Brainstrume #06 – Queria um emprego assim

Você está visualizando atualmente Brainstrume #06 – Queria um emprego assim

jornal

Aqui na região de Campinas, onde reside o vosso desafortunado escriba, circula um jornalzinho bem parecido com o antigo Notícias Populares chamado Notícia Já, ou simplesmente . Ele é bastante conhecido, pois é baratinho e pode ser encontrado em qualquer canto, inclusive contando com uma equipe própria e uniformizada que vende o dito-cujo pelas ruas. Além de tudo isso, ainda existem aquelas pessoas que leem e largam o jornal por ai, ou seja, é bem fácil acabar topando com um exemplar pela frente.

A fórmula do negócio é daquelas bem manjadas, porém eficazes. Na capa, sempre tem uma manchete “pinga-sangue” do tipo: “Bandidos arrastam criancinha por dez quilômetros”, normalmente acompanhada de alguma notícia relacionada a futebol e também uma foto de uma gostosa seminua qualquer para chamar a atenção. O conteúdo interno é parecido com os jornais normais, variando de informações diversas sobre as cidades da região, até horóscopo, televisão e piadas.

O barato mesmo é quando você consegue achar os easter-eggs embutidos nas entrelinhas. Às vezes tem coisas que são descritas de forma tão inimaginável e surreal, que, no mínimo, te fazem pensar qual tipo de drogas o autor da matéria estaria usando. Falo por esses dias mesmo, quando eu encontrei uma edição do jogada em uma mesa lá no trabalho – não disse que era fácil? – e, ao passar os olhos pela capa, acabei me deparando com a seguinte chamada:

Já

Sério agora. Pararam para analisar o teor da narrativa? Veja bem: “Noite Infeliz: Vizinho breca surdo-mudo que iria roubar Papai Noel”(!!). Cara, isso não é uma notícia, mas sim um roteiro hollywoodiano pronto para ser filmado e genialmente escrito em nada menos do que três linhas. Contudo, o mais legal foi quando eu resolvi conferir do que se tratava essa loucura toda. O camarada que publicou a matéria simplesmente teve a manha de achar uma informação que mais parece ter acontecido no país das maravilhas.

Se liga só:

Já2

“A comovente história de um assaltante surdo-mudo, analfabeto, sem documentos e com o dedo desgastado pelo uso de crack que tentou roubar o Papai Noel e acabou sendo perdoado.”

O que é mais estranho nisso? O cara tentar furtar os pertences de um sujeito chamado Natal Papai Noel e ainda ser perdoado, ou o cidadão em questão conseguir ter a ideia de querer cometer um crime mesmo com todas essas, digamos, infelicidades proporcionadas pelo destino?

Nesse exato momento, você deve estar pensando: “mas ô seu idiota, o que diabos isso tem a ver com querer um emprego?”

Ora bolas! Imagine sair por aí procurando bizarrices para publicar em um jornal. Ai você acha alguma coisa, entorna uma meia garrafa de whisky, cria uma chamada genial e ainda é pago por isso. Eu ouvi dizer esses tempos atrás que não é mais necessário diploma universitário para exercer a função de jornalista e, como eu nunca estudei porcaria nenhuma mesmo, estou jogando o verde:

– Pessoal do Notícia Já, se vocês estiverem procurando por repórteres para suas futuras matérias, é só deixar um comentário que leva meu e-mail na hora.

Administrador Iluminerd

A mais estranha figura nesse grupo: não posta, não participa de podcast, mas foi ele quem uniu todas as pessoas dessa bagaça...

Este post tem um comentário

Deixe um comentário