BELADONA – O Terror pode ser poético

Você está visualizando atualmente BELADONA – O Terror pode ser poético

Quem acompanha os textos do Carlos Patati aqui no Iluminerds, sabe que o gênero de terror foi extremamente popular nos anos 70 e 80 no Brasil. Ao que tudo indica, a tendência parece estar voltando com publicações cada vez mais frequentes de títulos como o Rei Amarelo e o Despertar de Cthulhu, ambos da editora Draco.

Eu não costumo ler HQ de terror e recentemente comprei Beladona, da Ana Recalde e Denis Mello. Comecei a ler tendo em mente uma fala da Ana no 2º encontro do Lady’s Comics, quando comentou sobre a dificuldade de imprimir o elemento do “susto” em uma HQ. De fato, é algo que também me deixa curiosa.

Bom, Beladona conta a história de Samantha, uma menina que acompanhamos desde a infância até se tornar uma jovem adulta. Ainda quando menina, começou a ter pesadelos apavorantes que a perturbam durante o dia.

2011-12-24-beladona01pag03

Na medida em que vai crescendo e frequentando sessões de terapia, também vai conhecendo melhor a dinâmica desses pesadelos e como lidar com eles. Porém, as imagens incríveis do Denis não me causaram medo. O que senti foi uma sintonia muito grande entre o roteiro e as imagens, o que conferiu à trama um ar até poético. Não esperava chegar a essa conclusão lendo uma HQ de terror, mas Samantha é uma personagem forte e inspiradora que, na medida em que cresce, se torna dona de suas ações e isso se reflete não só em suas roupas, mas em seu comportamento também.

Independentemente de não ter me causado medo, é uma HQ que me deixou presa do início ao fim, com um ritmo e tensão crescentes no decorrer da história. Samantha não se entrega e traz uma mensagem forte sobre superação e escolhas, o que já faria a trama valer a pena, mas além do roteiro bem dinâmico e coerente, as ilustrações de Denis são um espetáculo à parte.

2014-07-05-beladona03pag01

Ter lido Beladona me fez pensar sobre que tipos de histórias em quadrinhos seriam perturbadoras o suficiente a ponto de nos causar algum desconforto. Nossos monstros evoluíram e representa-los de forma igualmente tão assustadoras quanto se apresentam quando estamos sozinhos, deve ser um grande desafio. De qualquer forma, para quem curte uma boa história e adora quadrinhos, Beladona é mesmo uma excelente pedida.

Eu a li na versão impressa, mas a HQ pode ser conferida no site da Petisco

http://petisco.org/beladona/2011/10/teaser-poster/

 

Dani Marino

Dani Marino é pesquisadora de Quadrinhos, integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial - ASPAS. Formada em Letras, com habilitação Português/Inglês, atualmente cursa o Mestrado em Comunicação na Escola de Artes e Comunicação da USP. Também colabora com outros sites de cultura pop e quadrinhos como o Minas Nerds, Quadro-a-Quadro, entre outros.

Este post tem um comentário

  1. Joao Gabriel de Oliveira

    Grande obra!! Aguardando ansiosamente um segundo encadernado… =)

Deixe um comentário