Canais de Youtubers Gamers (ou Gamers Youtubers, sei lá)

Você está visualizando atualmente Canais de Youtubers Gamers (ou Gamers Youtubers, sei lá)

Era uma vez um menino chamado Gustavo. Era uma vez um videogame. Era uma vez um irmão mais velho chamado Bruno. E era uma vez jogar videogame com o controle principal. E Gustavo viveu feliz para sempre assistindo ao irmão jogar…

Sim, esta foi minha infância. Claro que joguei muito videogame, mas, quando pequeno, tinha que dividir o console com meu irmão mais velho. Isso é ruim? Claro que não. Não há mal nenhum em gostar de assistir a outras pessoas jogando. Inclusive, isto está na moda na internet. Mais especificamente, no Youtube.

De maneira geral, Youtubers Gamers (e vice-versa) são pessoas que gravam suas partidas de Minecraft, fazem comentários em cima e colocam no Youtube para adolescentes pirados e viciados assistirem. De maneira específica, são prestadores de serviço que criam obras de entretenimento ou informação para usuários da internet.

victorybaby2Assistir a gameplays dos outros começou devido a minha pesquisa para o Mestrado (estudei a imersão em jogos narrativos de videogame). Buscando por conteúdo na internet, deparei-me com canais no Youtube focados em jogos. Na informalidade (quero dizer que não usei oficialmente na dissertação), empreguei minhas observações sobre esses youtubers na formação da argumentação do conteúdo. No Doutorado, por sua vez, pretendo utilizá-los mais diretamente…

De fato, comecei a ver por questões acadêmicas, mas continuei a ver por questões pessoais.

Esses canais, no entanto, não são apenas um repositório de anseios ou objeto de pesquisa acadêmica. Os vídeos podem servir para coletar informação antes de comprar novos jogos, ver gameplays dos lançamentos, assistir notícias da indústria. É util também para momentos nostálgicos ou, se a pessoa for mais nova, momentos de curiosidade sobre jogos antigos. E, se o objetivo é apenas assistir a gameplays e comentários gerais, existem inúmeros exemplos de canais.

Em relação à qualidade dos vídeos, prefiro me abster de críticas mais densas por enquanto. Entendo que é tudo um processo e as coisas vão se desenvolver. Afinal, qualquer um com um computador consegue gerar conteúdo para a internet – até aquele espinhento melecudo de 12 anos cujas maiores responsabilidades são ir à escola e comer no Outback com os amigos.

Entretanto, desde que comecei a assistir a esses vídeos, pude perceber uma fagulha da ponta do início de um profissionalismo, tanto na estética (roteiro, luz, som, edição) quanto no conteúdo (escolha de temas, pesquisa prévia). Em alguns dos canais que acompanho, é possível notar um certo grau de amadurecimento profissional e intelectual. Claro que muitos são novos (de idade e de profissão), então ainda há uma longa trajetória pela frente.

machComo prova deste profissionalismo, podemos citar a existência de canais lucrativos. Estes possuem retornos financeiros em função da publicidade (há um valor dado ao canal em função do número de visualizações, likes/dislikes e comentários). E isso não é ruim, como muitos pensam. Não é uma deturpação da pureza do jogo. Youtuber que ganha dinheiro assim não vendeu sua alma ao Diabo, ele simplesmente teve competência de ter seu trabalho reconhecido como formador de opinião.

A cada dia, surgem mais canais de gameplays que se aproveitam desta onda. Como qualquer “iniciativa” na internet, temos de realizar um trabalho fenomenal de triagem para descobrir o que de fato é interessante. E quando encontramos, acredito ser importante apoiar o responsável. É legal ter noção que este incentivo não é somente sobre um site ou youtuber em especial, mas sobre toda a tendência de produção de conteúdo específico. Segmentação e customização são fatos. Assim como acessar ao Iluminerds (jabá), assistir a estes canais é uma prova da busca por informação de qualidade e do desejo por conteúdo específico e sob demanda.

Eu não quero TV aberta com todo seu conteúdo sintético e pseudodemocrático. Eu quero uma TV fechada para mim, com informação específica, aprofundada, útil e/ou agradável.

Eu queria muito generalizar o sujeito deste último parágrafo acima, afirmando que NINGUÉM quer TV aberta, mas não posso. Então, fica aí a torcida…

***

Como vocês pediram, seguem alguns exemplos de canais que acompanho (ou acompanhava). Lembrando, mais uma vez, que não fiz juízo de valor sobre eles. Muitos de vocês podem achá-los um lixo, ou muitos bons, ou preferir outros. Se desejarem, posso escrever mais criticamente.

Alguns são bem famosinhos no Brasil, com mais de 700 mil inscritos.

Guilherme Gamer

The Game Station Brasil

Videogames & Dinos

Venon Extreme

MxDeegan

Funky Black Cat

RandonsPlays

Coisa de Nerd

E sobre a novelinha Panelacraft.

Gustavo Audi

Se fosse uma entrevista de emprego, diria: inteligente, esforçado e cujo maior defeito é cobrar demais de si mesmo... Como não é, digo apenas que sou apaixonado por jogos, histórias e cultura nerd.

Este post tem 22 comentários

  1. JJota

    Gustavo, acho que você poderia dar uma mão pra galera e postar alguns que você achou que valem a pena.

  2. Linik

    Cara,canais de games…não costumo assessar muito,mas o trabalho dos caras é admiravel de fazer gameplays,reviews…eu já tentei,mas não tive paciencia ],tem que ter paixão pelos games.

    1. JJota

      Ou uma puta falta do que fazer…

      HA!HA!HA!HA!HA!HA!HA!HA!

  3. MaxRicardi

    manda uns links aí, gustavo!
    o máximo que já fiz foi assistir um cara zerando super mario world. nunca procurei nada mais profissa assim

  4. Gustavo Audi

    Eu tinha separado alguns canais que assisto para colocar como exemplo, mas preferi tirar para não fazer propaganda… Mas como vocês pediram, atualizei o post e coloquei alguns exemplos.

    Como o Edu Aurrai colocou, em inglês existem vários canais e bem profissionais. Em português, as coisas ainda estão caminhando…

    1. MaxRicardi

      porra, é com o pc siqueira hahaha

      mas é de streets of rage 2! foda

  5. Harvey_o_Adevogado

    Porra, faltou “Porta dos fundos”.

    o vídeo da dublagem com o dublador do seu madruga é muito bom.

    1. Gustavo Audi

      Na verdade, só colocamos exemplos de canais de games… Mas o Porta dos Fundos é bem legal também.

      1. Harvey_o_Adevogado

        sim, mas os caras vão fazer merda. Em 2013 vão produzir um filme. Acredito que o humor deles, só funcione na internet e em média de 2 a 4 minutos e não em 2h no cinema, mas … só Dios para dizer.

        1. Gustavo Audi

          Vc já viu o programa do Duvivier no Multishow? Tem vários atores do Porta dos Fundos e do Parafernalha. Não sei se são os mesmos roteiristas, mas achei o programa um lixo… Pode ser uma prévia deste longa.

      1. Harvey_o_Adevogado

        que nada, usei Ctrl + F, para ver se achava esse canal no post.

Deixe um comentário