do segmento, profissionais que já realizam seus eventos e decidiram somar forças”, ressalta o Secretário de Turismo de Santos, Rafael Leal.

Confira a programação já confirmada.

SEXTA, 21 DE JULHO

Praça Mauá
11h – Leia Santos Especial HQ e Mangá – distribuição de gibis gratuita
12h – Ativação com personagens geeks do Hora de Brincar e cosplayers no Bonde

Fábio Coala

Casa da Frontaria Azulejada
14h – Exposição Quadrinhos e Cartum Caiçaras
Mestre de cerimônias: Edson Jr. 
21 h – Concerto Banda Marcial de Cubatão, reunindo trilhas de filmes como Star Wars, Rocky, Jurassic Park, Superman, Batman, e de séries e animes como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e Power Rangers.
O grupo, com regência de Alexandre Felipe Gomes, tem se apresentado, com sucesso, em eventos como Jedi-Com, Anime Friends, pré-estreia de Star Wars: Rogue One (Cine Roxy), levando ao público grandes sucessos de filmes, séries e animes.
Antes, lançamento do Mural Geek, ao lado da Frontaria, com arte concebida por Érico Bomfim

SÁBADO, 22 DE JULHO

Casa da Frontaria Azulejada
Mestre de cerimônias: Edson Jr.
10h – abertura do espaço
11h20 às 12h20 – “Ouros da casa” – Painel com artistas da região (palco) – Artistas: Victor Freundt, Clayton In Loco, Celso Oliveira, André Bernardino e Fábio Coala. Mediação: Dani Marino. 
12h – Encontro Star Wars + Star Trek (área externa)
12h30 às 13h30 – Show da Banda Gattai, com repertório de anime songs (palco)
13h30 às 14h30 – Workshop “Como desenhar personagens de mangá” (auditório da Frontaria)
14h às 15h – “Criando Histórias” – Painel com escritores e roteiristas. Artistas: Emílio Baraçal, Marcela Godoy, Eduardo Kasse, Karen Alvares e Felipe Folgosi. Mediação: André Faccas.
14h30 às 15h30 – Painel “Star Wars + Star Trek” (auditório)
15h às 15h30 – Concurso K-pop – abreviação de korean pop (palco)
15h30 às 17h – Workshop de roteiro (auditório)
16h às 17h – Editando HQs – Painel com editores (palco) – Editores: Paulo Maffia, Sidney Gusman, Leandro Luigi Del Manto e Raphael Fernandes. Mediação: Gabi Franco.
17h às 18h – Marco Ribeiro, Dublador do Homem de Ferro (palco).
18h às 19h – Encontro Star Wars e Star Trek (palco).
Nesse dia ainda acontecerão torneios de Magic – The Gathering (formato suíço), Yu-Gi-Oh! (formato suíço), Pokémon: TCG, entre outros. E caricatura ao viv.

Museu Pelé
11h às 12h30: Palestra Capsule ECS – Desenvolvimento de jogos Mobile para Iniciantes
13h às 14h30: Finais de Campeonato – FIFA 17
15h às 16h30: Palestra 21 anos de Resident Evil, com Bruna Lanzillotta e Cláudio Corrêa do site Revil
17h às 18h30: Finais de Campeonato – Street Fighter 5 e Injustice 2
19h às 20h: Bate-papo Mulheres nos Games, com Bruna Lanzillotta (Revil), Bárbara Gutierrez (UOL Jogos) e Cristina Santos (Olakristal)

Felipe Folgosi

DOMINGO, 23 DE JULHO

Casa da Frontaria Azulejada
Mestre de cerimônias: Edson Jr.
11h – Futuro das HQs – painel sobre quadrinhos digitais (palco) – Artistas: Emílio Baraçal, Germana Viana, Fábio Coala e Rogério Saladino. Mediação de André Faccas.
12h30 às 13h30 – Show da Banda Ryujin (anime songs) (palco)
13h30 às 14h – Workshops “Desenhos de humor” (auditório da Frontaria)
13h30 às 14h30 – Workshop “Como Desenhar Super-Heróis” (auditório da Frontaria)
14h às 15h – “Desbravando a América” (painel sobre o mercado dos EUA) (palco). Artistas: Bruno Oliveira, Léo Rodrigues, Matheus Lopes, Denis DYM Freitas e Eduardo Ferrara. Mediação de Cláudio Basílio.
15h às 16h – Workshop “Como desenhar super-heróis” (auditório)
16h às 17h – “A Vez dos Independentes” (painel sobre HQs independentes) (palco). Artistas: Paulo César Santos, Germana Viana, Cris Camargo e Renata C B Lzz. Mediação de Claudio Basílio.
17h às 18h – Final do concurso Cosplay (palco)
18h às 19h – Banda The Classics – set list com músicas de filmes e séries clássicos dos anos 60 aos 90.
Nesse dia ainda acontecerão torneios de Magic – The Gathering (formato suíço), Yu-Gi-Oh! (formato suíço), Pokémon: TCG, entre outros.

Haverá feira de expositores e produtos geek de lojas da região nos dias 22 e 23.

Museu Pelé
11h às 12h30: Painel eSports – Intact da Operation Kino (ex-Dexterity e Keyd)
13h às 16h: Final de Campeonato – League of Legends
16h30 às 18h: Palestra Desenvolvimento de jogos no Brasil, com Danilo Costa da Mukutu

Endereços:

Casa da Frontaria Azulejada – R. do Comércio, 92, Centro
Museu Pelé – Largo Marquês de Monte Alegre, s/n – Valongo

Santos Criativa – Festival Geek é realizado pela Secretaria de Turismo de Santos e tem apoios da Santos Comic Expo, Anime Summer, CulturalMente Santista, Gibiteca deSantos, Pixel Café, Supernova Produções, Hitotsu Comunicações e Eventos, REVIL e Fighing Games.

Maiores informações: https://www.facebook.com/santoscriativafestivalgeek

Contato: santoscriativa@gmail.com

Dani Marino
Dani Marino é pesquisadora de Quadrinhos, integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial - ASPAS. Formada em Letras, com habilitação Português/Inglês, atualmente cursa o Mestrado em Comunicação na Escola de Artes e Comunicação da USP. Também colabora com outros sites de cultura pop e quadrinhos como o Minas Nerds, Quadro-a-Quadro, entre outros.