Big Boss

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Olá, Nerds e Nerdas, tudo bom? Não é uma verdade absoluta que sempre gostamos dos heróis e odiamos os vilões. Em alguns casos, acontece o contrário. Geralmente quando isso acontece, o motivo é porque o nosso vilão foi muito bem construído ou pelo fato de ele ser carismático. No fundo, existem vários motivos para gostarmos de um vilão.

Em algumas situações, o vilão já foi um herói no passado e, por algum motivo, resolveu mudar de lado. E é com essa premissa que resolvi falar de um dos meus personagens favoritos no mundo dos videogames, Big BossNão é nenhuma novidade, para aqueles que leem o site, que eu sou um grande fã da franquia Metal Gear e a história do Big Boss é uma das mais interessante que já vi nos jogos.

Primeira Aparição (Metal Gear Solid 3: Snake Eater):

Sua história começa em 1964 quando ele é enviado, sobre o codinome Naked Snake, para a Operação Snake Eater, cujo objetivo é eliminar a desertora americana The Boss. O problema é que The Boss é simplesmente a mentora de Snake e uma veterana da Segunda Grande Guerra. Durante a operação, Snake possui vários questionamentos internos, justamente por não entender o motivo da deserção de sua mentora e, em um de seus encontros, The Boss o questiona sobre o que é ser um soldado, a quem ele deve lealdade: “(…) Você será leal ao seu país ou a mim? Ao seu país ou a sua antiga mentora? À sua missão ou a seus princípios? À sua unidade ou aos seus sentimentos pessoais?”.

Após ser bem sucedido em sua missão, Snake recebe o título de Big Boss e descobre toda a verdade por trás da Operação. A deserção de The Boss não passou de uma missão para que os EUA não fossem culpados de um atentado e assim evitariam a Terceira Guerra Mundial. O problema é que, ao desertar, tanto The Boss quanto os EUA sabiam que para a missão ter sucesso ela precisava ser morta por um soldado americano e o escolhido foi ninguém menos que seu principal aprendiz, Jack.

Imagine como Jack se sentiu ao descobrir que precisou matar sua mentora por questões políticas, que tudo não passava de uma manipulação? A partir desse momento, Jack larga as forças armadas e passa a agir por contra própria.

O Peão no Tabuleiro (Metal Gear Solid: Peace Walker):

Durante os anos 1970, após realizar diversas incursões armadas pelo mundo, Big Boss é capturado e acusado, injustamente, de liderar uma rebelião da Unidade Fox. Enquanto tenta provar sua inocência, mais uma vez Big Boss descobre que estava envolvido em uma disputa de poder interno entre a CIA e o Pentágono, ambos em busca da outra parte do Philosopher Legacy.

Envolvido em tramas políticas, Big Boss, então, resolve que não seria mais uma peão nesse jogo de poder e que não declararia lealdade a nenhuma das instituições, tampouco ao seu próprio país e a si mesmo. Com essa medida, Big Boss decide que não terá o mesmo destino de sua mentora.

O Plano Principal (Metal Gear Solid: Ground Zeroes e Metal Gear Solid V: The Phantom Pain):

Com o passar do tempo, Big Boss deu inicio à criação da Mother-Base e sua unidade, Militaires Sans Frontieres (MSF), já era grande o suficiente para deixar as principais potências preocupadas. Tanto que, durante uma missão de resgate, acontecia, ao mesmo tempo, uma inspeção agendada da “ONU” em sua base com a alegação de que ele possuía armamento nuclear. Tudo não passava de uma farsa liderada por Skull Face. Enquanto a sua base era destruída, o helicóptero em que Big Boss estava perde o controle em pleno voo e se choca com outro helicóptero, culminando no coma de Big Boss. A ONU não se responsabilizou pelo incidente, dizendo não ter conhecimento da inspeção, assim como nenhuma nação tomou partido pelo ataque. As baixas foram incontáveis, sabendo-se ainda que havia civis que viviam na MSF.

Nove anos se passam desde o último acontecimento, Big Boss finalmente acorda do seu coma e forma um novo grupo mercenário, os Diamond Dogs. Com o objetivo de encontrar o responsável pela destruição de sua base, Bog Boss vai para ao Afeganistão. Durante a sua busca, ele descobre que a inspeção na Mother Base não passava de uma trama criada pela organização Cipher que visava desenvolver um novo modelo da arma – Sahelanthropus.

Havia, contudo, um motivo por trás de todo o contexto do Afeganistão – o que estava por trás de todas essas ações é que o verdadeiro Big Boss não estava no Afeganistão, procurando Skull Face, e sim montando a sua grande obra de arte, Outer Heaven, sem conhecimento de ninguém.

O Fim (Metal Gear):

Com a criação de Outer Heaven, as Nações Unidas entram em contrato com a FOXHOUND para cuidar da situação que, por fim, envia seu soldado Solid Snake. Próximo de completar a sua missão, Snake encontra Big Boss que revela toda a verdade por trás da operação. Desde que entrou no comando da FOXHOUND, Big Boss estava usando suas ligações no governo para corromper e roubar informações confidenciais, financiando suas atividades. O objetivo era fazer de Outer Heaven a nação mais poderosa do mundo, tendo ele como líder. Após a batalha entre ambos, Big Boss é derrotado e morto.

Redenção (Metal Gear Solid 4: Guns Of The Patriots):

Como em todo filme de terror, sempre temos o último susto antes da morte de fato do inimigo ou da assombração, o mesmo aconteceu com o nosso vilão ou anti-heroi. Quando pensamos que ele estava morto, no final de Guns of The Patriots ele surge, mas, desta vez, não como inimigo e sim como uma pessoa que, enfim, reconheceu seus erros e com o desejo de que seu antes adversário não cometa os mesmos erros. Em uma linda cena de mais de 30 minutos, temos o fim de um dos personagens mais complexos da história dos games.

Conclusão:

Não tem como negar que a saga Metal Gear criada por Kojima é recheada de personagens marcantes. Big Boss é com certeza um dos mais tristes de toda a saga, pois o conhecemos como um soldado, que se torna um herói e no fim vira um vilão. Sua principal motivação é muito bem explicada ao longo dos jogos e não tem como não entendê-lo. No final, não temos como não discordar de Harvey Dent quando ele diz: “Ou se morre como herói, ou vive-se o bastante para se tornar o vilão.”.

Abraços.

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

Este post tem um comentário

  1. Rodrigo Lima

    Excelente artigo sobre um dos personagens (Herói / Vilão) que considero estar no meu top 10.
    Confesso que quando conheci a série achei muito complexa, e extremamente difícil de entender a trama toda que o mestre Hideo Kojima desenvolveu. Aquele não era simplesmente um jogo em que o personagem dava tiro e matava seus inimigos, tudo tinha um porquê, um plot twist, uma trama, uma motivação que me atraia a tentar compreender todas as nuances que a serie Metal Gear me proporcionava.

    Após descobrir que Solid Snake, protagonista do primeiro Metal Gear que joguei (Metal Gear Solid PS1), era supostamente clone de Big Boss, quis saber cada vez mais sobre seu passado. Com a sequência de jogos que se sucederam, culminando no ultimo Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, posso afirmar que foi uma das melhores séries de games que o tive o prazer de acompanhar, sendo Big Boss um dos melhores personagens da história dos videos games na minha opinião. Dessa maneira é claro que foi uma grande tristeza saber que o grande mestre não mais colocará sua genialidade, na até então franquia que considero uma das minhas favoritas.

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